Benefícios do relógio de ponto como aplicativo offline

O relógio de ponto tradicional perde cada vez mais espaço para soluções tecnológicas. Entre as diversas opções disponíveis, um aplicativo que marque ponto online e offline é a melhor alternativa.

Que tal conhecer os benefício do relógio de ponto como aplicativo offline? Siga com a leitura!

Mobilidade

O relógio de ponto em formato de aplicativo utiliza o controle de ponto com GPS como forma de monitorar o funcionário e registrar o local e o momento em que registra a entrada ou saída. É o ideal para empresas que contam com funcionários externos, pois, dessa forma, é fácil registrar os horários mesmo sem conexão com a internet.

Essa mobilidade pode também ser usada para acompanhar rotas comerciais e de entrega, por exemplo. As organizações com funcionários em home office também são beneficiadas, pois conseguem monitorar a jornada de trabalho desses colaboradores sem precisar de nenhum equipamento ou cartão de ponto, economizando recursos ao mesmo tempo em que se protegem contra processos trabalhistas.

Segurança

Ao registrar o ponto offline, o sistema armazena as informações em seu banco de dados, ao qual o funcionário não tem acesso. Quando o app é conectado à internet, todas as informações do ponto eletrônico via celular são transferidas para o servidor online, que pode ser consultado a qualquer momento pela empresa.

Não existe nenhuma maneira de alterar ou excluir os registros feitos pelo funcionário no aplicativo de ponto eletrônico, o que o torna imune às fraudes. Esse sistema é autorizado pelo Ministério do Trabalho e fornece provas para quaisquer processos judiciais relacionados à jornada de empregados.

Saiba mais: confira as regras para sistemas alternativos de controle de ponto

Fácil implantação

Para usar um aplicativo de ponto, a empresa não precisa investir em nenhum equipamento. Cada colaborador deve fazer o download do aplicativo em seu próprio smartphone, cadastrar-se e começar a usar!

A empresa autoriza o uso de novos dispositivos, de forma que pode proibir o uso do mesmo celular para mais de uma pessoa.

Além de ter a implantação rápida e fácil, é uma forma de economizar recursos com máquinas, manutenção e papel a longo prazo. Os comprovantes de ponto são enviados via e-mail.

Envio de mensagens para os funcionários

O relógio de ponto em aplicativo ajuda os colaboradores a não esquecer de bater o ponto, por meio de lembretes nos horários programados. Já a empresa, pode usar o sistema para enviar mensagens individuais, para grupos ou para todos os funcionários. É um canal eficiente de comunicação, que não gera nenhum custo adicional para a companhia.

Otimização da gestão de pessoas

Ao escolher um aplicativo de relógio de ponto, a organização torna o setor de Recursos Humanos mais dinâmico. Ao contrário dos controles mecânicos e manuais, o ponto eletrônico não requer apuração, é a prova de erros e não necessita de nenhum trabalho manual.

O sistema de ponto eletrônico cruza informações e gera relatórios detalhados de cada funcionário, setor ou equipe. As horas extras, ocorrências, faltas, atrasos e o controle de banco de horas tornam-se informações de fácil acesso e compreensão. Dessa forma, o RH consegue traçar perfis e ter uma atuação mais estratégica.

O acesso à plataforma também pode ser concedido a gestores e diretores, com o objetivo de acompanhar o horário de cada membro da equipe e assim propor melhorias. Os gestores também podem lançar atestados médicos e aprovar horas extras.

Mais que uma obrigação a cumprir, o controle de ponto é uma maneira de proteger a empresa de ações judiciais. Ao optar por um aplicativo offline, o empregador tem acesso a várias funcionalidades, que mudam a organização para melhor.

Por um custo mensal baixo, é possível garantir o registro de  ponto de funcionários externos e criar relatórios confiáveis sobre cada colaborador.

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