Entenda como calcular hora extra 100%!

O trabalho em domingos e feriados segue regras diferentes do trabalho em dias úteis. Entre elas está o pagamento diferenciado das horas extras.

Neste post, ensinamos como calcular hora extra 100% e mostramos em quais casos esse percentual deve ser aplicado. Acompanhe!

Quando a hora extra é de 100%?

O percentual de acréscimo das horas extras é de 100% apenas nos domingos e feriados. Entre segunda e sexta-feira o percentual é de 50%, ou seja, nos dias úteis a hora extra já é melhor remunerada que a hora convencional, enquanto nos domingos e feriados as horas extras significam pagamento em dobro.

Quando o contrato de trabalho não prevê o trabalho em domingos mas esse trabalho ocorre por motivos de força maior, todo o período trabalhado é pago com adicional de 100%, mesmo que não ultrapasse a jornada diária normal.

Por outro lado, quando a jornada de trabalho em domingos é prevista por contrato, não há remuneração adicional pelo dia, apenas se houver horas trabalhadas a mais.

Como calcular hora extra 100%?

Para saber como calcular hora extra 100%, primeiro é preciso descobrir o valor de cada hora de trabalho.

Divida o salário pela quantidade de horas trabalhadas no mês, chegando ao valor recebido por hora. Por exemplo, um trabalhador com salário de 1100 reais que trabalha 220 horas por mês, recebe 5 reais por hora (1100/220 = 5).

Quando fizer horas extras em um feriado ou domingo, todo o tempo que não estava previsto no contrato de trabalho será remunerado com um acréscimo de 100%.

Por exemplo, se o normal é trabalhar durante 6 horas nos domingos mas em determinado dia trabalhou-se 8 horas, foram feitas duas horas extras.

Essas duas horas além do previsto são remuneradas em dobro (100% de acréscimo). Assim, se a cada hora o trabalhador recebe 5 reais, cada hora extra será de 10 (5 + 100%). No dia do exemplo, ele terá um acréscimo de 20 reais no seu pagamento, pois foram duas horas extras.

As horas extras 100% entram no 13º salário?

O objetivo do décimo terceiro salário é que o trabalhador receba um salário a mais no final do ano, no mesmo valor dos rendimentos anteriores. Assim, quando as horas extras são habituais, ou seja, por pelo menos 6 meses, elas refletem no 13º salário.

Como a quantidade de horas extras trabalhadas muda a cada mês, o empregado recebe uma média desse valor junto ao seu 13º.

Dica: saiba como calcular o décimo terceiro salário.

Para saber como calcular hora extra 100% no 13º salário, a empresa deve somar todas as horas extras do ano, dividir por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Esse cálculo deve ser feito separadamente para horas extras convencionais e para horas extras 100%.

Como simplificar as contas?

Agora você já sabe que para calcular a hora extra 100% basta dobrar o valor da hora de trabalho convencional. Porém, fazer isso para todos os funcionários ao longo do mês inteiro ainda requer muito trabalho. Para automatizar essa tarefa, o mais fácil é adotar um sistema de ponto digital.

Com um controle de ponto digital, como o Tangerino, todo o cálculo de horas extras é feito diretamente a partir dos registros dos funcionários no relógio de ponto.

Para calcular a hora extra 100%, o Tangerino deve ser integrado ao sistema de folha de pagamento usado na empresa. Não é necessário digitar nada, o sistema é atualizado sempre que um funcionário registra entrada ou saída da empresa.

Aprendeu como calcular hora extra 100%? Saiba também como funciona o banco de horas!

teste grátis 14 dias