Torne-se um gestor de RH disputado pelo mercado!

Muitas empresas já compreendem a importância do cuidado com os funcionários para gerar benefícios para as organizações, como aumentar a produtividade. O papel do gestor de RH nesse cenário é de grande importância.

Afinal, as atividades desempenhadas por esse profissional impactam diretamente na vida dos colaboradores e, consequentemente, no sucesso do negócio.

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o que faz o gestor de RH, quais são as competências desejadas para esse cargo hoje e como é possível desenvolvê-las para se destacar no mercado. Siga conosco!

O que faz um gestor de recursos humanos?

O gestor de RH é responsável por gerir as atividades que envolvem as pessoas em uma organização. Esse profissional pode trabalhar em diversos setores, como recrutamento e seleção, departamento pessoal e treinamento e capacitação, entre outros.

Entre as funções de um gestor de recursos humanos, estão criar e gerenciar planos de carreira e de seleção de funcionários, gerir programas de capacitação, coordenar projetos de qualidade de vida e administrar o pagamento de salários e benefícios.

Quais são as competências requeridas para o gestor de RH?

De acordo com o Guia Salarial da Robert Half, consultoria global em Recursos Humanos, a área tem se tornado cada vez mais estratégica para o sucesso dos negócios. Por isso, o perfil do gestor de pessoas esperado atualmente envolve habilidades como visão estratégica e capacidade de transitar entre diferentes setores.

Por outro lado, ainda de acordo com o Guia, isso não significa que o profissional deva deixar de lado o foco nas pessoas.

Afinal, ambiente de trabalho, remuneração e oportunidades de desenvolvimento de carreira são diferenciais para a empresa reter talentos. Por isso, ter visão de longo prazo para gerenciar os programas de capacitação também é importante para o gestor de RH.

Segundo a pesquisa Novo mundo, novo RH, o maior dever do momento para profissionais do setor é entender e evoluir com a transformação digital, sendo que inovar é o maior desafio.

Dica: saiba mais sobre a transformação digital e o papel do RH estratégico

Como desenvolver essas competências e se tornar um profissional disputado pelo mercado?

A partir dos dados que apresentamos anteriormente, percebe-se que desenvolver visão estratégica é imprescindível para se tornar um gestor de RH disputado no mercado de trabalho.

Compreender a empresa e seus objetivos e acompanhar as novidades não só da área de recursos humanos, mas também do setor de atuação da organização é fundamental para isso.

Manter-se atualizado sobre as tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas e tornar os processos da área mais eficientes também é necessário, já que inovação é a palavra da vez.

Da mesma forma, é preciso conhecer o setor de recursos humanos como um todo para tornar-se um profissional multidisciplinar. Além disso, não esquecer do foco nas pessoas. Aprender a ouvir o outro e a se comunicar de forma clara são ações imprescindíveis nessa área.

Muitas são as áreas de atuação para o gestor de RH. Em todas elas espera-se que esse profissional, além de atenção às pessoas, tenha também pensamento estratégico e focado na geração de resultados para a organização.

Manter-se atualizado sobre o mercado, acompanhar as novidades tecnológicas e desenvolver empatia são essenciais para se diferenciar nessa profissão.

Quer começar a se destacar? Então confira essas tendências em gestão de pessoas!