Controle de ponto para motoristas profissionais

Com a Lei 12.619, de 2012, ficou determinado o registro do horário de trabalho dos motoristas. Para efeito de fiscalização, é considerado o tempo em que o motorista fica à disposição do contratante, excluídos os intervalos de almoço e pausas para descanso e repouso. Assim, é obrigatório, por parte das empresas, o controle de ponto para motoristas. Vale lembrar este controle é o mesmo utilizado para os outros funcionários.

O controle da jornada de trabalho é uma obrigação e uma garantia, que assegura os direitos tanto do trabalhador como do empregado. Segundo a lei, o controle para motoristas externos pode ser feito através de anotação em diários de bordo, papeleta ou fichas de trabalho. Contudo, estes métodos não são tão eficientes, pois não garantem a precisão dos dados. Por serem feitos de forma manual, podem ser manipulados ou alterados . Ainda, há o risco de perda ou estrago do papel, não restando outra fonte de consulta e registro. Com isso, nem funcionário e nem empresa tem como comprovar nenhuma informação.

Desta forma, para cumprir as exigências legais de forma eficiente, o controle de ponto on line, através do aplicativo Tangerino, é uma opção segura e confiável. Com ele, é feito o registro de todas as atividades do colaborador. É possível monitorar e comprovar os horários reais de entrada, saída e pausa. Também é possível fazer o rastreamento, para saber onde o motorista está, o tempo gasto em cada percurso e o tempo total de direção. Tudo isso assegura a precisão dos dados, garantindo o cumprimento das medidas estabelecidas pela lei federal.

teste grátis 14 dias