Quando a empresa deve começar a se preocupar com o controle de ponto de funcionários?

O controle de ponto de funcionários é exigido legalmente quando a organização tem mais de 10 funcionários registrados. Entretanto, o registro correto da jornadas de trabalho é muito mais que uma obrigação legal, ele é uma medida estratégica, que permite gerenciar melhor o seu quadro de pessoal.

Em algumas empresas, o controle de ponto é tão precário que afeta a lucratividade. No post abaixo, mostramos alguns sinais de que uma organização precisa repensar seu modo de registrar os horários do colaboradores. Confira:

Quando há gastos excessivos com horas extras

O pagamento equivocado de horas extras está entre as reclamações trabalhistas mais comuns na justiça brasileira. O empregador não pode negligenciar esse pagamento, não apenas porque deve remunerar seus funcionários de maneira justa, com também porque pode sofrer sérias consequências judiciais.

Teoricamente, se os colaboradores estão trabalhando mais, a empresa terá resultados melhores. Quando isso não ocorre, significa que há algo errado na organização ou que os registros de ponto foram fraudados.

Para averiguar a questão, o ideal é ter um sistema de ponto seguro, que não permita que um funcionário bata o ponto para o colega. Nesse caso, o ideal é escolher um sistema de ponto biométrico, no qual são usados a impressão digital, o reconhecimento facial ou de íris para identificar o funcionário.

Quando o ponto é marcado corretamente e mesmo assim o custo das horas extras é alto, a saída é remanejar os colaboradores. Um controle de ponto de funcionários online pode ajudar muito nessa tarefa. Com ele, o gestor consegue acompanhar o banco de horas de toda a equipe e assim transferir quem está com saldo de horas negativo para setores de maior demanda.

Quando o RH está sobrecarregado

O setor de Recursos Humanos é o mais impactado pelo tipo controle de ponto de funcionários usado. Quando o sistema adotado requer planilhas de banco de horas, os profissionais dessa área acabam gastando muito tempo para contabilizar o banco de horas, além de haver uma grande chance de cometerem erros, gerando prejuízo para a empresa.

Optar pelo controle de ponto digital facilita o trabalho nesse setor e economiza muito tempo, tanto que a folha de banco de horas pode ser fechada em poucos minutos. Além disso, deixa de ser necessário ter um local para armazenar todos os papéis gerados pelo ponto manual ou mecânico.

Quando a direção não acompanha o desempenho dos funcionários

Estar atento ao que acontece dentro da empresa é essencial para uma boa gestão organizacional. Em relação ao desempenho dos colaboradores, esse acompanhamento por parte da direção não existe com finalidades punitivas e sim com o objetivo de saber como está a demanda de cada setor, avaliar o método de trabalho utilizado e promover melhorias.

Entretanto, para fazer isso, é necessário que existam indicadores de desempenho confiáveis dentro da organização. É o caso de um controle de ponto de funcionários no formato de aplicativo, por meio do qual a direção pode acessar relatórios de frequência, ter consciência das horas extras trabalhadas em cada área, entre outros parâmetros de avaliação.

Quando os funcionários externos não batem ponto

A contratação de funcionários que trabalham fora das dependências da organização deve ser acompanhada por uma solução tecnológica que permita o controle de ponto externo. Caso contrário, não há maneira de comprovar faltas, compensação de banco de horas ou pagamento correto de horas extras.

Assim como todos os outros, esses colaboradores devem ter suas jornadas de trabalho monitoradas, o que só pode ser feito pelo registro manual ou pelo ponto digital. A melhor alternativa é o ponto digital, que indica o local onde foi registrado por meio de GPS, de forma que o empregador consegue visualizar a marcação de ponto acompanhada por um endereço.

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