Aceleração da transformação digital: veja como o home office está mudando rotinas do mercado

O home office, seja adotado por vontade da empresa ou por forças maiores, confia na tecnologia para a realização de tarefas e a comunicação interna de uma empresa.

Onde há ameaça, há oportunidade! O ditado é antigo, mas sua abordagem tem se tornado cada vez mais atual. A partir da situação que estamos vivendo, a necessidade de implementar o home office se tornou um desafio para os empresários. Mas por outro lado, essa é uma grande oportunidade para a aceleração da transformação digital nas empresas. 

A transformação digital é algo inevitável, que vinha ocorrendo em ritmo reduzido. A comodidade com a rotina, a resistência e desconfiança que muitos tinham com a tecnologia são os principais responsáveis por esse atraso. No entanto, a prática do home office emergencial, em decorrência da pandemia de Covid-19, tirou as empresas da zona de conforto e estimulou a adaptação aos métodos digitais. 

Com a redução drástica dos processos e interações físicas, tanto empresas como clientes se tornaram mais receptivos às abordagens tecnológicas. Esse foi o estopim para que a aceleração da transformação digital ocorresse e apresentasse vantagens relacionadas a produtividade dos colaboradores ou às finanças da empresa.

Neste guest post produzido pela Group Software, você verá quais são as soluções tecnológicas que se destacam no mercado para utilização em home office. Continue a leitura!

Sistemas de gestão empresarial online

Transformação digital no home office

A ferramenta que já era realidade em muitas empresas mesmo antes da aceleração da transformação digital, agora se torna indispensável.  Além da necessidade do controle digital que o home office exige, essa é uma ótima solução para negócios que buscam reduzir gastos e otimizar esforços.

Um software de gestão online automatiza processos manuais, otimizando esforços. Assim, procedimentos rotineiros passam a ser totalmente assumidos pelo software. 

Um sistema de gestão empresarial também é capaz de integrar sua empresa de ponta a ponta. Ou seja, a partir da contratação de apenas um software é possível controlar todos os setores. Este, além de ser um dos motivos para a redução de gastos, também contribuirá para o alinhamento de toda sua equipe.

Controle de ponto digital

Hoje em dia, para quase tudo existe uma solução em aplicativo, não é mesmo? Os famosos apps resolvem problemas para diversos segmentos e não seria diferente quanto a gestão dos colaboradores.

Uma tendência tecnológica muito útil em home office é o uso de aplicativos para gestão de pessoas. Implementar um aplicativo de ponto digital, por exemplo, é uma solução para quem enfrenta dificuldades em fazer o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Além disso, essa tecnologia simplifica a gestão do banco de horas e automatiza todos os cálculos, facilitando o fechamento da folha de ponto.

Com um sistema de ponto digital o colaborador pode bater ponto onde ele estiver, tanto pelo aplicativo quanto pela web. Essa solução é uma boa alternativa para controlar a jornada de trabalho em home office, permitindo a gestão a distância. 

eBook: Guia Prático sobre Comunicação Interna

Aplicativos de ponto digital como Tangerino também oferecem diversos relatórios. Por exemplo, suponhamos que, em determinado dia, um funcionário cumpriu as horas estabelecidas como regra, porém não conseguiu bater ponto por esquecimento ou falta de conexão com a internet. Nesse caso, o app permite o registro de ponto em atraso, com justificativa, que entra no sistema como uma pendência a ser avaliada pelo gestor. 

Reuniões virtuais

Talvez essa seja a solução com maior destaque no cenário de home office. Isso porque as reuniões virtuais são a maneira mais eficiente para proporcionar que os colaboradores interajam entre si, de forma parecida com os encontros presenciais.

Além disso, a modalidade provou sua viabilidade, desfazendo as dúvidas que muitas pessoas tinham sobre essa tecnologia. 

A maioria dos profissionais optou por essa ferramenta por necessidade, mas a verdade é que existem muitas vantagens por trás desse método. Como o virtual ultrapassa barreiras físicas, ele também supera muitas implicações e imprevistos. Possivelmente, todos nós já passamos por situações de atraso na reunião e com a instantaneidade do ambiente virtual,  basta apertar um botão para participar da reunião, uma singularidade que resulta na redução ou ausência de atrasos.

Flexibilização do local de trabalho

A quebra das desconfianças que a necessidade em se adaptar a tecnologias virtuais trouxe para as empresas, revelaram a elas que o home office é algo muito acessível e possível de ser adotado. 

As empresas que ainda se sentem inseguras em adotar essa modalidade podem fazer a flexibilização do local de trabalho, oferecendo a prática do home office eventualmente. Dessa forma, é possível acompanhar aos poucos como a empresa e os funcionários reagem a nova forma de trabalho. Se a ideia trouxer bons resultados, ocorrerá redução de gastos com contas de luz e água, por exemplo.

Mais do que nunca, o home office está fazendo parte da nossa rotina de trabalho e com ele algumas tecnologias que podem ser usadas para otimizar a sua rotina de trabalho se destacaram. O reconhecimento e entendimento e principalmente a implementação dessas tecnologias é ideal para conquistar a vantagem competitiva e tornar sua empresa atualizada.

Agora você já está por dentro de como a adoção do home office potencializou a aceleração da transformação digital e sabe quais são as principais ferramentas que podem ser implementadas para tornar o trabalho a distância mais eficiente. Aproveite e leia o nosso artigo para entender a relação desse processo com controle de ponto digital.

teste grátis 14 dias