Plataforma EAD: Entenda Como Garantir a Adesão dos Colaboradores

Dentre as várias ferramentas que compõem a rotina dos colaboradores, a plataforma EAD é a única direcionada para o ensino do time, independentemente do seu tamanho, formato e área de atuação.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 18 de agosto de 2021

Investir em colaboradores é parte essencial dos resultados da empresa e da satisfação do cliente, e esse tópico não pode ficar para depois dentro de uma organização. 

Olhar para ferramentas, plataforma EAD, programas de treinamento e capacitação e valorização de pessoas é essencial e, mais do que implementar, é preciso estratégias para engajar suas pessoas nas ações.

Ter plataformas que facilitem o ensino dentro do ambiente organizacional faz toda a diferença, e conhecer sobre ela é fundamental para que o ensino se torne cultura dentro da empresa.

Você sabe o que é uma plataforma EAD e como sua estratégia deve ser direcionada para engajar e atrair seus colaboradores? Confira!

O que é uma plataforma EAD?

Plataforma EAD

A plataforma EAD corporativa, também chamada de plataforma de ensino a distância, é uma ferramenta que oferece um ambiente virtual para aprendizagem de quaisquer que sejam seus colaboradores, formato, tamanho e alocação de profissionais.

Essa ferramenta é muito mais do que uma réplica de um ambiente de sala de aula para o ambiente virtual, mas é de fato um ambiente de conhecimento e de metodologias para engajar colaboradores e tornar a jornada de aprendizagem mais leve a próxima ao dia a dia.

Planilha de controle de ponto

Em um momento em que o ensino à distância tem se colocado como comum dentro das empresas graças ao aumento e estabelecimento do home office e necessidades de alterações nas estratégias, a plataforma EAD se coloca, mais do que nunca, como uma ferramenta essencial.

Sendo assim, com o advento da educação à distância, professor e aluno não precisam estar no mesmo local e nem ao mesmo tempo conectados para a transmissão de conhecimento.

Como funciona uma plataforma EAD?

Como citamos, a plataforma EAD é um software para gestão de cursos online com diversos objetivos, desde cursos livres, cursos técnicos e até mesmo educação corporativa.

Uma plataforma EAD pode ser utilizada em treinamentos corporativos, integração de novos colaboradores, onboarding, capacitação de equipes remotas, desafios e competições de grupos e ela ajuda a alcançar objetivos da educação corporativa.

Vale lembrar que plataformas de educação a distância são muito mais do que um local para hospedagem de conteúdos e nessa ferramenta é possível utilizar diferentes formatos, reunir dados, aplicar avaliações, dar feedbacks e acompanhar métricas e resultados dos colaboradores.

É importante também falar sobre as formas de comunicação e contato entre alunos e instrutores, afinal, nem sempre as dúvidas são sanadas através das aulas, exercícios e jogos propostos, portanto, outra função importante da plataforma EAD são seus fóruns de discussão.

Aproveite a visita e confira também:
👉 EAD para empresas: será que vale a pena abraçar essa proposta?
👉 O que é autoconhecimento? Confira as vantagens para sua equipe
👉 Educação continuada: entenda sua importância dentro das empresas
👉 Educação corporativa: entenda o que é e aprenda a aplicar o conceito na empresa

Como engajar colaboradores com a plataforma EAD?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é a plataforma EAD e como ela funciona, é importante refletir em como essa estratégia pode ser feita para seus colaboradores para que exista real engajamento.

Não adianta investir em ferramentas e metodologias se seus colaboradores não participam e não incorporam a educação em sua cultura e rotina diária, não é mesmo? Justamente por isso, reunimos dicas importantes para seu negócio. Confira!

Conheça seus colaboradores e invista em conteúdos que tenham a ver com eles

Muitas vezes, os treinamentos e as capacitações são vistos como desmotivadores e chatos dentro do ambiente de trabalho, e é justamente por seguirem os mesmos modelos de sala de aula, sem grandes personalizações e reais necessidades do setor.

É preciso conhecer o perfil de suas pessoas, suas necessidades, desejos e vontades dentro do negócio para que, dessa forma, exista personalização e engajamento real com a união de teoria e práticas.

Tenha uma boa plataforma EAD

Muitas são as possibilidades tecnológicas e é preciso contar com boas ferramentas para que suas pessoas se engajem verdadeiramente e incorporem a educação em seus trabalhos diários.

Guia Prático sobre Comunicação Interna

Tenha atenção às funcionalidades, segurança, cases de sucesso, parceiros, reputação e faça uma boa escolha para que a plataforma seja uma grande aliada em sua rotina.

Utilize diferentes metodologias a seu favor

É preciso ir além dos treinamentos de sala de aula e seguir o mesmo roteiro. Para engajar colaboradores é importante caminhar com as tendências, tecnologias e todos os recursos que elas oferecem a seu favor.

Diversas metodologias podem ser utilizadas e aplicadas em seu setor para que o treinamento e desenvolvimento de pessoas seja cada vez mais estimulante e coloque o colaborador no centro do seu aprendizado.

E-learning

O e-learning é uma forma de aprendizado que utiliza qualquer meio eletrônico para a entrega de conteúdos.

Dessa forma, o colaborador pode caminhar em sua jornada de aprendizado quando e onde quiser.

Dar essa liberdade para o funcionário faz com que o treinamento não se torne uma obrigação em horários fixos na agenda, mas um compromisso que pode ser encaixado de acordo com suas necessidades.

Microlearning

O microlearning é uma metodologia ativa que estimula o aprendizado através de “pílulas do conhecimento”, ou seja, conteúdos curtos, como vídeos, imagens, frases, áudios e outros recursos, de rápida assimilação para que a prática seja rapidamente desenvolvida.

Essa metodologia torna-se um importante material para engajamento dentro da plataforma EAD por sua praticidade e pela sensação real de aprendizado e utilidade no dia a dia.

Gamificação

Os jogos e atividades lúdicas fazem parte das rotinas e entretenimento das pessoas e utilizá-las como forma de treinamento e desenvolvimento é um grande ganho dentro das empresas.

A gamificação é a metodologia que utiliza estratégias e design de jogos, de forma personalizada e contextualizada para estimular o desafio e o aprendizado.

Dentro dos jogos é possível trabalhar com competições, pontuações e outras técnicas que motivam e estimulam os colaboradores, sejam individualmente ou em grupos.

Não deixe de conferir nossos materiais ricos:
📚 [Planilha] Avaliação de desempenho por competências
📚 [Planilha e checklist] Pesquisa de clima organizacional
📚 [Ebook] Indicadores de RH: dados estratégicos que você precisa acompanhar
📚 [Ebook] Desenvolvimento de lideranças: invista em uma equipe de sucesso!

Dê feedbacks

Não basta oferecer treinamentos e desenvolvimento para suas pessoas e não acompanhar seu desempenho. 

Como a plataforma EAD oferece possibilidades de avaliações, métricas e acompanhamento, é preciso criar estratégias e dar feedback para seus colaboradores sobre seu andamento.

Dar retornos de forma individual sobre o desempenho de cada funcionário faz com que ele perceba o empenho da empresa em promover o seu crescimento individual e se sinta valorizado, engajando cada vez mais com as ações propostas.

Engajar colaboradores nas ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas é essencial para que os resultados sejam verdadeiramente percebidos e para que a cultura de aprendizado se mantenha em constante atualização dentro dos setores.

Investir em plataforma EAD para capacitar pessoas é essencial. Lembre-se que os colaboradores são os grandes ativos das empresas e é preciso oferecer ferramentas e conhecimento para que seu trabalho seja realizado com foco nos objetivos e estratégias traçadas.

O quanto seu negócio está olhando para tecnologias e está por dentro da plataforma EAD? Aproveite que você sabe mais sobre ele e sobre como engajar seus colaboradores e experimente gratuitamente nossa plataforma e dê novos rumos à sua estratégia!

Faça um teste Grátis

Deixe um comentário