Quais são as vantagens de implementar um RH digital?

A tecnologia chegou no mundo corporativo para ficar. Se antes as transformações eram graduais, hoje presenciamos uma verdadeira revolução em todos os setores de uma empresa. O RH, departamento de vital importância para qualquer organização, não poderia ficar de fora.

Um RH digital trará à sua empresa economia de tempo e recursos, otimização na rotina empresarial, aumento da produtividade no trabalho, maior eficácia na gestão, entre outros benefícios.

Implementar um RH digital significa utilizar tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas, acelerar e automatizar trabalhos que antes eram feitos manualmente. Isto pode ser conquistado através do uso de softwares, plataformas e aplicativos desenvolvidos especialmente para atender às demandas específicas de cada tarefa do departamento.

Quer entender as vantagens desse novo sistema? Continue lendo!

Otimização dos processos

A forma de lidar com as rotinas de uma empresa passa por uma profunda transformação no momento. A digitalização de processos é apenas o início dessa mudança.

Tecnologias mudam não só a maneira de conduzir tarefas repetitivas nas organizações, mas também os modelos de negócios. As empresas passam a operar de maneira virtual, buscando escalabilidade e maior eficácia em suas atividades.

É o caso do uso de softwares de recrutamento e seleção, entrevistas realizadas por meio de ferramentas de videoconferências e a personalização de treinamentos de equipes com base em análise de dados.

Produtividade

Com processos mais ágeis e menor índice de falhas, o aumento da produtividade da equipe é garantido. O controle de ponto pode ser automatizado e integrado ao software de folha de pagamento. Este, por sua vez, é integrado ao ERP (Enterprise Resourcer Planning) da organização.

Dados estratégicos tramitam entre sistemas de maneira contínua e ordenada, liberando as pessoas envolvidas para desenvolver projetos e ações de cunho estratégico.

Redução de custos

O RH é também o setor onde são calculados a folha de pagamento e os custos com a medicina de trabalho. Para isso, o setor lida com um grande número de informações, tais como horas trabalhadas, banco de horas ou horas extras, gestão de escalas, pagamento de benefícios, faltas etc.

Imagine uma falha humana ou a perda de um arquivo relacionado a essas tarefas? Ou mesmo o atraso na entrega de um relatório de compensação de banco de horas?

Tempo é dinheiro, não é verdade? Um RH digital é capaz de minimizar e até eliminar tais contratempos, assumindo os principais controles e responsabilidades do departamento.

As ferramentas facilitam a vida não apenas dos gestores, mas também de cada colaborador da organização. Isso acontece quando se adota, por exemplo, um controle de ponto digital, que pode ser integrado automaticamente com outros softwares utilizados pela empresa.

Gestores têm mais facilidade para acompanhar processos e o desempenho dos colaboradores. Estes, por sua vez, contam com maior praticidade ao fazer a marcação de ponto e com a certeza de ter seu trabalho registrado de forma segura.

Maior capacidade de gestão de pessoas

Além do ponto eletrônico online, outras responsabilidades do departamento de Recursos Humanos podem ser cumpridas pelo RH digital.

Plataformas e softwares auxiliam no recrutamento dos perfis ideais para cada função. A vantagem sobre o trabalho humano nessa tarefa está na ausência de subjetividade. Um colaborador realizando atividades que explorem seus reais talentos e confrontando desafios adequados ao seu perfil será mais motivado e produtivo.

A tecnologia também pode substituir velhos métodos de treinamento e aprimoramento de trabalhadores, trazendo mais resultados para a sua empresa.

Ferramentas digitais de RH podem fazer coisas incríveis por sua empresa! Conheça agora os benefícios do Tangerino e comece a transformação digital do seu RH!