Quais Tipos de Benefícios para Funcionário uma Empresa Pode Oferecer?

Os benefícios oferecidos pelas empresas a seu quadro de funcionários podem ser o grande diferencial que os torna mais produtivos e motivados, além de ser um bom atrativo no processo de recrutamento.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 9 de julho de 2021

top of mind de rh

O que faz uma empresa ser bem sucedida? Nós diríamos que um dos principais fatores é ter uma equipe engajada, que veste a camisa e une esforços para o crescimento da companhia. Uma das melhores estratégias para manter os colaboradores motivados é a oferta de benefícios corporativos

Nós sabemos que muitas empresas focam nos resultados e esquecem de olhar para os seus colaboradores.

Porém, as cobranças constantes e a falta de zelo com a equipe ocasionará desmotivação e atrapalhará o desempenho dos colaboradores.

A seguir, vamos explicar a importância dos benefícios corporativos e quais são os tipos de benefícios para funcionário. Boa leitura!

Entenda as vantagens de oferecer benefícios para funcionários

Benefícios para funcionário

Oferecer os melhores benefícios para os seus colaboradores é uma forma de conseguir atrair os candidatos mais talentosos ー que normalmente são os mais disputados no mercado , e reter os que já estão na empresa.

KIT de Gestão de Pessoas 2021

Por isso, motivar, engajar e promover a qualidade de vida são as principais estratégias para ter profissionais qualificados atuando no seu negócio.

Além disso, também é uma forma de mantê-los motivados, incentivar o crescimento pessoal e, consequentemente, da companhia.

Mas, se engana quem pensa que os benefícios são elementos desnecessários e que somente comprometem a gestão financeira, pois se trata do oposto disso. 

Oferecer benefícios aos colaboradores é, sem dúvida, uma via de mão dupla. Ou seja, não só os funcionários são beneficiados, como a própria empresa obtém vantagens e retorno positivo.

Quando a oferta é eficiente e compatível com as necessidades dos colaboradores, a concessão de benefícios proporciona:

  • elevação na motivação dos funcionários;
  • melhoria na produtividade;
  • aumento da qualidade das tarefas;
  • satisfação da equipe;
  • redução de faltas e atrasos;
  • saúde e qualidade de vida para os colaboradores.

Por essas e outras vantagens a preocupação em promover mais qualidade de vida e felicidade aos funcionários é cada vez maior.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 Headhunter: qual seu papel nas empresas?
👉 Gestão de riscos: por que e como aplicar em sua empresa?
👉 Missão, visão e valores: definindo os conceitos da sua empresa
👉 Entenda o que é Kanban e como adotar na gestão de equipes e projetos

Conheça os principais tipos de benefícios para funcionário

A lista de benefícios que podem ser oferecidos é extensa e inclui opções variadas. Veja as ofertas mais frequentes nas organizações: 

1. Vale-refeição e alimentação

Junto com o vale- transporte, o vale destinado à alimentação do colaborador (refeição ou alimentação) está entre os tipos de benefícios para funcionário mais populares. 

O vale-alimentação pode ser usado em supermercados e similares para a compra de alimentos e também em alguns restaurantes. Já o vale-refeição pode ser utilizado somente em restaurantes, lanchonetes e padarias, raramente o cartão é aceito em supermercados.

2. Plano odontológico e de saúde

Os benefícios voltados para a qualidade de vida do colaborador são um dos mais atraentes, especialmente os planos de saúde e odontológico.

Não só porque eles ajudam a cuidar da saúde de forma preventiva e sem muito custo, como pelo fato de haver a possibilidade de serem estendidos aos dependentes e familiares. 

3. Programas de mentoria

Ainda considerando o crescimento profissional, outra opção de benefício são os programas de mentoria.

A Unilever aposta nessa estratégia permitindo que o trabalhador escolha um mentor que também faça parte do quadro de funcionários. 

Tal mentor é preparado para sua função, e o mentorado tem atenção especial para desenvolver habilidades e se aprimorar.

4. Bolsas de estudo

Entre os tipos de benefícios para funcionário esse é aquele que a empresa recebe bons resultados do investimento realizado. Isso porque a capacitação e auxílio aos colaboradores contribui de forma significativa na melhoria dos resultados e no crescimento da organização.

Por exemplo, pode-se ofertar bolsas de estudo de 100% dos custos ou custear apenas uma parte do curso.

5. Auxílio-creche ou berçário

O auxílio-creche é uma vantagem mais conhecida e presente no pacote de benefícios das empresas. 

Outra opção para quem deseja apresentar um diferencial de peso é a criação de um berçário no local de trabalho.

Mães que têm a oportunidade de estarem mais próximas de seus bebês após o retorno ao trabalho tendem a se preocupar menos e focar mais no trabalho. 

Assim, vemos como esse é mais um benefício que favorece trabalhadoras e empresas.

6. Vale-academia

Outro benefício que está associado à saúde e à qualidade de vida é o vale-academia. Nos últimos anos, foi registrado um aumento no número de brasileiros que praticam algum tipo de atividade física.

Incentivar ou viabilizar a adoção desse hábito por meio de um vale-academia ou algo similar pode contribuir para a conquista desse objetivo por parte dos funcionários que desejam se exercitar mais.

A atividade física libera hormônios que promovem a sensação de felicidade, favorecem a qualidade do sono e, segundo estudos científicos, têm impacto positivo nas funções cerebrais. Como resultado, tendem a melhorar a contribuição do funcionário no trabalho.

7. Horário flexível

A flexibilidade de horário já é realidade em muitas empresas. A tendência é que nos próximos anos diversas organizações se encaixem nesse perfil. Tudo isso porque, além de gerar economia, esse benefício aumenta a motivação.

Por isso, este é um benefício que não custa nada para o financeiro, no entanto oferece mais qualidade de vida e felicidade ao colaborador, fatores que podem contribuir para o aumento da produtividade.

8. Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício que pode ser utilizado para a compra de livros, acesso a peças de teatro, filmes e outros produtos culturais que agregam valor à formação do profissional enquanto indivíduo.

Até mesmo shows podem ser incluídos na lista de eventos acessados por meio do vale, o que tende a ter impacto bastante positivo para o employer branding.

9. Pagamento sob demanda

O pagamento de salário sob demanda permite que colaboradores saquem seus respectivos salários a qualquer momento – desde que possuam dias trabalhados a serem descontados. Isso é feito por meio do acompanhamento automatizado do controle de ponto.

A principal vantagem é dar mais autonomia aos colaboradores, reduzindo o estresse financeiro causado por juros, multas por atrasos, dívidas no cheque especial, rotativo no cartão, etc. 

10. Dress code casual

Apresentamos aqui mais um dos tipos de benefícios para funcionário que não geram nenhuma despesa para a empresa. Se o seu segmento permite trajes casuais, ofereça essa comodidade aos seus funcionários. Mesmo que seja apenas na sexta-feira, popularmente conhecida como casual day

Não deixe de baixar e conferir:
📚 Conseguindo sucesso na gestão de pequenas empresas
📚 A tecnologia transformando a mobilidade no mundo corporativo
📚 Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar este mal na sua empresa
📚 Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?

11. Home office

De acordo com uma pesquisa de Flexibilidade no Mercado de Trabalho, realizada pela Confederação Nacional da Indústria e o Ibope, 81% dos brasileiros gostariam de trabalhar em casa ou em outro lugar alternativo.

Para alguns segmentos esse é um benefício complicado de ser oferecido, uma vez que há necessidade da presença dos colaboradores. Já para outros, o home office é uma opção viável e que pode proporcionar qualidade de vida aos profissionais.

Independentemente de quais tipos de benefícios para funcionário são ofertados, a concessão é uma parte essencial na estratégia de atração e retenção de talentos.

Quanto mais relacionado ao perfil e as necessidades gerais dos colaboradores, mais satisfeitos e valorizados eles ficarão.

Por isso, quem busca uma equipe motivada e produtiva deve se preocupar em oferecer os melhores benefícios corporativos o quanto antes. 

Este conteúdo foi escrito pela Xerpa, uma plataforma de tecnologia em RH que busca desburocratizar processos gerenciais. A sua missão é ajudar as empresas a alcançarem bons resultados e melhorar a vida dos colaboradores por meio de experiências de trabalho incríveis.

Teste grátis por 14 dias