Qual é a diferença entre RH e departamento pessoal?

Recrutamento e seleção, controle de horas, gestão de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento… A área de recursos humanos é bastante abrangente e envolve uma série de atividades distintas. Por isso, é necessário organizar e separar as tarefas para tornar as ações mais eficientes.

A seguir, você conhece a diferença entre RH e departamento pessoal e as principais atribuições de cada um desses setores. Siga conosco!

Diferença entre RH e departamento pessoal

As funções do RH e departamento pessoal são diferentes. Por um lado, os profissionais de recursos humanos são responsáveis pela seleção de funcionários e pela gestão do clima e da cultura dentro do ambiente empresarial.

O departamento pessoal, por sua vez, lida com a parte mais burocrática do processo de admissão e demissão de funcionários, como registro em carteiras de trabalho, elaboração de folha de pagamento e gestão de benefícios, entre outros.

Essa, portanto, é a principal diferença entre RH e departamento pessoal.

Departamento de RH: foco na gestão de pessoas

Agora que já abordamos a principal diferença entre RH e departamento pessoal, vamos apresentar melhor cada um desses setores, a começar pelo departamento de RH, que lida mais diretamente com a gestão do capital humano nas organizações.

As atividades de recrutamento e seleção de funcionários são realizadas por esse setor. Elas envolvem desde a elaboração e a divulgação das vagas até a realização de entrevistas com os candidatos, passando pela triagem de currículos.

O papel do RH estratégico também é fundamental para a retenção de talentos nas empresas, já que atua na gestão do clima organizacional, no planejamento de cargos e salários e nas políticas de remuneração e benefícios, por exemplo. Além disso, esse setor também é responsável por gerenciar as atividades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, como palestras e cursos.

Departamento pessoal: atenção aos processos administrativos

O departamento pessoal, muito conhecido pela sigla DP, é a área responsável por processos administrativo-burocráticos que envolvem a gestão de funcionários em uma empresa.

Esse setor é de extrema importância para garantir que a organização cumpra as leis e normas, evitando assim os passivos trabalhistas, como multas e processos.

Documentação dos profissionais, gestão de licenças e férias, folha de pagamento, controle de horas trabalhadas e contato com órgãos públicos são algumas das atividades desempenhadas pelo DP.

Geralmente, a estrutura do departamento pessoal está dividida em três partes. O processo de admissão é destinado a um setor que lida com a fase de integração do funcionário na empresa, como o registro profissional e a gestão dos exames admissionais.

O setor de compensação, por sua vez, é responsável por gerenciar a jornada de trabalho, o pagamento de salários e benefícios e a gestão de tributos. O terceiro setor do DP é o de demissão, que gerencia os processos de desligamento de funcionários.

Como você pode ver, a principal diferença entre RH e departamento pessoal é que o primeiro lida com a gestão das pessoas na empresa e o segundo é responsável por realizar atividades administrativas e burocráticas que fazem parte da relação entre empregador e empregado.

As diferenças entre RH e departamento pessoal podem ser difíceis de identificar em determinadas situações. Sendo assim, não deixe de conferir também as funções do deparamento pessoal e como elas influenciam na organização!

teste grátis 14 dias