Como fazer uma planilha de controle de ponto no G Sheets

Planilhas são recursos bastante úteis para uma série de coisas, entre elas, fazer o controle de ponto de funcionários. Isso porque ferramentas como o G Sheets e o Excel permitem que você insira fórmulas, faça formatações condicionais e ordene os elementos de diversas maneiras, aplicando filtros e classificações.

No post de hoje, vamos mostrar como criar uma planilha de controle de ponto no G Sheets, a ferramenta de planilha eletrônica da Google. Confira!

Começando sua planilha de controle de ponto no G Sheets

O G Sheets é bem parecido com o Excel, portanto, se você já tem experiência na ferramenta da Microsoft, não terá problema em começar sua planilha de controle de ponto na solução da Google.

Comece pela Coluna A, Linha 1 e insira esses elementos, cada um em uma célula:

Criando sua planilha de controle de ponto no G Sheets

Em cada linha serão inseridas as datas e registrados os horários de entrada e saída pela manhã e à tarde. Caso sua empresa não exija marcação de ponto no horário do almoço, basta colocar entrada e saída apenas uma vez.

Inserindo as fórmulas

Para que a sua planilha de controle de ponto no G Sheets contribua para a sua produtividade, é preciso inserir algumas fórmulas que vão facilitar o cálculo de banco de horas ou horas extras. Veja como ficou nosso modelo depois de preenchido:

completando a tabela de banco de horas/horas extras

Na coluna Total Trabalhado, a fórmula inserida foi:

=(C4B4)+(E4D4)

Na coluna Carga horária diária, está sinalizado a quantidade de horas que Juliana, nossa colaboradora fictícia, deve fazer por dia.

Na coluna Saldo, a fórmula que inserimos foi:

=F4G4

E assim sabemos que Juliana fez muitas horas extras nesta semana.

Calculando o total

Ao final da nossa planilha de controle de ponto, inserimos uma soma simples, para sabermos a quantidade de horas extras feitas na semana, veja:

total de horas extras por semana

Dessa maneira, sua empresa tem maior controle sobre as horas trabalhadas de cada colaborador e pode agir rapidamente caso o absenteísmo esteja alto ou a realização de horas extras esteja além do permitido.

Achou que vai dar muito trabalho?

Nós também! Por isso a Tangerino criou um aplicativo de controle de ponto que facilita o monitoramento de jornada tanto para a empresa quanto para os colaboradores. É bastante simples de aderir: você faz um teste gratuito de 14 dias para comprovar todas as funcionalidades do app e depois é só manter a sua conta ativa.

A cobrança pelo app de ponto é feita com base na quantidade de colaboradores cadastrados, tornando o Tangerino ideal para qualquer tamanho de empresa. Os dados são registrados em um software na nuvem, que fica disponível para que o gestor acompanhe o banco de horas e as horas extras de todos os funcionários.

Além disso, o Tangerino conta com o controle de ponto com GPS, uma tecnologia que permite saber em que local seus colaboradores externos estão. Também é possível fazer o registro de ponto por reconhecimento facial, uma facilidade a mais para evitar qualquer tentativa de burlar o software de controle de ponto da empresa.

Ficou interessado em conhecer melhor o Tangerino? Solicite seu teste gratuito por 14 dias!