Happy Hour Corporativo: Como Usar Para Integrar Equipes?

O happy hour corporativo aumenta a socialização e a empatia entre os colaboradores da empresa, favorecendo a integração e o clima organizacional.

Tempo de Leitura: 11 minutos

Última atualização em 17 de novembro de 2021

Você já deve ter escutado a expressão “happy hour”, não é mesmo? Mas, e “happy hour corporativo”?

Quando traduzido literalmente, significa “hora feliz” e não deixa de ser.

É aquele momento em que deixamos de lado as preocupações e responsabilidades do trabalho e nos permitimos relaxar e confraternizar com os colegas após o expediente.

Muitas vezes o happy hour corporativo acontece em algum bar ou restaurante próximo ao local de trabalho. Mas, além de ser um momento de diversão, o happy hour corporativo também tem outra função importante, que muitas vezes é esquecida.

Ele pode se tornar uma importante ferramenta de networking e favorecer também o clima organizacional.

Nesse artigo você saberá como fazer isso e também vai aprender a organizar um happy hour empresarial que seja uma ferramenta de melhoria de clima organizacional.

Flexibilização do trabalho

Boa leitura! 

O que é happy hour corporativo?

Happy hour corporativo

Para quem ainda não está familiarizado, um happy hour corporativo é um tipo de confraternização entre os funcionários de uma empresa. É um momento em que todos se reúnem para beber, comer e conversar juntos. 

É muito comum em grandes empresas que já adotaram essa prática há anos. Algumas delas promovem as confraternizações em seus próprios espaços internos, tornando parte da sua cultura organizacional.

Em outros casos, a equipe elege um bar ou restaurante próximo à empresa e faz a reunião lá.

Mas a palavra-chave do evento é a descontração. Sendo assim, não é o momento de falar sobre trabalho, mas sim de diversão, família e promover a amizade. 

Qual é a importância do happy hour corporativo?

Talvez o principal benefício do happy hour corporativo seja a integração das equipes e dos funcionários. 

Essa é uma excelente oportunidade de todos se conhecerem melhor e estreitarem as relações de amizade, falando sobre diversos temas e construindo um espírito de colaboração, levado para o trabalho, tendendo a aumentar a produtividade e a confiança da equipe.

Outro ponto importante relacionado à promoção de happy hours corporativos é a ampliação da rede de contatos, o famoso networking, que ainda favorece a criação de parcerias e novos negócios. 

Essa é uma forma simples que a empresa tem de melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários, promovendo o bem-estar, a motivação e o rendimento deles.

Como integrar equipes?

Muito além do que apenas evitar problemas de relacionamento, promover a integração das equipes e desenvolver a harmonia entre os setores da empresa é fundamental para construir um sentimento de empatia entre os times. 

Essa integração é ainda mais importante para a aproximação entre profissionais que não se encontram com frequência ou que não precisam se relacionar do dia a dia. 

Um cenário bem comum para uma realidade de trabalho remoto e híbrido, por exemplo.

As ações de integração também ajudam a desenvolver um sentimento de pertencimento nos colaboradores, fazendo-os perceber serem importantes para a empresa, aumentando a sensação de valorização e motivação. 

Promover essa integração não é uma tarefa simples, mas existem dicas que podem ajudar, como:

  • mantenha uma comunicação clara e objetiva;
  • resolva conflitos rapidamente;
  • garanta que os colaboradores possam dar sugestões;
  • deixe os papéis claros e incentivar o diálogo aberto;
  • alinhe a cultura organizacional;
  • crie um ambiente saudável de convivência;
  • Investa em eventos para promover a integração.

Aproveite a visita e confira também:
👉 Diversidade Cognitiva: Qual a Importância Para o Ambiente Empresarial?
👉 Comunicação Interpessoal: o Que é e Como Desenvolver nas Empresas?
👉 Sete Dicas de Produtividade Para Trabalho Remoto
👉 North Star Metric: o Que é e Como Usar Esse Conceito na Empresa?
👉 Real Skills: Entenda o Que São e Sua Importância no Mercado Pós-Pandemia

Como fazer um happy hour corporativo?

A regra básica para fazer um happy hour corporativo é não exagerar. 

Defina um local apropriado, que pode ser um bar ou restaurante perto da empresa, ou ainda um ambiente na própria organização.

A decoração também pode ajudar a incrementar o clima de descontração. Comidas e bebidas — como petiscos — contribuem para construir esse clima agradável. Música não muito alta também é importante para completar.

Detalharemos alguns desses elementos para facilitar a escolha.

É importante lembrar, antes, que esse tipo de evento presencial costuma ser esporádico, ou seja, não precisa ser realizado toda semana, então dá para caprichar bastante.

Local 

Se você escolher realizar o happy hour corporativo fora da empresa, ele pode ser feito depois do expediente ou no final de semana. Apenas se lembre de reservar mesa para todas as pessoas convidadas.

Dependendo do número de participantes, pode ser mais indicado buscar um local próprio para eventos corporativos, com boa estrutura, para não faltar lugar para todos. 

Se a escolha for fazer o evento na empresa, será preciso um pouco mais de organização, mas também não precisa ser nada muito complexo. 

Considere o perfil dos funcionários

Antes de começar a preparar o happy hour corporativo, é importante considerar o perfil dos seus funcionários e fazer escolhas que agradem à maioria deles. 

Quais tipos de bebidas e comidas seus funcionários preferem? Qual estilo de música? 

Uma dica para não ter dúvidas e evitar erros no evento é envolver os funcionários na organização. Se for o primeiro encontro, faça uma pesquisa e colete opiniões de todos. 

Valorize a cultura da empresa e estabeleça regras básicas

Embora a ideia seja descontrair e promover a integração entre as equipes, é importante lembrar de que a imagem da empresa está relacionada ao evento.

Por isso, regras básicas devem ser estabelecidas, como evitar exagerar no consumo de bebidas e também provocar brigas e discussões.

Como convidar os colaboradores?

A comunicação interna é importante nessa hora, para garantir que a data escolhida seja boa para a maioria dos funcionários.

Além disso, um convite virtual enviado por e-mail pode ser um bom motivo até para que os colaboradores trabalhem mais felizes. 

O convite pode ser realizado também por outras plataformas, como o WhatsApp ou a comunicação interna mais usada na empresa. 

O happy hour corporativo pode ser uma ótima maneira de minimizar os impactos causados pela pandemia, dentro do contexto da empresa e do relacionamento das empresas.

Veja como agora.

eBook: Guia Prático sobre Comunicação Interna

Como o happy hour corporativo ajuda a minimizar o impacto da pandemia nas empresas?

O ano de 2020 e 2021 foram bastante desafiadores para as empresas em geral. 

Quase nenhuma organização estava preparada para transferir o trabalho para plataformas digitais e os primeiros meses foram caóticos em muitos casos

Questões como o suporte de líderes, a falta de convívio social e, muitas vezes, uma comunicação interna ineficiente, geraram grandes impactos sobre a integração das equipes.

Se antes a principal forma de se comunicar era a verbal e visual, com o distanciamento, foi preciso transformar isso em escrita. 

E essa mudança traz dificuldades para interpretar emoções, e isso geralmente leva a conflitos.

Antes, você pode conferir esse ep do Tangerino Talks sobre Saúde Emocioal. Aperte o play! ▶️

Como lidar com os impactos da pandemia na empresa?

Se as mudanças são inevitáveis, a adaptação também precisa ser. E cabe à empresa encontrar formas de lidar de uma maneira melhor com os problemas gerados pela pandemia. 

O primeiro ponto a ser falado é sobre o papel da liderança, que pode fazer a grande diferença entre equipes produtivas e motivadas e aquelas que apenas se suportam.

Muitas práticas de gerenciamento de pessoas e liderança não condizem com a realidade atual e os líderes precisam se adaptar aos novos processos. Pressão exagerada pode causar ainda mais desmotivação e prejudicar o clima e a integração da equipe.

Geralmente, a gestão descentralizada é a melhor alternativa, favorecendo demonstrações de confiança e apoio. E nesse ponto, algumas questões podem facilitar a liderança.

Tenha um manual de boas práticas

As empresas tiveram que se reinventar diante da necessidade de mudança e, provavelmente, os funcionários também não estavam preparados para isso. 

Tudo o que aprenderam ao serem inseridos na organização já não faz sentido, portanto, pode ser interessante criar uma cartilha com as “novas boas práticas”. 

Essa é uma forma de ajudar os colaboradores a entenderem o que é esperado deles, oferecer orientação sobre como utilizar cada canal de comunicação, como conciliar a vida pessoal e a profissional, como se relacionar com os colegas virtualmente, etc.

Ouça os colaboradores

Manter a comunicação ativa é a melhor maneira de entender as necessidades dos funcionários e identificar o que pode ser melhorado. 

Algumas vezes, a empresa pode realizar pequenas mudanças que contribuem para aumentar a motivação e o sentimento de valorização do funcionário.

Adote ferramentas digitais

Depois do primeiro susto de ter que fazer grandes mudanças em pouco tempo, as empresas descobriram que muitas ferramentas digitais podem ajudar e facilitar o dia a dia, tanto dos gestores, como dos próprios funcionários.

Enquanto ferramentas simples ajudam a realizar atividades básicas como fazer reuniões por videochamadas e a compartilhar documentos com segurança, outras mais conseguem ajudar a automatizar tarefas e a gerenciar as equipes de funcionários.

Esse é o caso de ferramentas como o controle de ponto digital da Tangerino, que facilita o registro de entrada e saída dos colaboradores pelo aplicativo e oferece 12 tipos diferentes de relatórios que simplificam o controle do RH.

Promova eventos de integração virtuais

Sim, mesmo com o distanciamento, a empresa ainda pode criar eventos que favorecem a integração das equipes no ambiente online. 

Durante esse anos vimos vários casos de organizações que reservaram datas comemorativas como a época das festas juninas, dia dos pais e mães, e outras, para programar eventos virtuais entre os funcionários. 

E, além de ser um ponto favorável para a integração, também gera ótimas repercussões entre os funcionários e para a imagem da empresa. 

Como fazer um happy hour virtual?

Nem sempre é viável, ou recomendável, realizar happy hours presenciais, sempre lembrando da pandemia da Covid-19. As empresas podem promover encontros virtuais que, apesar de ser cada um na sua casa, têm tudo para serem muito divertidos.

Algumas ideias podem funcionar melhor com a sua equipe. O melhor a fazer é experimentar e ver o que seus colaboradores mais gostam.

Faça esses encontros online se tornarem um hábito

O convite para o primeiro happy hour corporativo virtual deve ser informando que a proposta é para colocar o papo em dia, sem preocupações. 

Se a empresa tiver um canal de comunicação coletivo, vale a pena divulgar nele. 

Depois, mais próximo da data do evento, é interessante enviar um convite para a agenda de cada colaborador, para reforçar a importância das participações.

A tendência é que, com o tempo e a habitualidade, esses avisos individuais nem sejam mais necessários e o bate-papo se torna um hábito agradável e fazer parte da cultura da empresa.

Inclusive, temos um ótimo conteúdo para você sobre cultura organizacional. Confira.

Marque um encontro para um café ou lanche coletivo

Sabe aquela hora do café, no final da tarde, que todo mundo tira para bater um papo no escritório? Você pode reproduzir esse momento em casa.

Uma ideia é surpreender seus colaboradores com um kit especial de café, sucos e pequenos sanduíches e marcar o horário para que todos tomem o café juntos, virtualmente.

Ou então uma caixa com petiscos e bebidas em uma sexta-feira no final da tarde!

Ofereça workshops divertidos

Outra dica legal é oferecer workshops práticos para seus funcionários. Mas nada de trabalho! 

Pode ser uma aula para aprender a fazer cupcakes, pães artesanais, doces. Ou então algum tipo de artesanato que o seu funcionário possa chamar os filhos e a família para participar também.

E depois, para descontrair, pode ser feito um concurso para escolher o prato ou o artesanato mais bonito, que tal? 

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:
📙 [eBOOK] Na sede ou em home office – A sua empresa está preparada para o modelo híbrido de trabalho?
📙 [Guia completo] Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!
📙 [eBOOK] Recrutamento Inteligente: como os algoritmos podem colaborar com o seu processo seletivo?
📙 [eBook] Descubra como manter a segurança de dados durante o home office

Conclusão

Você viu como o happy hour corporativo, tanto presencial como virtual, é um importante recurso de integração e motivação de pessoas e equipes. 

Existem muitas formas de torná-lo interessante e divertido, mesmo com o distanciamento social. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como melhorar a integração das equipes na sua empresa, ou se quer saber mais sobre clima organizacional, sugiro que continue a leitura no artigo Clima Organizacional: Criando um Ambiente Positivo na Sua Empresa

Faça um teste Grátis

Deixe um comentário