Cursos de RH: quais são os mais importantes?

Os cursos de RH são uma possibilidade para os profissionais que desejam se especializar em áreas importantes para a função, como o People Analytics, gestão comportamental e gestão de pessoas remota.

Estamos vivendo uma das fases mais importantes para o profissional de Recursos Humanos: o mercado de trabalho tem se transformando rapidamente, adotando um viés mais humanizado e voltado para a valorização das pessoas.

Essa mudança é clara e já foi reconhecida em um levantamento feito pela Infomoney: o profissional de RH está entre as 10 profissões que mais serão demandadas após a pandemia.

Além da tendência de reconhecer ainda mais o capital humano, essa crescente relevância da área também se deve pela necessidade de cuidar da saúde mental do colaboradores no pós-crise. 

No entanto, para aproveitar as oportunidades que se apresentarão no novo cenário é muito importante estar atualizado, fazer cursos e capacitações em RH para ficar por dentro das inovações da área. Isso contribui tanto para a empresa, que retém melhor os seus talentos e faz contratações mais efetivas, quanto para o desenvolvimento do profissional. 

Neste guest post produzido pelo Pago Quando Puder você vai conhecer alguns cursos que são importantes para se um bom profissional de RH e entender como se preparar financeiramente para fazê-los!

Quais são as habilidades necessárias para um profissional de RH?

cursos de rh

Como o próprio nome diz, a área de Recursos Humanos lida com o principal ativo das organizações: as pessoas. Os colaboradores são os responsáveis por fazer o negócio acontecer, ainda que o setor esteja, cada vez mais, imerso em inovação e tecnologia. 

Afinal, para que isso seja possível, sempre há a necessidade da intervenção humana, certo? 

Por isso, a primeira habilidade necessária, neste caso, é gostar de lidar com pessoas e conflitos. Um dos grandes papéis do profissional de RH é gerar resultados por meio das pessoas que atuam lá.

Para isso, será necessário agir como mediador de conflitos. Isso pode ser um grande prazer ou um fardo. É importante se preparar, pois essa habilidade é uma demanda recorrente na área.

Além disso, é necessário que o profissional seja dinâmico, pois o mercado está grande em transformação. Esse contexto pede pessoas que tenham jogo de cintura para lidar com as adversidades, com facilidade para se adequar às situações que podem surgir ao longo da trajetória.

Podemos citar também outras habilidades importantes da carreira em RH, tais como:

  • ter uma visão mais estratégica do negócio
  • ser diplomático para lidar com pessoas dos mais variados perfis; 
  • saber negociar;
  • boa capacidade de comunicação; 
  • liderança. 

Mas, quanto às capacitações técnicas, o que é preciso para atuar como profissional de RH?

É possível buscar alternativas dentro da empresa que você trabalha ou em instituições que oferecem cursos e outros tipos de formação adicional, tanto em soft skills quanto hard skills. 

É necessário ter curso técnico, tecnólogo ou outra graduação em RH?

O RH é uma área bastante abrangente e conta com profissionais de vários segmentos. A necessidade ou não de uma formação superior depende do nível do cargo almejado. Entre as graduações mais comuns estão:

  • tecnólogo em Recursos Humanos;
  • bacharelado em Psicologia;
  • tecnólogo em Gestão de Pessoas;
  • bacharelado em Pedagogia, Serviço Social e outros cursos correlatos.

Como escolher entre os vários tipos de curso de RH?

Como você percebeu, há várias formações abrangentes e que proporcionam espaço para complementações na área. Porém, assim como em muitas profissões, a especialização é um diferencial e requer, primeiro, o entendimento de como está o mercado no momento.

No início falamos sobre a necessidade do profissional de RH nesta fase delicada do mercado de trabalho. Compreender essa realidade para identificar o perfil profissional que o mercado está buscando é um ponto relevante para definir a formação adicional que faz sentido para os seus objetivos.

Além de entender a real demanda do mercado é preciso conciliá-la com aquilo que você tem mais aptidão ou interesse em exercer. Em outras palavras, busque equilibrar pontos como retorno financeiro, demanda por profissionais e identificação com a atividade.

Sugerimos que você pesquise bastante nessa etapa, mas também separe um tempo para entender, dentro da profissão, o que te faz ficar com brilho nos olhos. Tente se lembrar das ocasiões em que sentiu prazer ou uma grande de realização ao executar alguma demanda.

Com essas dicas, você terá indicativos de em qual formação o seu tempo será melhor investido. 

Quais cursos de RH podem ser úteis para quem quer crescer na carreira?

Levando em consideração os aspectos fundamentais do tópico anterior, selecionamos abaixo, algumas das principais especializações e cursos que são tendência no segmento e que podem ser úteis para você se desenvolver como profissional de RH. Confira!

1. People Analytics

Gerir pessoas com base em dados comportamentais tem sido uma estratégia cada vez mais necessária no ambiente corporativo. Mas, para isso é fundamental entender a importância de coletar dados dos colaboradores, mensurá-los, interpretá-los e utilizá-los a favor da empresa e do desenvolvimento do profissional.

Por meio do aproveitamento correto dessas informações é possível propor treinamentos mais eficientes e voltados para as necessidades do negócio, assim como gerir melhor cada profissional, a fim de potencializar suas habilidades e auxiliá-lo a alcançar aquilo que almeja na carreira.

2. Recrutamento e seleção comportamental

Além de saber como gerir bem quem já está na empresa é necessário contratar de forma inteligente. Muita empresas perdem muito dinheiro em admissões mal feitas e pouco estratégicas. 

Por isso, cursos que abordam técnicas de recrutamento e seleção são excelentes aliados para profissionais que querem estar preparados para recrutar de forma diferenciada, inovadora e realmente eficiente.

É especialmente importante se manter atento a esse tipo de formação complementar, pois os processos seletivos são a porta de entrada para novos colaboradores, um momento importante para empresa e os profissionais envolvidos.

3. Gestão de equipes em home office

A tendência, a partir de agora, é que muitas empresas adotem o home office como formato de trabalho definitivo, não somente durante a pandemia. Essa já é uma realidade no mundo corporativo, mas muito colaboradores ainda enfrentam desafios para se adaptar à nova rotina.

Com isso, sua produtividade é impactada e há uma cobrança muito grande por parte do próprio profissional. Pois, caso ele não saiba gerir bem o seu tempo e o desenvolvimento de cada atividade, a saúde física e mental podem ser prejudicadas. 

Assim, o setor de RH deve atuar como aliado e orientador da gestão em home office.

4. Gestão de pessoas orientada a resultados

Produtividade e gestão do tempo são tão importantes que nos levam a indicar mais um curso que é tendência no segmento de Recursos Humanos. Nesta perspectiva os profissionais são orientados a fazer a gestão por perfil comportamental com foco no resultado da empresa. Com isso, são aprendidas habilidades de gerenciar conflitos, elaborar metas de curto, médio e longo prazo, entre outros.

Plataformas de cursos online que você pode procurar

Existem diversas instituições reconhecidas pelos cursos inovadores, correlacionados à realidade do mercado de trabalho. Algumas das principais referências em especializações de RH e que podem ser feitas online são:

É importante verificar a grade de cursos disponíveis em cada instituição, quais são os requisitos, valores e outras informações, ok? 

Como se planejar financeiramente para investir nos cursos de RH?

Apesar de entender a importância de se manter atualizado, sabemos também que nem sempre é possível fazer todos os cursos que desejamos. Por isso, é preciso se planejar e estabelecer prioridades para cada momento. Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar na sua organização com foco no seu desenvolvimento profissional:

  1. Faça um controle financeiro para entender o quanto gasta e o quanto pode economizar para investir na capacitação escolhida;
  2. Veja se é possível iniciar com cursos gratuitos. Assim, você conseguirá pegar uma boa base até que possa pagar para se aprofundar em cursos mais completos;
  3. Aposte em ferramentas gratuitas para se organizar financeiramente;
  4. Quando o objetivo é economizar, é preciso gastar menos do que ganha. Do contrário, não será possível realizar nenhum investimento pessoal, seja na sua carreira ou em outras áreas da sua vida.
  5. Se não for possível economizar a as formações adicionais sejam uma prioridade para você, é importante pensar em maneiras de conseguir fazer uma renda extra. Por fim, não espere que a empresa se ofereça para investir na sua especialização. É muito bom quando podemos contar com esse recurso, mas sabemos que nem sempre isso é possível. 

Lembre-se de que é você responsável pelo seu crescimento profissional deve agir para se destacar e impulsionar a sua carreira!

Na sua opinião, quais cursos de RH que não mencionamos aqui também são essenciais para investir na especialização? Aproveite os comentários para deixar suas sugestões contribua com a carreira de outros profissionais!

teste grátis 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.