Gamificação nas empresas: promova a produtividade com jogos

Os jogos sempre estiveram presentes na vida das pessoas como forma de diversão. A novidade é que, agora, eles estão virando uma mania também no mundo corporativo.

Afinal, qualquer trabalho se torna mais fácil quando estamos nos divertindo. É por isso que os jogos empresariais vêm sendo muito utilizados como uma estratégia para alcançar melhores resultados.

Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Leia o artigo e descubra como a gamificação nas empresas pode tornar a sua equipe mais produtiva!

O que é a gamificação nas empresas?

A gamificação (gamification, no termo em inglês) consiste em estimular as pessoas ou equipes de alta performance a atingirem um objetivo importante por meio dos jogos, transformando o dever em algo divertido.

Imagine uma área de vendas em que os profissionais precisam bater suas metas. Nesse cenário, onde é comum haver muita pressão, a gamificação pode ser muito eficaz. Tanto nas empresas quanto nos jogos, é preciso superar desafios para atingir um resultado.

Porém, inserir isso numa “brincadeira”, como uma corrida, por exemplo, descontrai o ambiente e estimula as pessoas a atingirem um objetivo comum.

Esse é um bom exemplo de como motivar uma equipe e aumentar sua produtividade. Mas, como todo jogo oferece um prêmio, é importante pensar nas recompensas para que haja engajamento.

Como aumentar a produtividade com os jogos?

Para que uma estratégia de gamificação nas empresas funcione, os gestores devem conhecer bem as metas da organização e como elas podem ser atingidas. Veja alguns exemplos:

  • Criar um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos da equipe sobre um novo produto;
  • Desenvolver um treinamento de líderes baseado em jogos e premiar aqueles que tiverem melhor desempenho, aumentando sua adesão e efetividade;
  • Estipular a meta de vendas e oferecer uma premiação atrativa àqueles que a alcançarem;
  • Incentivar os funcionários a criarem soluções para problemas, recompensando quem apresentar a melhor ideia.

Como escolher o tipo de jogo mais adequado?

Os jogos no ambiente corporativo podem ser físicos ou eletrônicos. Essa escolha depende muito do que você pretende alcançar e também das características do seu público-alvo.

Por exemplo, se você precisa estimular a interação entre as equipes, por que não convidá-las para um jogo “cara a cara”, onde as pessoas possam se conhecer melhor e descobrir características umas das outras?

Se o objetivo é testar ou aprimorar as competências, o ideal é apostar nos jogos eletrônicos, como os famosos quizzes (perguntas e respostas) ou simuladores, que vão representar situações reais da rotina de trabalho em um ambiente virtual.

Essa solução pode ser muito útil para avaliar como os colaboradores agem, se eles conhecem as normas, se elas são cumpridas, etc. Tudo isso impacta na produtividade no trabalho.

Quais os outros benefícios de adotar a gamificação nas empresas?

A gamificação é uma ferramenta muito eficaz para a gestão de pessoas, pois permite avaliar o desempenho dos profissionais à medida que eles avançam nos jogos. Conhecendo as habilidades e as características de cada um é possível traçar um plano de desenvolvimento individual.

Ficou claro como uma boa estratégia de gamificação nas empresas pode ajudar no dia a dia de sua organização? Além dessa estratégia, a adoção das tecnologias certas também pode trazer diversos benefícios, como melhorar a produtividade. Saiba mais fazendo o download do e-book:

teste grátis 14 dias