Hard Skills: o Que São e Como Identificá-las?

Hard Skills são todas as habilidades técnicas que um colaborador possui, sendo um conceito utilizado para a seleção de novos funcionários ou mesmo para programas de desenvolvimento.

Tempo de Leitura: 13 minutos

Última atualização em 28 de outubro de 2021

Os termos soft e hard skills certamente já apareceram para você quer você trabalhe no RH ou com gestão de pessoas. 

Tratam-se de termos importantíssimos para a seleção de novos colaboradores e traçar um plano de desenvolvimento profissional àqueles que já compõem o quadro da empresa.

Resumidamente as hard skills são as habilidades técnicas do indivíduo, aquilo que o qualifica para a vaga. 

Já as soft skills são os aspectos subjetivos do indivíduo, como seu comportamento e personalidade.

Nesse artigo, focaremos no primeiro, mas te ajudaremos a diferenciá-los e aplicá-los na prática em sua empresa.

Continue lendo e descubra a importância das hard skills para a empresa e como desenvolvê-las junto aos colaboradores.

Trabalho remoto

O que são hard skills?

hard skills

A palavra skill vem do inglês e significa habilidade. Já hard skills é um conceito um pouco mais específico, representando as habilidades e capacitações técnicas de um profissional.

Esse tipo de habilidade pode ser aprendida em salas de aulas e ser facilmente quantificadas e comprovadas, afinal de contas, basta apresentar um diploma para estar habilitado a exercer sua função.

Normalmente, essas competências estão descritas no currículo e era o fator decisivo para a seleção e contratação de candidatos à vaga. Contudo, hoje, tem-se uma visão mais holística do indivíduo. O que nos leva ao próximo conceito.

O que são soft skills?

As soft skills estão intimamente ligadas às habilidades pessoais e intangíveis do indivíduo e não podem ser comprovadas por meio de diplomas ou certificados, mas sim pelas suas atitudes diárias.

Dessa forma, avaliar esse tipo de habilidade em uma entrevista é bem complexo, contudo, importantíssimo para ponderar o encaixe entre o indivíduo e a cultura organizacional da empresa.

Não somente, com as mudanças de paradigmas na gestão de pessoas, o aspecto psicossocial do indivíduo é levado cada vez mais em consideração. 

Afinal de contas, não importa se o profissional é tecnicamente capacitado, se não consegue entrosar com a equipe e trabalhar em conjunto por não conseguir se comunicar bem, por exemplo.

Neste texto, falaremos mais nas habilidades técnicas dos colaboradores, contudo, também queremos deixar claro a importância das soft skills no ambiente de trabalho. 

Por isso, recomendamos a leitura do texto abaixo:

👉 As Principais Soft Skills Para o Mercado Pós-pandemia

Esses outros textos também podem te ajudar a complementar seu entendimento. Confira:
👉 Employee Voice: o Que é, Objetivo e Como Aplicar
👉 Como Organizar a Volta ao Trabalho Presencial?
👉 Gestão Comportamental: o Que É e Como Implementar
👉 Desvio de Função: o Que é e Como Evitar?

Quais as diferenças entre soft e hard skills?

Hard skill são aquelas habilidades desenvolvidas graças à experiência, seja ela prática ou teórica e, quase sempre, vêm acompanhadas de um documento comprobatório.

Outra forma de certificar essas habilidades é com resultados, afinal, hoje existem muitos profissionais que atuam em áreas completamente alheias àquelas de sua área de formação, mas com um bom repertório no segmento em que trabalha.

Por exemplo, alguém que atua na área de marketing, mas com formação em Engenharia de Produção, pode comprovar sua proficiência a partir dos resultados obtidos.

Claro que cursos na área esperada são também muito bem-vindos e devem, sim, serem considerados. 

Contudo, é também importante manter-se atento às novas tendências de ensino e modelos de profissionais.

Já as soft skills são as habilidades pessoais e relacionais, já que estão intimamente ligadas a forma que o indivíduo interage e se relaciona com outras pessoas.

Como você já leu, elas têm um teor bastante empírico e não podem ser comprovadas em documentos, por se tratarem de habilidades sociocomportamentais que não são mensuráveis.

Contudo, sua presença pode ser comprovada em uma entrevista de emprego ou no dia a dia pela avaliação da interação com a equipe.

Quais os exemplos de soft e hard skills?

A fim de fixar ainda mais esses conceitos, é importante compreender porque a oratória é uma hard skill e comunicação uma habilidade sociocomportamental

Veja alguns exemplos abaixo para cada nicho de habilidades.

Hard Skills:

  • Proficiência em línguas;
  • Desenvoltura no Excel;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de projetos;
  • Edição de imagens ou vídeos;
  • Operação de máquinas e/ou sistemas;
  • Domínio de linguagens de computação;
  • Capacidade de escrita publicitária;
  • Engenharia;
  • Direito.

Soft Skills:

  • Comunicação;
  • Criatividade (pensamento criativo);
  • Pensamento crítico;
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Proatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Paciência;
  • Gestão de tempo.

Ficou clara a diferença entre esses conceitos? Agora, vamos nos aprofundar mais na importância das hard skills para o seu negócio.

Aproveite para ouvir esse episódio do Tangerino Talks sobre o papel do líder na retenção de talentos!

Por que as hard skills são importantes?

Para começar, uma argumentação óbvia, porém necessária: diversos cargos demandam conhecimentos técnicos a fim de desempenhar as atividades da função.

As hard skills, inclusive, ficam explícitas na divulgação da vaga, servindo como um filtro antes que o indivíduo se candidate à vaga. 

Inclusive, os headhunters começam a seleção filtrando essas habilidades, como formações ideais, cursos e capacidades esperadas.

Por exemplo, quando uma vaga do departamento de marketing precisa de alguém com habilidades de gerenciar mídias pagas e a vaga é disponibilizada com o título de Analista de Marketing, torna-se uma divulgação ampla.

Desenvolver o perfil adequado para ocupar a vaga é importantíssimo já que a direciona para o público correto, diminuindo os esforços da equipe de seleção para encontrar o candidato ideal.

Sendo assim, é importante avaliar as necessidades específicas do departamento, quais as habilidades que o indivíduo deve ter. 

Antes mesmo de chegar no tópico sobre hard skills no recrutamento e seleção, já conseguimos ver a sua importância para esse processo. Contudo, o impacto na organização interna não pode ser ignorado.

Ao definir as habilidades necessárias para cada função, é possível identificar em que a empresa pode atuar para acabar com possíveis gaps de conhecimentos que possam existir nas equipes.

Dessa forma, a empresa pode conquistar uma maior produtividade e qualidade do serviço, diminui o turnover e também permite encontrar talentos que já estão dentro da empresa.

Lembre-se que as hard skills são fundamentais, mas as soft skills não podem ser subestimadas. 

Uma pessoa não é somente seus cursos e diploma, existe toda uma faceta humana e social e é com ela que os demais colaboradores convivem.

Por que as hard skills devem ser identificadas antes do recrutamento?

O primeiro ponto que vale ressaltar aqui é que identificar as habilidades necessárias para uma vaga antes de começar o processo de recrutamento ajuda a nortear o restante do processo.

Essas são habilidades básicas para a empresa naquele momento, afinal de contas, divulgar a vaga como só como “analista de RH”, “arquiteto urbanista” ou mesmo “coordenador de marketing” deixa tudo muito vago.

Como a pessoa complementará o trabalho do time? Como o cargo ajudará a empresa em seus objetivos de curto a longo prazo?

Essas perguntas são fundamentais para garantir uma contratação realmente estratégica e de um profissional que verdadeiramente se integre às suas funções de forma exemplar.

Claro, essa integração também depende de uma série de soft skills, como liderança ou paciência. Independente de quais sejam, também precisam ser mapeadas.

Por isso, é possível elaborar um descritivo de oportunidades em aberto que filtram os candidatos antes mesmo de enviarem o currículo. 

Como utilizar as hard skills no recrutamento e seleção?

Já no processo de recrutamento e seleção propriamente dito, o conhecimento a respeito das hard skills necessárias para a vaga são ideias para criar uma descrição objetiva e clara.

Como falamos no tópico anterior, ela é extremamente importante para atrair os profissionais com perfil correto e também diminuir o número de propostas, já que a própria descrição é bastante clara sobre o que é necessário para se candidatar à vaga.

Isso também facilita o trabalho dos analistas de RH ao examinar diversos currículos, mas isso também pode ser avaliado durante a entrevista.

Desenvolvimento de lideranças

Como avaliar as hard skills durante a entrevista?

Qual seria um problema que alguém que tem todas as hard skills necessárias para o trabalho seria capaz de resolver?

Aqui, oferecer um cenário específico para esse candidato pode ajudar a elucidar diversas habilidades: capacidade de resolver problemas, lidar com pressão, utilizar de seus conhecimentos para alcançar um objetivo e muito mais. 

Dependerá mais de como o problema é feito.

Uma boa prática é desenhar uma situação teste com uma real que já tenha acontecido ou que ainda acontece na empresa. 

Não adianta elaborar problemas extremamente complexos e que poucas pessoas saberiam responder, afinal de contas, isso não acontece na empresa.

Assim, é possível avaliar as hard skills de forma precisa para as necessidades da empresa e ainda ter uma ideia sobre o fit cultural desse candidato.

Qual a importância de hard skills e soft skills para a empresa?

É de interesse da empresa compreender a administrar bem as habilidades dos seus colaboradores, sejam elas hard ou soft skills.

Isso vai desde o processo de seleção, como você já viu, até a forma como os programas de educação continuada institucional se darão.

Por exemplo, ao realizar esse levantamento, você identificou que os analistas de marketing não têm grande conhecimento em realizar ações offline. 

Diante disso, RH pode preparar um treinamento para capacitá-los ou, ao menos, ensiná-los a base para esse processo.

Assim, contar com um detalhamento de todas as qualificações técnicas e comportamentais para a vaga ajuda a melhorar a força de trabalho que já está na empresa e delinear melhor aqueles que serão contratados.

Contratações mal-feitas tanto no sentido das habilidades do indivíduo quanto de sua personalidade são custosas para a empresa, já que precisam passar por todo o processo de demissão, contratação, treinamento e integração.

Ademais, contratações equilibradas, ou seja, que consideram soft e hard skills, costumam melhorar o clima organizacional, já que o colaborador consegue desempenhar suas atividades sem gargalos e conviver melhor com seus pares.

Quais as principais hard skills para o mercado de trabalho?

Você viu alguns exemplos de hard skills ainda há pouco e agora, descobrirá as principais habilidades buscadas no mercado de trabalho.

Tenha em mente que isso pode variar conforme  a área que o profissional está inserido e até mesmo da empresa que oferece a vaga.

Confira abaixo as hard skills mais procuradas pelas empresas e também algumas que são tendência para os próximos anos:

Gestão

Cada vez mais as empresas precisam de pessoas que tenham capacidade de gestão, seja de projetos ou de pessoas.

Esse tipo de perfil é essencial para a criação de times cada vez mais autogeríveis e capazes de tomar responsabilidades cada vez maiores.

Programação

Hoje, a programação está longe de ser ligada somente ao desenvolvimento de soluções digitais. Ela está presente dentro do marketing, gestão de times e até mesmo no RH.

Compreender, mesmo que basicamente, como funciona a linguagem dos computadores pode ser um grande diferencial. 

Edição multimídia

Utilizar meios multimídia (imagens, vídeos e áudios) para comunicar ideias é algo simplesmente necessário hoje em dia. 

Sendo assim, habilidades para manipular esse tipo de conteúdo por editores de imagem e vídeo também são grandes diferenciais.

Engana-se quem acha que isso é relevante somente para comunicações externas, como marketing, por exemplo. É importante também para se comunicar com o público interno.

Sendo assim, edição multimídia é uma habilidade bastante valiosa.

UX Design

UX Design significa design de experiência (UX, do inglês, User eXperience). Trata-se do processo pelo qual sistemas, operações e comunicações são moldados para oferecer uma melhor interação de uma pessoa com o produto ou serviço.

Com melhores experiências, mais satisfeitos ficam os clientes e os resultados são maiores. Sendo assim, saber modular bem os pontos de contato entre público-alvo e o negócio é fundamental para empresas do século XXI.

Computação em nuvem

Outro ponto que é uma verdadeira febre nas empresas é a adesão de tecnologias no modelo SaaS (software como serviço), em que não se compra um programa e sim se paga uma mensalidade para ter acesso a uma plataforma.

Ou seja, tudo está na nuvem e você ganha acesso ao serviço ou ao produto. 

Isso acontece para diversos departamentos: financeiro, marketing e até mesmo o RH realizando a gestão de jornada de trabalho de forma prática e automatizada.

Vendas

A área de vendas é uma que sempre procura se reinventar, afinal de contas, o consumidor está sempre mudando, especialmente na época digital.

Sendo assim, estar sempre estudando as novidades dessa área é primordial para manter-se sempre relevante para as empresas.

Estes são somente alguns exemplos de hard skills que as empresas estão procurando e têm demanda crescente. 

Outras habilidades relevantes que você precisa se atentar:

  • Inteligência artificial;
  • Blockchain;
  • Análise de dados;
  • Oratória;
  • Habilidades de escrita.

Independente dessa listagem, é importante pesquisar a fundo quais são as principais habilidades para a área de interesse a fim de compreender quais serão os próximos passos do mercado como um todo.

Como o RH pode ajudar a desenvolver hard skills e soft skills?

Habilidades e competências podem sempre ser desenvolvidas, sejam elas técnicas ou emocionais. Dentro da corporação, o RH tem um papel fundamental, organizando treinamentos e orientações.

Além de procurar essas skills durante o recrutamento e seleção, também é importante cultivá-las como parte da cultura organizacional da empresa.

Há um texto, falando tudo sobre a realização de capacitações internas em um ambiente empresarial. Recomendamos muito a leitura desse artigo antes de implementar ações desse tipo.

👉 Capacitação Interna: Veja Como Investir em Sua Equipe

Veja agora como o RH, junto à gestão, pode oferecer o desenvolvimento de soft e hard skills aos seus colaboradores.

Ofertando treinamentos técnicos

Essa é uma das melhores formas de capacitar e atualizar equipes: organizando treinamentos específicos para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a rotina de cada setor.

Como você leu antes, as habilidades relevantes variam de departamento para departamento. 

Existem inúmeras vantagens em realizar treinamentos para além de entregar o conhecimento técnico. Normalmente, essas ações vêm com um sentimento de valorização – já que a empresa está investindo em seus colaboradores.

Consequentemente, há um aumento da produtividade, melhora na experiência do colaborador e diversos outros benefícios.

Esse assunto está relacionado com o bate-papo desse outro episódio do Tangerino Talks. Assista!

Firmando parcerias com instituições de ensino

Não raro, empresas ajudam os seus colaboradores a custear cursos de forma integral ou parcial. Essa é uma forma interessante de investir nos seus talentos e ajudá-los no desenvolvimento de novas habilidades.

Outra atitude que o RH também pode desenvolver é a parceria com instituições de ensino superior e pós-graduação a fim de conseguir valores mais acessíveis para os funcionários.

Oferecer certificados dos cursos ministrados, incentivar participação em congressos e até mesmo a parceria com escolas de idiomas são atitudes válidas.

Ficou animado para aplicar todos esses conceitos na próxima seleção e recrutamento que for conduzir?

Não pare os seus estudos por aqui, entenda também como realizar entrevista por competências.

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