Rotinas de departamento pessoal: melhores técnicas para otimizar

Nunca ficou tão claro o papel do RH estratégico. E empresas estão de olho nisso: segundo o Panorama de RH no Brasil, pesquisa feita com 1500 profissionais da área, 61% dos entrevistados concordam que o RH participa efetivamente das decisões da empresa. 64% deles se reportam diretamente ao CEO da organização.

Mas no dia a dia, sabemos que a tarefa não é tão simples. Como ter tempo para um pensamento estratégico em Recursos Humanos, quando são muitas e confusas as rotinas de departamento pessoal?

A chave para isso está na otimização dessas rotinas. Quanto menos tempo em atividades burocráticas, mais tempo sobra para o RH estratégico.

Como fazer isso? Aqui, daremos boas dicas. Acompanhe!

1. Elimine processos desnecessários

Em média, 40% do tempo dos profissionais de Recursos Humanos é gasto em atividades rotineiras de baixo valor agregado. E pode apostar que muitas dessas tarefas e processos poderiam ser eliminados do seu cotidiano de trabalho.

Que tal fazer um mapeamento dos processos que fazem parte das rotinas de departamento pessoal? Assim, você identifica quais deles estão funcionando, quais são desnecessários e quais você deve dar mais atenção.

2. Tenha fluxos de trabalho

É fácil cometer erros, repetir atividades desnecessariamente e não ter um padrão nas atividades quando não há um fluxo de trabalho.

Fluxos de trabalho ajudam equipes a entender o papel de cada um e a ordem em que cada atividade deve ser desenvolvida.

Sabe aquelas tarefas que estacionam em determinado lugar? Os fluxos de trabalho evitam isso! Eles devem prever o passo a passo de cada atividade na rotina de departamento de pessoal.

3. Avalie o desempenho

Não é possível saber o que dá ou não certo em sua rotina de departamento de pessoal quando não há um monitoramento de desempenho.

Dessa forma, estabeleça metas e indicadores de avaliação. Esses indicadores podem ser o feedback de funcionários, o índice de turnover, a produtividade no trabalho, ou o retorno sobre o investimento feito em programas de capacitação e treinamento.

Com o resultado da avaliação, verifique processos que devem ser mantidos, eliminados ou aprimorados.

4. Aposte em softwares para agilizar atividades

Registro do ponto, controle de absenteísmo, cálculo de férias e horas extras. É fácil se ocupar dessas atividades e se esquecer de traçar estratégias de RH em consonância com as da organização. Isso fica ainda mais fácil quando a equipe é reduzida e são utilizadas ferramentas de RH pouco eficientes.

Na próxima vez que tiver problemas com essas atividades, aposte em softwares que agilizam a sua vida, a exemplo do controle de ponto digital.

Esse aplicativo concentra informações importantes, como a localização de funcionários em tempo real, o banco de horas e as escalas de trabalho, em uma única interface. Assim, sobra mais tempo para o trabalho estratégico!

Mãos à obra! Em breve, colocando em prática essas dicas, a sua rotina de departamento pessoal estará completamente otimizada!

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