Tangerino: aplicativo de ponto eletrônico para controle de horas extras

Contar com um aplicativo de ponto eletrônico para o controle de jornada é fundamental para reduzir custos, evitar erros no cálculo de horas — e, consequentemente, da folha de pagamento — e se resguardar quanto a processos trabalhistas. Pensando nisso, o Tangerino é o software ideal!

Novas tecnologias podem ser utilizadas para facilitar as marcações de ponto e otimizar o controle de horas extras. É o que permite um aplicativo de ponto eletrônico.

A otimização do controle das horas extraordinárias evita o aumento excessivo das despesas da empresa, o que contribui para a garantia de sua saúde financeira. 

Além disso, evita eventuais ações trabalhistas em decorrência do pagamento indevido de horas e ainda abre espaço para a promoção de melhorias internas. 

Acesse o post e veja como e por que adotar um aplicativo de ponto eletrônico na sua empresa!

Navegue pelo conteúdos pelos seguintes tópicos:

O que é um aplicativo de ponto eletrônico

O que é um aplicativo de ponto eletronico

Antes de entender como um aplicativo de ponto eletrônico contribui para o controle de horas extras em sua empresa, é preciso conhecer melhor essa tecnologia.

Um app de controle de ponto é uma solução regulamentada pelas portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

A primeira, prevê a adoção de sistemas eletrônicos para a marcação de ponto e a segunda, o uso de sistemas alternativos, como é o caso dos aplicativos.

Seguindo as diretrizes dessas portarias, um aplicativo de ponto eletrônico é uma solução totalmente segura porque impede qualquer adulteração nas marcações de ponto. 

Por isso, é a solução ideal para o controle de horas extras, já que elimina qualquer inconsistência nos registros.

Talvez você também queira conferir estes artigos:
👉 Geolocalização: conheça a tecnologia usada no ponto mobile
👉 Assinatura eletrônica de folha de ponto: por que implementar agora mesmo
👉 Intervalo interjornada: veja o que mudou com a Reforma Trabalhista
👉 Confira os erros mais comuns no fechamento de folha de ponto

O que diz a CLT sobre o aplicativo de ponto eletrônico

O que diz a CLT sobre o aplicativo de ponto eletronico

A CLT determina as regras que devem ser seguidas para a implantação de um sistema de ponto nas empresas.

A primeira norma a qual precisamos nos ater é o artigo 74 da CLT, que obriga empresas com mais de 20 funcionários a adotarem um sistema de controle de jornada.

Contudo, apesar dessa determinação, o artigo não estabelece um modo específico para esse acompanhamento. Como sabemos, as empresas normalmente adotam quatro sistemas mais comuns: manual, mecânico, eletrônico e alternativo.

A Portaria 1510, publicada em 21 de agosto de 2009 pelo extinto Ministério do Trabalho, é responsável por versar sobre o uso do ponto eletrônico no controle de jornada dos funcionários e colaboradores.

Essa portaria ficou conhecida como a Lei do Ponto Eletrônico, pois regulamentou o monitoramento do ponto eletrônico, bem como os sistemas de controle de jornada baseados em tecnologias da informação.

Portanto, antes da Portaria 1510, todas as formas de controle de ponto eram permitidas, desde a anotação em um livro de ponto até o uso de planilhas do Excel.

Com essa nova proposta, todo sistema de controle de jornada precisa passar por uma série de determinações técnicas para ser validado pelo Ministério do Trabalho. 

Dessa forma, viu-se a necessidade de buscar por uma forma de controle de ponto que fosse precisa, segura, prática e, mais importante, menos onerosa. Foi aí que surgiu o sistema alternativo.

Aplicativo de ponto eletrônico é legal?

A implantação da Lei do Ponto Eletrônico gerou uma série de mudanças e, consequentemente, despertou dúvidas em empregadores e trabalhadores.

Percebendo a necessidade de atualizar as regras, principalmente com a alta procura pelo controle alternativo de ponto, o MTE publicou a Portaria 373, de 25 de fevereiro de 2011.

Agora, as alternativas eletrônicas precisam ser aprovadas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). 

Vale lembrar que a Portaria 373 não anula as regras da Portaria 1510, ela serve apenas como um complemento.

Como funciona o controle de ponto por aplicativo

Como funciona o controle de ponto por aplicativo

O aplicativo de ponto é uma alternativa ao sistema de ponto eletrônico tradicional, com o diferencial de não exigir a instalação de um equipamento dentro da empresa. 

Cada funcionário instala o app em seu celular, tornando o monitoramento de horários mais fácil tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Como o ponto funciona totalmente online, o departamento pessoal tem acesso em tempo real à presença dos funcionários no local de trabalho, facilitando o controle de faltas e atrasos. 

Seu software de gerenciamento de horas trabalhadas é completo, com cálculo automático do banco de horas e relatórios que economizam muito tempo do RH.

Além disso, como vimos, os registros são aceitos pela justiça do trabalho e podem ser utilizados para eventuais auditorias quando necessário.

Vamos destrinchar esses os dois aspectos principais relativos ao funcionamento do aplicativo.

O acesso ao sistema é via web

benefícios do sistema de folha de ponto online

Isso quer dizer que o acompanhamento dos registros é feito de forma automática e online. 

Nos últimos tempos, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto como uma possibilidade para seus colaboradores. Eles, no caso, podem trabalhar de casa (em home office).

Existem, ainda, empresa que contam com vendedores externos ou profissionais que atuam alocados em outros lugares, desenvolvendo atividades fora das dependências da organização.

Nesse caso, seria impossível fazer o controle da jornada por meio do relógio afixado na entrada da empresa.

É pensando nisso que os softwares permitem a marcação e o acompanhamento dos registros via web. 

Os sistemas permitem, inclusive, o registro de ponto em locais sem acesso à internet. Nesse caso, a anotação é computada quando o acesso é restabelecido. 

O ponto pode ser registrado pelo celular

controle de ponto tangerino

Além da possibilidade de fazer o registo da jornada de trabalho via web, o trabalhador também consegue fazê-lo pelo seu próprio smartphone.

Para isso, basta fazer o download em sua loja de aplicativo, instalar o app no celular ou no tablet e acessá-lo usando o login e senha disponibilizados pelo empregador.

A partir daí, o colaborador, para registrar sua jornada, precisa apenas permitir que o sistema tire uma foto e pronto, o ponto está anotado e as horas poderão ser acompanhadas pelos gestores.

Já foi possível perceber algumas das principais vantagens do aplicativo de ponto eletrônico para o controle de jornada da sua empresa.

Porém, seguiremos elencando outros motivos para você dar uma chance a essa nova forma de acompanhar as horas de trabalho do seu time.

Quais as vantagens do aplicativo de ponto

Quais as vantagens do aplicativo de ponto

Facilidade no controle de jornada

O aplicativo de ponto eletrônico facilita os registros da jornada de trabalho, uma vez que pode ser feito com ou sem acesso à internet, por meio de tablets, computadores ou celulares, como já dissemos.

Além disso, a ferramenta garante mais segurança a autenticidade dos pontos coletados, pois o registro é pela apresentação de um QR code e pela biometria facial.

Redução de custos

O uso do aplicativo de controle de ponto eletrônico também auxilia  na redução de custos da empresa.

A manutenção do software é feita pela empresa fornecedora da solução e não há necessidade de comprar bobinas de papel térmico para imprimir o comprovante de marcação de ponto. 

Os colaboradores podem receber esse comprovante diretamente no e-mail, assim que um novo registro é feito.

Segurança dos dados

Outra forma de reduzir os custos é através da eliminação de fraudes no controle de ponto. Com um sistema seguro e tecnológico, as falhas humanas ou as tentativas de burlar horários e frequências estarão extintos. 

As informações coletadas são armazenadas em nuvem. Isso significa que todos os dados relativos à jornada dos funcionários ficam disponível para consulta por parte do próprio colaborador e de seus líderes.

Dessa forma, com os arquivos na internet, o RH e o DP não correm o risco de perdê-los.

Com essa ferramenta, empregadores terão um modo mais seguro de armazenar as informações, que serão computadas em tempo real no exato momento em que o colaborador marcar seu ponto.

Redução de absenteísmo e ociosidade

O aplicativo de ponto eletrônico produz relatórios completos sobre os dados que são lançados no sistema automaticamente. 

Esses relatórios, por sua vez, facilitam a vida dos gestores, que terão em mãos todos os dados referentes às jornadas de seus colaboradores.

O app de ponto eletrônico permite o monitoramento de faltas e, até mesmo, da ociosidade dos trabalhadores.

O sistema de controle de ponto com GPS já é uma realidade, fazendo com que seja possível monitorar o deslocamento e as paradas para descanso, através do recurso de geolocalização.

Dessa forma, o líder sabe dia a dia quais colaboradores faltaram, quais chegaram atrasados e quais cumpriram à risca a jornada de trabalho. 

Também é possível saber quem está fazendo horas extras, o que confere maior poder de interação do gestor para evitar custos adicionais na folha de pagamento.

Facilidade no manuseio

A interface do app de ponto é intuitiva e simples para o usuário. A solução pode ser descarregada em computadores, tablets e smartphones e acessada em poucos cliques, tanto pelo gestor quanto pelo colaborador.

O registro da entrada e saída de funcionários é feito em tempo real e você já pode começar a monitorar a jornada de trabalho dos seus colaboradores online, sem a necessidade de outros equipamentos ou softwares de gestão.

Dados atualizados em tempo real

Os dias dedicados a calcular folha de pagamento online não serão mais os mesmos. Com o aplicativo de ponto eletrônico, é possível consolidar os dados dia a dia, sem demora. 

Quando chega o momento de fazer o pagamento, é só integrar as informações do aplicativo com o software de folha de pagamento e pronto, a folha poderá ser lançada sem erros nos dados.

Gestão de escalas de trabalho e equipes externas

O app permite uma adaptação ao segmento do seu negócio. Se a sua empresa trabalha com jornada de trabalho flexível, é possível criar, modificar e fazer novas escalas com mais rapidez e facilidade.

Uma simples atualização como essa pode representar uma grande otimização de tempo das pessoas e, portanto, aumento da produtividade do seu negócio.

O aplicativo de ponto eletrônico produz relatórios completos sobre os dados que são lançados no sistema automaticamente. 

Esses relatórios, por sua vez, facilitam a vida dos gestores, que terão em mãos todos os dados referentes às jornadas de seus colaboradores.

No caso de equipes externas, se sua empresa realiza entregas, por exemplo, o controle de ponto eletrônico certamente ajudará. 

Por meio da ferramenta, é possível fazer checklists de tarefas, cálculos de quilometragem e controle de reembolsos. Dessa forma, sua gestão financeira fica muito mais organizada!

Como escolher o melhor aplicativo de controle de ponto

Como escolher o melhor aplicativo de controle de ponto

Antes de mais nada, você precisa entender quais são as demandas da sua empresa e quais gargalos precisam ser solucionados para que os processos sejam otimizados.

Você tem ideia das rotinas do RH e do DP? Sabe quais são as atividades que mais demandam tempo e as mais minuciosas? 

Ter essa visão acerca das atividades desempenhadas por esses dois setores é primordial para entender como aliviar a rotina e ter áreas muito mais estratégicas

Funcionalidades

O seu aplicativo de ponto eletrônico precisa, portanto, contar com todas as funções das quais você precisa para fazer uma boa gestão de horas trabalhadas.

Entre elas, considere a geração de relatórios em diferentes formatos, integração com seu software de folha de pagamento e possibilidade de enviar documentos e justificativas dentro do próprio app.

Listamos algumas das principais funcionalidades para você ficar de olho:

  • ponto com endereço;
  • banco de horas;
  • horas extras;
  • escalas de trabalho;
  • informações adicionais do ponto;
  • relatórios de faltas e atrasos;
  • relatórios de visitas e locais de interesse;
  • motivos de ajuste;
  • absenteísmo;
  • assinatura eletrônica da folha de ponto.

Custo para usar o app de ponto eletrônico

O custo para implementação do ponto eletrônico portátil depende do número de colaboradores que a empresa tem. 

Mas, independentemente disso, o download dos aplicativos é totalmente gratuito, tanto para os sistemas Android quanto para dispositivos Apple.

Tratamento do ponto

Essa é uma questão que compete mais ao setor de RH. Ao final do mês, o responsável pela folha de ponto precisa realizar um tratamento dessas informações antes de lançar no sistema usado pela empresa.

Um colaborador faz, no mínimo, quatro marcações de ponto diariamente. Imagina quão trabalhoso seria fazer o tratamento em uma empresa com 200 funcionários? 

É uma tarefa desnecessária, se pararmos para pensar que um simples app de ponto eletrônico poderia fazer isso automaticamente.

Esse é um processo fundamental para que a folha de pagamento seja gerada de maneira correta, por isso é ideal automatizar esse processo para evitar erros.

A importância do controle de horas extras

Quando a empresa admite a realização de horas extras, pode acontecer de os colaboradores decidirem aumentar a sua jornada de trabalho diária tanto para adiantar o cumprimento de tarefas, quanto para aumentar seu ganho mensal.

Há empregadores que entendem a realização de horas extras como bom sinal, porque pode acelerar os resultados e contribuir para o crescimento do negócio. 

Mas, sem um bom controle de ponto, fica difícil saber até que ponto o montante a ser acrescido na folha salarial justifica esse trabalho extra.

Além disso, sem um aplicativo de ponto eletrônico, empregadores e colaboradores estão sujeitos a inconsistências nos registros de ponto

Uma situação que pode facilmente levar à abertura de ações trabalhistas por pagamento indevido de horas. 

Se a empresa não tiver registros consistentes, não terá como provar como chegou ao valor pago, aumentando suas chances de perder o processo.

O controle de horas extras com o Tangerino

O controle de horas extras com o Tangerino

O Tangerino é um aplicativo de ponto eletrônico que pode ser disponibilizado em um equipamento da empresa e também instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores.

Uma vez que cada trabalhador é devidamente cadastrado na plataforma do Tangerino, o app permite que as marcações de ponto sejam feitas em alguns cliques, por meio de reconhecimento biométrico (leitura de impressão digital) ou até de reconhecimento facial.

Uma vez que o registro é feito automaticamente no sistema do Tangerino, a empresa consegue planejar melhor seu orçamento para o pagamento das horas extras.

Com o uso desse aplicativo de ponto eletrônico, a organização consegue acompanhar em tempo real a situação de cada colaborador.

Assim, o gestor identifica quem está fazendo horas extras, pode solicitar que esse trabalho seja interrompido e até criar políticas internas que minimizem essa prática. 

As consequências são a redução dos custos, dos processos trabalhistas e o aumento da lucratividade do negócio.

Quer conhecer mais sobre o Tangerino? Solicite um teste gratuito, entenda melhor como o app favorece o controle de horas extras e conheça suas outras funcionalidades!

teste grátis 14 dias