Conheça os benefícios da tecnologia para empresas de economia recorrente

O modelo de economia recorrente vem tomando conta do mercado. Mas, você sabe o que isso significa? A ascensão dessa forma de negócio proporciona uma transformação no relacionamento entre cliente e empresa. A experiência do usuário se torna imprescindível. Você terá que conquistá-lo a cada mês. 

Mas, como fazer isso? Você deve oferecer uma experiência diferenciada, com um bom suporte, escalabilidade e praticidade. Para conseguir proporcionar tudo isso ao seu cliente, convidamos a Group Software para apresentar os benefícios da tecnologia para empresas de economia recorrente.

O que é economia recorrente?

Primeiro, vamos entender o que é a economia recorrente e como o seu negócio se enquadra nesse sistema. Esse serviço baseia-se no modelo de assinatura, como funciona o Netflix ou o serviço de internet da sua casa, por exemplo. Ao invés de adquirir o produto uma única vez e não ter mais contato com a empresa, o cliente precisa ser atraído mensalmente pela fornecedora do serviço.

A economia recorrente se tornou tendência, pois apresenta benefícios tanto para o consumidor, quanto para o fornecedor. O modelo permite benefícios que não são possíveis no modelo tradicional. 

Para a empresa que fornece o serviço, a economia recorrente proporciona: 

  • escalabilidade do ticket médio com a possibilidade de oferecer upgrades;
  • previsão de receitas;
  • receber pelo serviço mensalmente.

Para o cliente, o modelo se torna ainda mais interessante, pois ele permite a conveniência. Logo, ele pagará pelo serviço enquanto precisar e quando não for mais a sua necessidade, ele poderá fazer o cancelamento.

Além disso, essa conveniência permite que o cliente mude de fornecedor a qualquer momento, aumentando a competitividade e consequentemente, obrigando as empresas a inovarem na busca de atendimento personalizado, benefícios e suporte diferenciados para se destacar no mercado.

Os benefícios da tecnologia para a economia recorrente

De acordo com o blog Reclame Aqui, manter um cliente custa 5 vezes menos do que conseguir um novo. Isso mostra a importância de manter um bom relacionamento a longo prazo. Porém, como conseguir esse bom relacionamento com o consumidor? Mais do que nunca, eles estão em busca de praticidade, facilidade e comodidade. É neste momento em que a tecnologia ganha importância e pode ajudar a sua empresa!

1. Automatização de processos e redução custos

O seu serviço deve ter importância suficiente para estar entre as prioridades do seu consumidor. Além disso, a empresa deve desburocratizar o pagamento pelo serviço. Logo, você deve oferecer praticidade para o consumidor ter acesso aos boletos e oferecer formas de pagamento online. 

Um dos grandes benefícios da tecnologia para as empresas de economia recorrente é a possibilidade de automação de processos. Logo, para ter um bom controle econômico você precisa de um software de gestão lhe auxiliando no setor financeiro e ganhar agilidade em processos importantes, como: emissão de boletos, régua de cobrança e redução do índice de inadimplência. 

2. Suporte e atendimento diferenciados

O modelo de economia recorrente oferece facilidade na adesão e no cancelamento dos serviços. Ou seja, o cliente pode trocar de fornecedor sem dificuldade. Isso significa que as empresas devem inovar cada vez mais, a fim de proporcionar o melhor serviço para os seus clientes e se destacarem no mercado.

Mas, como conseguir um suporte e atendimento cada vez mais ágil e útil para o cliente? Para isso, é necessário utilizar a tecnologia para automatização de tarefas que proporcionam rapidez ao consumidor. Isso porque a internet permitiu que o usuário seja atendido por vários fornecedores ao mesmo tempo. Dessa forma, aqueles que atenderem de mais rápido, fornecendo informação útil para o cliente, certamente, sairão na frente. 

Para te ajudar a construir um atendimento humanizado e automatizado na sua empresa, a inteligência artificial pode ser essencial. Essa tecnologia baseia-se em um chatbot, em que a interação do robô é equivalente a uma participação humana. Isso significa que o atendimento será realizado por softwares que substituem a presença humana. Dessa forma, você conseguirá atender o seu cliente de forma efetiva e até mesmo reduzir o número de funcionários. 

Já imaginou poder solucionar problemas online, sem ter que esperar por atendimento? É o que todo consumidor busca: praticidade e agilidade! É por isso que a sua empresa precisa buscar ferramentas para agilizar o atendimento ao cliente. A inteligência artificial aumenta a produtividade e pode reduzir em até 80% o gasto na mão de obra com atendimentos.

3. Comunicação eficiente e rápida

No modelo de economia recorrente, é comum que os serviços sejam separados em níveis básicos, intermediários e avançados, permitindo a escalabilidade, de acordo com a necessidade do cliente. 

Com o objetivo de aumentar o ticket médio da empresa é comum que constantemente sejam oferecidos upgrades de planos e benefícios para o consumidor. Com isso, é necessário informar as melhorias que o serviço está recebendo e a notícia deve ser dada da melhor forma ao consumidor para que a informação não passe despercebida. 

Portanto, você deve procurar formas diretas de se comunicar com o seu cliente. O serviço de internet da sua casa, por exemplo, informa sobre novidades e faturas por meio de SMS e e-mails, já o Netflix apresenta suas atrações por notificações push, etc.

4. Diminuição da inadimplência

Um dos maiores problemas em uma empresa que trabalha com economia recorrente é a inadimplência. Isso porque o dinheiro entra a partir dos pagamentos mensais dos clientes. Logo, os atrasos, além de significarem um possível cancelamento do serviço, podem atrapalhar o planejamento financeiro do negócio. 

Por isso, você deve pensar em maneiras de reduzir cada vez mais o índice de inadimplência. Lembre-se que o pagamento do serviço deve estar na lista de prioridades dos clientes e, além disso, você deve facilitar o planejamento do consumidor para realizar o pagamento. 

Pensar em uma régua de cobrança automatizada é um dos benefícios da tecnologia para as empresas de tecnologia recorrente. Esse método, realizado de forma eficiente, pode reduzir a inadimplência na sua empresa e criar um engajamento entre consumidor e fornecedor.

Para criar uma régua de cobrança eficiente, você deve ter um canal acessível para o cliente, onde não seja necessário muito trabalho para encontrar a informação desejada, como um aplicativo, por exemplo. Além disso, o cliente deve ser avisado previamente sobre o boleto e encontrar as informações necessárias para o pagamento.

Há diferentes formas de programar uma régua de cobrança eficiente com o auxílio da tecnologia. Veja um modelo:

Envio de SMS, e-mail e notificações push:

  • dois dias antes do vencimento: envio um SMS lembrando o cliente que o vencimento está próximo;
  • no dia do vencimento: envio de notificação push, e-mail e SMS com aviso sobre a disponibilidade do boleto para pagamento imediato
  • cinco dias após vencimento: envio de notificação push e SMS
  • 10 dias após vencimento: envio de e-mail e SMS

Esse envio deverá ser feito de forma prática, rápida e objetiva com ajuda da tecnologia certa. Dessa forma, as atividades não vão atrasar e o serviço de cobrança será otimizado. 

5. Metas claras e objetivas na sua empresa

Além de oferecer vantagens para os clientes externos, o modelo de economia recorrente auxilia no bom relacionamento e motivação dos colaboradores da empresa. Neste tipo de negócio é ideal que os funcionários sejam motivados a pensar em maneiras de aumentar o ticket médio e atrair mais clientes. O tempo dos colaboradores deve ser utilizado para tratar atividades que interferem nas metas e não em processos morosos e desnecessários. Logo, o controle de ponto e outras tarefas devem ser automatizadas para que o foco do gestor esteja no controle dos resultados de seus funcionários.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e descubra como reduzir a inadimplência em negócios de economia recorrente.

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