Calculadora de horas extras x aplicativo de ponto. Entenda as vantagens de cada um!

Usar uma calculadora de horas extras ajuda muito na hora de fazer as contas do controle de ponto, mas nem sempre esse recurso é a melhor opção.

Neste post, fizemos uma comparação entre a calculadora e um aplicativo de ponto, que pode ser usado no cálculo de horas extras.

Quer saber as vantagens de cada um? Siga com a leitura!

Como funciona a calculadora de horas extras?

O funcionamento de uma calculadora de horas extras é muito simples: você insere os horários de entrada e de saída da empresa e o sistema fornece o resultado do controle de horas trabalhadas naquele dia.

Com um software de controle de ponto mais avançado, é possível inserir a jornada mensal do empregado e o salário, para saber a quantidade de horas extras e o valor em dinheiro que elas representam.

A vantagem da calculadora de horas extras é que você não corre o risco de errar nas contas e o cálculo é feito rapidamente. Entretanto, é necessário inserir todos os dados manualmente, o que pode levar tempo, dependendo do volume de informação relacionada ao controle de ponto de funcionários.

Outra questão relevante é que, muitas ferramentas online não permitem alterar o percentual de acréscimo das horas extras, usando somente o valor padrão, que é de 50% sobre o salário-hora. Para a maioria dos casos, esse percentual é o padrão, mas existem exceções.

Como funciona o aplicativo de ponto?

Para calcular horas extras, o aplicativo de ponto usa os registros de entrada e saída da empresa já cadastrados no sistema. Ou seja, os dados são transferidos automaticamente, o que facilita o controle de presença diário de cada funcionário e quantas horas extras cada um acumulou ao longo do mês. A jornada prevista em contrato já está no cadastro do funcionário.

A vantagem é que o departamento pessoal não tem nenhum trabalho para fazer o cálculo de horas extras, pois todo o processo é automatizado e as informações são atualizadas sempre que o colaborador bate ponto. É possível adotar um ponto digital ou integrá-lo ao sistema de ponto eletrônico já usado na empresa.

Para o empregado, a vantagem é que fica mais fácil acompanhar seus próprios horários. Ele usa o app de controle de ponto e também pode acessar relatórios com o saldo de horas trabalhadas por dia, semana ou mês.

Assim, para o funcionário, esse sistema funciona da mesma forma que uma calculadora de horas trabalhadas, com o diferencial de os dados serem atualizados automaticamente. Para a empresa, ele apresenta várias outras funções, além de marcar o ponto e fazer o cálculo de horas.

Qual é a melhor alternativa?

Enquanto a calculadora de horas extras é usada principalmente por funcionários que desejam conferir os cálculos feitos pela empresa, o aplicativo de controle de ponto é uma solução pensada para melhorar o rendimento do departamento pessoal.

O app incorpora diferentes funcionalidades em um único software e torna desnecessário digitar os horários de entrada e saída dos colaboradores.

Com a calculadora de horas extras é necessário transferir manualmente todas as informações para o sistema de folha de pagamento, pois se trata de um sistema totalmente independente, que apenas faz cálculos. Já com o aplicativo de ponto eletrônico, é possível integrar os dois sistemas e visualizar o valor correspondente às horas extras direto no software de folha.

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