Quais São as 6 Ferramentas que Auxiliam na Gestão de Equipe de Seu Negócio?

Para gerir uma equipe, é fundamental contar com ferramentas que podem facilitar a rotina, como um bom CRM, uma plataforma de chat em grupo e um aplicativo que faça a gestão da jornada de trabalho.

Tempo de Leitura: 9 minutos

Última atualização em 15 de julho de 2021

Promover a gestão de equipe, em qualquer negócio, é um desafio para todo gerente ou empreendedor. Isso porque estamos falando de pessoas, com suas características, talentos e dificuldades.

Para o gestor, não basta apenas olhar um gráfico e considerar o desempenho dos colaboradores. 

Por vezes, é necessário incentivar a equipe de outras formas. A motivação, nesses casos, tem papel essencial.

Portanto, a gestão de equipe de trabalho vai muito além de indicar quem vai realizar determinada tarefa. 

Continue a leitura e veja o que é uma ferramenta de gestão de equipe e quais as melhores do mercado atualmente.

O que é uma ferramenta de gestão de equipes?

Gestão de equipe

Em resumo, uma ferramenta de gestão de equipes tem a missão de ajudar um time de trabalho a se comunicar, colaborar e se organizar melhor.

KIT de Gestão de Pessoas 2021

Pode parecer pouco, mas esses são fatores que influenciam diretamente na produtividade de qualquer empresa. 

Com o uso dessas ferramentas, se torna muito mais simples criar planejamentos, indicar quem será destacado para realizar certas tarefas e acompanhar todos os detalhes de cada projeto.

Já salve estes artigos para ler na sequência:
👉 Gestão de equipe de vendas: como melhorar o desempenho?
👉 Entenda o que é Kanban e como adotar na gestão de equipes e projetos
👉 Ordem de serviço digital: veja como otimizar a gestão de equipes externas
👉 Quais benefícios uma plataforma de gestão de equipes pode trazer para seu negócio?

Quem já faz uso diário dessas ferramentas de gestão de equipe sabe o impacto delas no resultado dos trabalhos. Entre os recursos mais comuns, destacam-se os listados abaixo:

  • agenda: essa função é realmente a mais comum entre todas as ferramentas de gestão de equipes. Por meio dela, é possível organizar e rastrear as tarefas com prazos definidos. Além disso, permite que todos os colaboradores acompanhem e visualizem essas datas. Assim, todos permanecem alinhados em um determinado projeto;
  • progressão: conforme cada projeto avança, o gestor consegue acompanhar o estágio das tarefas;
  • relatórios: os gestores podem analisar relatórios gerados automaticamente e, com isso, avaliar o progresso de cada projeto;
  • banco de dados: as ferramentas de gestão armazenam no banco de dados diversas informações sobre a rotina de trabalho. A vantagem é que elas podem ser acessadas sempre que for necessário;
  • comunicação: em muitas dessas ferramentas é possível trocar informações por meio de chats ou comentários. Tudo isso organizado em apenas um software e sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.

Veja 6 ferramentas que auxiliam na gestão de equipes

Ferramenta para gestão de equipe

Para que toda a organização alcance o resultado esperado, é preciso avaliar diferentes nuances. 

Somente assim é possível reconhecer quais são os funcionários mais preparados para cada projeto.

É nesse momento que as ferramentas de gestão de equipe mostram sua importância

Por meio delas um gestor tem a oportunidade de organizar todo o processo de trabalho de um negócio.

Por outro lado, algumas ferramentas podem não se adaptar a certos tipos de negócios. A boa notícia é que existem várias delas, até mesmo gratuitas, disponíveis no mercado.

Confira, abaixo, as melhores ferramentas para gestão de equipe e quais as suas principais funcionalidades.

1. CRM

O Customer Relationship Management — também conhecido pela sigla CRM — é uma metodologia criada anos atrás para que as empresas pudessem promover a melhor relação com os clientes. 

Hoje, o CRM é um software utilizado por milhares de empresas para, além de conhecerem detalhes sobre seu público-alvo, organizarem processos internos.

Por mais que um dos principais benefícios da ferramenta seja o foco no cliente final, este software consegue oferecer um panorama sobre o desempenho da equipe, por exemplo.

Ao contribuir para a automatização de certos processos de vendas, o CRM permite ainda que gestores avaliem quais profissionais estão com a melhor performance, e quais deles podem melhorar o desempenho.

Nele, quem faz a gestão de equipe de vendas pode também organizar todas as tarefas. 

Esses períodos são divididos em metas diárias, semanais e mensais. Dessa forma, todos os integrantes do time sabem o que, quando e como fazer determinado trabalho.

Caso seja mais conveniente para o gestor, eles podem ainda sincronizar outras plataformas, como o Google Agenda. 

Assim, automaticamente essas informações são integradas ao CRM, e podem ser acessadas por todos os membros de forma remota.

2. Slack

O Slack é uma ferramenta para gestão de equipes de trabalho ou squads que permite centralizar toda a comunicação nesse aplicativo, disponível nas versões para smartphone e desktop.

O funcionamento dele é baseado em canais. Neles, é possível determinar qual o tópico a ser discutido, quem vai participar da tarefa e ainda trocar mensagens.

Nesses canais os gestores podem compartilhar diferentes arquivos, como fotos, vídeos, mensagens de áudios, entre outros. Além disso, eles podem escrever notas e enviar feedbacks para os integrantes da equipe.

Essa notificação também pode ser realizada de forma individual. Dessa forma, apenas a pessoa que deve receber a mensagem vai ter acesso a ela. Isso é importante, sobretudo para grandes projetos.

Contratação de Colaboradores na Quarentena

O que permite que toda a comunicação seja melhor organizada, e os integrantes da equipe não percam tempo lendo mensagens desnecessárias.

O Slack está disponível em versões gratuitas e pagas. Elas basicamente executam o mesmo trabalho. 

Entretanto, na versão gratuita há restrições, como o limite máximo de 10.000 mensagens. Além disso, ao pagar pelo Slack, a empresa pode realizar inúmeras integrações com outros aplicativos.

3. Zapier

Um dos assuntos mais comentados no mundo corporativo é a flexibilidade no trabalho. Todos querem produzir o suficiente gastando a menor quantidade de horas possível.

Por outro lado, sem o apoio da tecnologia, esse objetivo se torna muito difícil de ser alcançado. Para ajudar quem faz a gestão de equipes, o Zapier entrega uma ótima solução.

A ferramenta consegue criar diversos “zaps”, que conectam diferentes aplicativos e plataformas. 

O principal benefício é a automatização das rotinas de trabalho. Com isso, as equipes de trabalho têm mais tempo para executar tarefas complexas.

Para entender como ele funciona, nada como um bom exemplo. Se uma empresa utiliza um CRM para a captura de leads, é provável que ela queira enviar algum e-mail com informações extras sobre a sua solução. 

Portanto, em vez de convocar um funcionário apenas para executar essa função, é o Zapier que realiza esse trabalho.

Essa ferramenta não é necessariamente uma plataforma para gestão de equipes. Entretanto, ela permite que o gestor promova um melhor fluxo de trabalho. Assim, seus funcionários podem produzir cada vez mais e melhor.

Temos alguns materiais importantes para a gestão de pessoas, veja:
📚 Trabalho remoto: ferramentas para facilitar a gestão a distância
📚 Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar esse mal na sua empresa
📚 Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?
📚 Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!

4. Asana

O Asana, sem dúvidas, é um dos apps de gestão de equipes mais simples e eficientes disponíveis no mercado. Por meio dele, a jornada de trabalho é muito mais fluída e produtiva.

Nele, o gestor pode criar um projeto, adicionar as diferentes tarefas e convocar os membros da equipe. 

Toda a comunicação é realizada dentro da plataforma. Assim, a equipe pode concentrar a troca de arquivos, mensagens e outras informações utilizando um único sistema.

O gestor pode ainda realizar o controle de prazos das tarefas, e acompanhar por meio de um calendário o andamento de cada uma delas. Com isso, é possível ter um controle muito melhor sobre os projetos.

Outro recurso interessante é a seção de arquivos. Nessa pasta é possível encontrar com facilidade todos os documentos anexados em diferentes trabalhos. 

5. Trello

O Trello é uma das ferramentas mais populares para realizar a gestão de equipes de trabalho. Neles, os membros do time se organizam também por meio de cards.

Conforme o projeto avança, esses participantes se movem de um card para outro. Separados por colunas, eles podem ser otimizados da maneira que a empresa desejar.

Nesse caso, seu negócio tem a oportunidade de criar colunas como “Criação de produto”; “Atualizações”; “Retoques finais” e “Entrega”. Esse é apenas um exemplo de como a gestão de equipe pode ser organizada.

Além disso, essa plataforma pode ser integrada facilmente com um software de CRM. O que permite ao seu negócio trabalhar diferentes informações e, por meio delas, promover a melhor experiência do cliente.

Por outro lado, como o trabalho se torna mais simples com o uso dessas ferramentas, é possível motivar ainda os membros do seu time, sobretudo a equipe de vendas, para que eles alcancem os melhores resultados.

 6. Tangerino

O Tangerino é um software de controle de jornada desenvolvido para gerenciar a rotina dos trabalhadores e otimizar processos de RH e DP das empresas. 

Através dele, o colaborador faz o registro do ponto por meio de um aplicativo instalado em seu smartphone ou a partir da versão web. 

O app funciona via internet, mas independente de onde e quando estiver, online ou não, é possível bater o seu ponto, através do armazenamento em nuvem.

Também é possível solicitar ajustes, submeter atestados e assinar a folha de ponto dentro da própria plataforma.

A tecnologia do Tangerino faz uso do reconhecimento facial e da geolocalização, por isso é um sistema seguro, livre de fraudes e autorizado pelo Ministério do Trabalho e sindicatos. 

Quer conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do Tangerino e como ele atua como uma excelente ferramenta de gestão de equipe? Venha conosco, vamos explicar tudo! 

Teste

Deixe um comentário