Tangerino: aplicativo de ponto eletrônico para controle de horas extras

Novas tecnologias podem ser utilizadas para facilitar as marcações de ponto e otimizar o controle de horas extras. É o que permite um aplicativo de ponto eletrônico como o Tangerino.

A otimização do controle das horas extraordinárias evita o aumento excessivo das despesas da empresa, o que contribui para a garantia de sua saúde financeira. Além disso, evita eventuais ações trabalhistas em decorrência do pagamento indevido de horas e ainda abre espaço para a promoção de melhorias internas.

O que é um aplicativo de ponto eletrônico

Antes de entender como um aplicativo de ponto eletrônico contribui para o controle de horas extras em sua empresa, é preciso conhecer melhor essa tecnologia.

Um app de controle de ponto é uma solução regulamentada pelas portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A primeira, prevê a adoção de sistemas eletrônicos para a marcação de ponto e a segunda, o uso de sistemas alternativos, como é o caso dos aplicativos.

Seguindo as diretrizes dessas portarias, um aplicativo de ponto eletrônico é uma solução totalmente segura porque impede qualquer adulteração nas marcações de ponto. Por isso, é a solução ideal para o controle de horas extras, já que elimina qualquer inconsistência nos registros.

A importância do controle de horas extras

Quando a empresa admite a realização de horas extras, pode acontecer de os colaboradores decidirem aumentar a sua jornada de trabalho diária tanto para adiantar o cumprimento de tarefas, quanto para aumentar seu ganho mensal.

Há empregadores que entendem a realização de horas extras como bom sinal porque pode acelerar os resultados e contribuir para o crescimento do negócio. Mas, sem um bom controle de ponto, fica difícil saber até qual ponto o montante a ser acrescido na folha salarial justifica esse trabalho extra.

Além disso, sem um aplicativo de ponto eletrônico, empregadores e colaboradores estão sujeitos à inconsistências nos registros de ponto. Uma situação que pode facilmente levar à abertura de ações trabalhistas por pagamento indevido de horas. E se a empresa não tiver registros consistentes, não ter como provar como chegou ao valor pago, aumentando suas chances de perder o processo.

O controle de horas extras com o Tangerino

O Tangerino é um aplicativo de ponto eletrônico que deve ser disponibilizado em um equipamento da empresa e também instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores da sua empresa.

Uma vez que cada colaborador é devidamente cadastrado na plataforma do app, o Tangerino permite que as marcações de ponto sejam feitas em alguns cliques, por meio de reconhecimento biométrico (leitura de impressão digital) ou até de reconhecimento facial.

Uma vez que o registro é feito automaticamente no sistema do Tangerino, a empresa consegue planejar melhor seu orçamento para o pagamento das horas extras.

Com o uso desse aplicativo de ponto eletrônico, a empresa consegue acompanhar em tempo real a situação de cada colaborador. Assim, o gestor identifica quem está fazendo horas extras, pode solicitar que esse trabalho seja interrompido e até criar políticas internas que minimizem essa prática. As consequências são a redução dos custos, dos processos trabalhistas e o aumento da lucratividade do negócio.

Quer conhecer mais sobre o Tangerino? Solicite um teste gratuito, entenda melhor como o app favorece o controle de horas extras e conheça suas outras funcionalidades!

teste grátis 14 dias