6 ações de marketing para motivar os colaboradores

O envolvimento dos colaboradores se relaciona com uma boa liderança e clima organizacional positivo. Porém, as ações de marketing são importantes para motivá-los, o que também contribui com a expansão do negócio.

Existem muitos aspectos importantes na construção do envolvimento dos colaboradores o local de trabalho. Liderança forte e solidária, clima organizacional positivo e uma cultura de confiança são todos importantes para envolver e motivar os colaboradores.

Novas ideias e iniciativas também podem despertar ânimo e ser uma maneira eficaz de criar engajamento. Envolver todos os departamentos e equipes em seus esforços de marketing e estimular algum entusiasmo por promover a missão e os valores da sua organização ajudará as pessoas a sentir que desempenham um papel importante no sucesso final do seu negócio.

Então, quais são as melhores maneiras de realizar ações de marketing para motivar os colaboradores e gerar resultados para a empresa?

Veja alguns insights rápidos:

A adesão de diferentes departamentos e a motivação dos colaboradores são essenciais para o sucesso da marca;

● Envolver seus colaboradores no marketing a partir do conceito de uma campanha dá a eles um senso de pertencimento;

● Os colaboradores como defensores da marca encontrarão maneiras novas e eficazes de alcançar os clientes e estabelecer uma conexão com eles.

Por que se preocupar em motivar os colaboradores?

ações de marketing para motivar os colaboradores

Antes de discutirmos a melhor maneira de motivar os colaboradores, vamos nos aprofundar no assunto. Por que se preocupar em deixá-los  satisfeitos?

Você sabia que a melhor maneira de expandir seus negócios era se concentrar na felicidade de seus colaboradores?

Colaboradores motivados criam clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos fazem indicações à sua equipe de vendas. E funcionários felizes fazem recomendações de candidatos à sua equipe de RH. Parece tão simples, certo?

Então, por que tantas empresas lutam para manter funcionários e clientes felizes e leais?

De acordo com o relatório “Estado do local de trabalho global” da Gallup, apenas 13% dos funcionários em todo o mundo estão envolvidos ativamente em seus trabalhos, encontrando satisfação em seu trabalho e focados na criação de valor para o empregador. Os colaboradores ativamente desmotivados superam o número de funcionários contratados por 2-1.

Por que isso é importante para a estratégia de marketing? Porque o papel do marketing é atrair e fidelizar os clientes. E a maneira mais eficaz de fazer isso é contratar e manter funcionários engajados.

Precisa de prova? De acordo com a Gallup, as empresas que investem e obtêm maior envolvimento dos funcionários atingem três vezes a margem operacional do que aquelas com baixo envolvimento dos funcionários.

Como é uma empresa com alto envolvimento de funcionários? Segundo o relatório, empresas com alto envolvimento:

● Tornam importante o envolvimento dos funcionários discutindo por que é importante antes de medi-lo;

● Consideram o envolvimento dos funcionários uma meta importante para todos os gerentes;

● Selecionam e promovem líderes com base em sua capacidade de gerenciar efetivamente pessoas;

● Avaliam o engajamento de maneiras realistas que sejam significativas para os indivíduos;

● Sua atividade de medição leva a ações;

● Eles fornecem treinamento para os gerentes da empresa sobre gerenciamento eficaz de equipe.

De fato, uma pesquisa informal mostrou que a sabedoria convencional de que você precisa “gostar” de seu chefe não se correlaciona com funcionários felizes. Funcionários felizes nem sempre gostam de seu gerente. E funcionários infelizes nem sempre odeiam seu chefe.

O que realmente importa é como os gerentes incentivam seus funcionários a apresentar novas ideias. Depois, os apoiam no organograma para colocar as melhores ideias em ação.

O relatório Gallup também analisou três tipos de funcionários baseando-se em seu engajamento e chegamos aos seguintes dados:

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  1. 13% dos colaboradores motivados trabalham com paixão e sentem uma profunda conexão com a empresa. Eles impulsionam a inovação e levam a organização adiante;
  2. 63% dos funcionários não envolvidos são essencialmente “retirados“. Eles andam sonâmbulos durante o dia de trabalho, colocando tempo ー mas não energia ou paixão ー em seu trabalho;
  3. 24% dos funcionários ativamente desengajados não são apenas infelizes no trabalho; eles estão ocupados demonstrando sua infelicidade. Todos os dias, esses trabalhadores prejudicam o que seus colegas de trabalho realizam.

Veja as etapas para motivar seus colaboradores

  • Contrate as pessoas certas

A cada nova contratação ou promoção, os empregadores têm a oportunidade de aumentar o envolvimento dos funcionários no local de trabalho.

  • Invista no desenvolvimento de habilidades

Os funcionários que receberam treinamento baseado em habilidades viram suas pontuações no engajamento melhorarem substancialmente.

  • Melhore o bem-estar dos funcionários

Todo mundo quer um bom emprego, salário justo e cuidados de saúde acessíveis. Mas, os melhores gestores encontram maneiras de melhorar a vida dos funcionários, concentrando-se no bem-estar e no equilíbrio dos funcionários, ajudando-os a serem mais produtivos.

Funcionários engajados constroem embaixadores da marca que refletem positivamente nos negócios a cada interação com os clientes, novos talentos em potencial, colegas de trabalho e sociedade em geral.

Os funcionários envolvidos não apenas entendem o objetivo de seus negócios, mas também podem articulá-lo. Eles entendem como o trabalho deles contribui para o objetivo geral da marca.

É desta forma que os clientes são atraídos e fidelizados, assim os como os talentos da sua empresa. O  marketing ajuda nas vendas, ajuda o RH e contribui na expansão dos negócios. Agora, veja as ações sugeridas:  

1. Planeje uma campanha de lançamento interno

Envolver seus colaboradores no marketing é essencial para o envolvimento bem-sucedido dos funcionários. Se os colaboradores não engajam com a sua campanha antes que ela seja divulgada ao público, é improvável que estejam entusiasmadas com a promoção.

Uma campanha interna, lançada antes da campanha principal, pode despertar interesse dos colaboradores, gerar feedback e novas oportunidades de argumentação.

2. Peça ajuda aos colaboradores

Uma das melhores e mais simples maneiras de envolver os funcionários e mostrar que a contribuição deles é valorizada é pedindo opiniões.

Você pode enviar pesquisas individuais ou realizar sessões de brainstorming nas reuniões da equipe. Independentemente de decidir fazer isso, o objetivo é obter feedback sobre seus esforços, gerar novas ideias , gerar entusiasmo e um sentimento de pertencimento.

3. Promova o engajamento social interno

Os funcionários de empresas socialmente engajadas têm mais chances de se sentir inspirados e mais chances de se sentirem otimistas com o futuro de sua empresa.

Esses são os sentimentos que você deseja que seus funcionários tenham. Por fim, você deseja uma cultura que os faça  querer  se envolver em uma parte ativa do marketing e do crescimento dos negócios.

4. Compartilhe os resultados

Às vezes, pode ser difícil para os demais funcionários entender o pensamento por trás de certas iniciativas ou conectar campanhas de marketing com resultados reais dos negócios.

Crie o hábito de apresentar os resultados das campanhas de marketing. Ao definir o número de novos leads ou o aumento de conversões que sua campanha de marketing deve gerar, o restante da organização vai entender a importância das ações.

5. Incentive seus colaboradores a produzirem conteúdo

Convide seus especialistas internos para sua estratégia de marketing de conteúdo, contribuindo com artigos de blog, vídeo, podcasts, stories para Instagram, postagens de mídia social ou outro conteúdo. Isso é eficaz se você tiver especialistas qualificados em sua equipe, interessados ​​em criar sua própria marca pessoal.

Deixe-os compartilhar suas ideias e experiências com o seu público, tornando sua marca mais relacionável. Ao mesmo tempo, ele desenvolverá sua influência como líderes de pensamento, o que os beneficia profissionalmente e refletirá positivamente em sua empresa.

6. Mantenha os colaboradores engajados

A gamificação é ótima ideia para manter os funcionários envolvidos. Ao usar a gamificação, você pode oferecer recompensas e feedback em tempo real. Isso é importante, pois os funcionários não querem sentir que estão fazendo um esforço pelo bem do todo, sem qualquer reconhecimento.

Para mantê-los envolvidos ao longo do tempo, você pode injetar uma sensação de novidade em suas iniciativas usando uma variedade de técnicas, como recompensas pela maior atividade nas mídias sociais. Como recompensa, você pode oferecer um almoço grátis ou outra opção simbólica.

Motivar colaboradores sempre foi um grande desafio e também uma grande vantagem para as empresas que conseguem atingir este objetivo.

Os ganhos são diversos: produtividade, redução de turnover, satisfação de clientes e, se aplicadas as estratégias deste artigo, podem ser um diferencial enorme para os resultados das ações de marketing das empresas. 

Este guest post foi produzido pela equipe da Webtrends, uma agência de performance e diferenciação.

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