Calculadora de horas extras x aplicativo de ponto. Entenda as vantagens de cada um!

Um aplicativo de controle de ponto pode facilitar muito na hora de calcular horas extras, evitando erros e fraudes que podem trazer ônus significativos a sua empresa.

Usar uma calculadora de horas extras ajuda muito na hora de fazer as contas do controle de ponto, mas nem sempre esse recurso é a melhor opção.

Neste post, fizemos uma comparação entre a calculadora e um aplicativo de ponto, que pode ser usado no cálculo de horas extras.

Quer saber as vantagens de cada um? Siga com a leitura!

Como funciona a calculadora de horas extras?

O funcionamento de uma calculadora de horas extras é muito simples: você insere os horários de entrada e de saída da empresa e o sistema fornece o resultado do controle de horas trabalhadas naquele dia.

Com um software de controle de ponto mais avançado, é possível inserir a jornada mensal do empregado e o salário, para saber a quantidade de horas extras e o valor em dinheiro que elas representam.

A vantagem da calculadora de horas extras é que você não corre o risco de errar nas contas e o cálculo é feito rapidamente. Entretanto, é necessário inserir todos os dados manualmente, o que pode levar tempo, dependendo do volume de informação relacionada ao controle de ponto de funcionários.

Outra questão relevante é que, muitas ferramentas online não permitem alterar o percentual de acréscimo das horas extras, usando somente o valor padrão, que é de 50% sobre o salário-hora. Para a maioria dos casos, esse percentual é o padrão, mas existem exceções.

Como funciona o aplicativo de ponto?

Para calcular horas extras, o aplicativo de ponto usa os registros de entrada e saída da empresa já cadastrados no sistema. Ou seja, os dados são transferidos automaticamente, o que facilita o controle de presença diário de cada funcionário e quantas horas extras cada um acumulou ao longo do mês. A jornada prevista em contrato já está no cadastro do funcionário.

A vantagem é que o Departamento Pessoal não tem nenhum trabalho para fazer o cálculo de horas extras, pois todo o processo é automatizado e as informações são atualizadas sempre que o colaborador bate ponto. É possível adotar um ponto digital ou integrá-lo ao sistema de ponto eletrônico já usado na empresa.

Para o empregado, a vantagem é que fica mais fácil acompanhar seus próprios horários. Ele usa o app de controle de ponto e também pode acessar relatórios com o saldo de horas trabalhadas por dia, semana ou mês.

Assim, para o funcionário, esse sistema funciona da mesma forma que uma calculadora de horas trabalhadas, com o diferencial de os dados serem atualizados automaticamente. Para a empresa, ele apresenta várias outras funções, além de marcar o ponto e fazer o cálculo de horas.

Qual é a melhor alternativa?

Enquanto a calculadora de horas extras é usada principalmente por funcionários que desejam conferir os cálculos feitos pela empresa, o aplicativo de controle de ponto é uma solução pensada para melhorar o rendimento do departamento pessoal.

O app incorpora diferentes funcionalidades em um único software e torna desnecessário digitar os horários de entrada e saída dos colaboradores.

Com a calculadora de horas extras é necessário transferir manualmente todas as informações para o sistema de folha de pagamento, pois se trata de um sistema totalmente independente, que apenas faz cálculos. Já com o aplicativo de ponto eletrônico, é possível integrar os dois sistemas e visualizar o valor correspondente às horas extras direto no software de folha.

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