O que é Anywhere Work e Qual seu Impacto nas Empresas?

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 13 de outubro de 2021

A revolução digital trouxe mudanças não apenas nas formas de produção. Os regimes de trabalho também estão evoluindo e, com o amadurecimento dos negócios digitais, o anywhere work vem ganhando força.

Passada a fase de adaptação forçada ao home office causada pela pandemia de Covid-19, diversas empresas notaram bons resultados com a adoção do trabalho remoto. Mais produtividade, redução de custos e maior satisfação dos profissionais são algumas das vantagens que estão fazendo a gestão de empresas repensar a volta para o escritório.

E com a volta da circulação das pessoas, é possível aproveitar as outras vantagens que o trabalho remoto traz para a empresa, como mais mobilidade, oportunidades de inovação e novos negócios, e expansão de fronteiras.

Mas, afinal, o que é o anywhere work, qual a diferença do trabalho remoto e quais vantagens esse tipo de trabalho pode trazer para a sua empresa? Continue a leitura desse artigo e descubra a resposta para essas perguntas e muito mais.

O que é anywhere work?

Anywhere Work

Ele não deve ser confundido com o já familiar home office, apesar de também incluir essa modalidade. O anywhere work, assim como indica sua tradução literal, é o conceito de se trabalhar de qualquer lugar.

E nesse caso, qualquer lugar significa estar em casa, em um coworking, restaurante, hotel, ao ar livre ou mesmo no próprio escritório da empresa.

Indicadores de RH

Para que isso aconteça, a ideia de anywhere operations significa que as soluções e plataformas a serem utilizadas pela equipe de profissionais são acessadas e gerenciadas através de uma infraestrutura altamente distribuída e compartilhada.

Esse modelo faz ainda mais sentido quando o consideramos como parte das mudanças culturais, sociais e tecnológicas que vem acontecendo no mundo, e o desenvolvimento da economia compartilhada. A cultura de dividir espaços e objetos e o avanço do modelo de consumo “as a service” desenvolvem um padrão de produção e consumo mais flexível, inteligente e sustentável.

Quais são os benefícios do modelo de anywhere work?

O anywhere work vem crescendo como tendência, apontada pelo instituto Gartner desde o ano passado. E ainda que encontre resistência, suas vantagens podem ser apresentadas com argumentos sólidos, baseados nos dados de negócios que já adotam esse modelo e obtêm bons resultados.

Entre qualidade de vida, incentivo ao desenvolvimento profissional, redução de custos e expansão das oportunidades de atuação, as operações de qualquer lugar podem significar um salto evolutivo para o seu negócio.

Vantagens para o negócio

O anywhere work representa o futuro do mundo dos negócios. Conheça algumas vantagens observadas pelas empresas que o adotam:

  • Redução de custos com imóveis e mobiliário, já que as equipes já não dependem de um escritório fixo montado. Ainda que a sede da empresa mantenha o escritório disponível para uso ocasional ou para aquelas pessoas que o preferem, essa estrutura pode ser simplificada, com estações de trabalho rotativas, mais compactas e em menor número.
  • Aumento da agilidade nas operações, uma vez que as pessoas poderão resolver questões de onde estiverem, sem depender de chegar em determinado lugar. Isso pode ser um grande diferencial em situações críticas ou para acelerar processos de negociação sem depender da presença física de todos os envolvidos.
  • Superação de obstáculos geográficos, que pode significar a expansão do negócio e a possibilidade de contratação de talentos independente de onde essas pessoas residem.
  • Atração e retenção de talentos. Adotando uma cultura que valoriza a qualidade de vida, autonomia, flexibilidade e criatividade, os profissionais que também prezam esses valores se sentirão mais satisfeitos em trabalhar na empresa e produzirão melhor.
  • Desenvolvimento de uma cultura de inovação, visto que a mobilidade e a diversidade alcançadas pelo anywhere work fomentam um ambiente corporativo mais criativo, inovador e dinâmico.

Vantagens para os profissionais

O anywhere work é o modelo de trabalho que permite que cada um exerça suas funções da forma que for mais produtiva, seja em um escritório em casa, seja cada dia em um espaço diferente ou mesmo no escritório da empresa. Para todos os perfis profissionais, o anywhere work promove:

KIT de Gestão de Pessoas 2021
  • Flexibilidade na rotina, que pode ser adaptada de acordo com as outras atividades da pessoa, proporcionando maior qualidade de vida;
  • Redução do stress, evitando o trânsito em horários de pico e o desperdício de tempo com deslocamentos, além da possibilidade de mais momentos de descanso e relaxamento;
  • Aumento da disposição e da produtividade, visto que profissionais mais satisfeitos produzem mais e entregam melhores resultados;
  • Oportunidades de networking e desenvolvimento profissional, que surgem na troca de ambientes de trabalho e na maior circulação de profissionais em diferentes locais. Há ainda a possibilidade de fazer cursos e formações, sem se prender à localização ou ao horário.

Quais são os desafios para implementar o modelo de anywhere work?

É claro que, para que essa modalidade de trabalho seja adotada, diversas mudanças devem acontecer na estrutura e na cultura da empresa. Não basta deixar que seus colaboradores possam pegar o seu notebook e sair pela porta do escritório. Há, também, uma série de desafios a serem vencidos para que o anywhere work seja um sucesso:

Capacitação e adaptação de cada indivíduo

É importante que cada membro da equipe esteja envolvido no novo modelo de trabalho adotado. Ainda que uma pessoa decida continuar trabalhando do escritório da empresa, ela deve perceber os benefícios da adoção do novo modelo e das inovações tecnológicas para seu trabalho.

Desenvolvimento de uma nova cultura organizacional

O anywhere work demanda uma reorganização na forma de se trabalhar. Para isso, é preciso mudar a cultura da empresa, valorizando produtividade e resultados, em detrimento de disponibilidade e horas trabalhadas.

Isso quer dizer que, para as lideranças, é preciso desenvolver novas formas de avaliação, baseadas na produtividade do indivíduo, enquanto os profissionais devem compreender essa autonomia e confiança depositada como uma oportunidade de desenvolver um trabalho mais criativo e melhores resultados.

Cooperação do RH e departamento jurídico

A implantação do anywhere work passa pela adaptação do regime de trabalho, que deve envolver o RH e o departamento jurídico para que todas as mudanças sejam feitas de acordo com as leis e convenções aplicáveis.

Assim, questões como controle de jornada, regime de contratação, obrigações da empresa e do funcionário e outros tópicos que podem refletir no regime de trabalho devem ser cuidadosamente observadas.

Infraestrutura de TI robusta, disponível e confiável

Pode ser que, para o profissional, baste um notebook e uma boa conexão de internet para realizar suas funções. No entanto, isso só é possível se a infraestrutura de TI da empresa está preparada para isso.

É preciso migrar para a nuvem, adotar ferramentas de segurança de TI que garantam a proteção dos dados da empresa e o acesso seguro da equipe, estabelecer padrões de comunicação e colaboração entre as equipes, e toda infraestrutura que garanta mobilidade, flexibilidade, segurança e suporte.

Um fornecedor especializado em TI, que possa oferecer a infraestrutura necessária e suporte aos usuários por todo o Brasil, é uma boa opção para garantir a fluidez dos processos, além de reduzir os riscos à segurança de dados pelo uso de computadores pessoais para o trabalho.

Gostou desse conteúdo? Conheça a solução de Home Office as a Service da Microcity e saiba como podemos ajudar a sua empresa a disponibilizar os equipamentos ideais para seus profissionais, estejam onde estiverem.

*Este artigo foi produzido pela equipe da Microcity.

Faça um teste Grátis

Deixe um comentário