Comunicação Interpessoal: o Que é e Como Desenvolver nas Empresas?

A comunicação interpessoal é a habilidade de receber, interpretar e transmitir informações utilizando a escrita, a fala ou a expressão corporal. Ela envolve reciprocidade, reações e respostas entre as pessoas.

Tempo de Leitura: 14 minutos

Última atualização em 10 de novembro de 2021

A comunicação nos permite conviver em sociedade e formar grupos harmoniosos, que contribuem para o nosso crescimento pessoal. No âmbito empresarial não é diferente. A comunicação interpessoal é um dos principais fatores para o sucesso profissional.

Independente do cargo que o profissional ocupe, uma comunicação eficiente as relações se tornam mais fluidas e assertivas. 

A habilidade de se comunicar nasce com cada pessoa. Alguns têm mais facilidade, outros menos, mas o uso da linguagem é inerente ao ser humano.

Mas, diante de uma infinidade de personalidades e características diferentes, como uma empresa pode facilitar a comunicação interpessoal? 

Pensando em responder essa pergunta, separamos esse artigo completo, para você descobrir o que é comunicação interpessoal, a sua importância e também como facilitar o seu desenvolvimento na sua empresa. 

Veja tudo o que você descobrir neste artigo:

Flexibilização do trabalho

O que é comunicação interpessoal?

comunicação interpessoal

Uma definição simples para a comunicação interpessoal é a troca de informações entre duas ou mais pessoas, por meio de sinais verbais ou não verbais. 

Na prática, é a habilidade de receber, interpretar e de transmitir informações utilizando a escrita, a fala ou a expressão corporal

A comunicação interpessoal envolve reciprocidade, reações e respostas. Os principais elementos da comunicação interpessoal são:

  • emissor — a fonte da transmissão;
  • mensagem — o conteúdo a ser transmitido;
  • canal — o meio utilizado para transmitir a mensagem desejada;
  • código — idioma;
  • receptor — quem recebe a mensagem;
  • retroalimentação — a resposta que permite verificar se a mensagem enviada foi compreendida.

Além disso, existem alguns tipos de comunicação interpessoal que se diferenciam pela forma como a comunicação é feita.

  • Comunicação verbal — usa a linguagem escrita e falada;
  • Comunicação não verbal — usa recursos como olhares, gestos, postura e até mímica facial para se comunicar;
  • Comunicação paraverbal — diz respeito ao tom de voz, volume e ritmo empregado, assim como as pausas e expressões sonoras.

Qual é a função da comunicação?

A comunicação possui diversas funções na sociedade. No livro Comportamento Organizacional, do especialista neste assunto, Stephen P. Robbins, são elencados 4 principais funções, todas igualmente importantes, nenhuma se sobrepondo às outras.

Controle

Muitas vezes, a comunicação é utilizada para obter o controle sobre um determinado grupo, especialmente em empresas com perfil mais autoritário, que possuem regras muito rígidas.

Esse tipo de comunicação pode ser indireta, como quando um gestor elogia a produtividade de um colaborador, mas faz isso com a intenção de controlar seu comportamento e dos demais funcionários, fazendo-os parecerem menos competentes. 

Motivação

Outra função importante da comunicação é o uso para motivar, genuinamente, outras pessoas, esclarecendo o que precisa ser feito, o nível de qualidade desejado e o que pode ser feito para melhorar continuamente.

Esse tipo de comunicação é conseguida por meio da definição de metas específicas, da troca de feedbacks e também do reforço constante dos comportamentos esperados dos colaboradores

Expressão emocional

A comunicação é a forma que as pessoas têm de expressar seus sentimentos, seja na vida pessoal ou profissional, tanto de satisfação como de frustrações. 

Muitas vezes os grupos de trabalho são a principal fonte de interação social de uma pessoa e esse tipo de comunicação acaba sendo gerado, expondo suas emoções. 

Informação

A última função da comunicação é a de informar e oferecer base para a tomada de decisões efetivas. É por meio das informações obtidas que as pessoas podem analisar possibilidades e decidir sobre temas importantes para si mesmo e para a empresa. 

Quais as características de uma pessoa com boa comunicação interpessoal?

A escuta ativa é a principal característica de uma pessoa com boa comunicação interpessoal

Isso significa que ela consegue interpretar mais do que apenas as palavras ditas pelo interlocutor. Além da semântica, também são interpretados o tom de voz, a velocidade da fala e até a linguagem corporal.

Outra característica marcante das pessoas com boa comunicação interpessoal é a sensibilidade, já que é preciso ter essa habilidade para se conectar com outras pessoas, promovendo a identificação, confiança e empatia. 

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O que é ter uma boa comunicação?

Antes de continuarmos, é preciso voltar à base e entender também o que é ter uma boa comunicação. 

Não existe comunicação unilateral. Comunicar-se é entender e se fazer entender. É interpretar corretamente o que a outra pessoa diz e compreender seu sentido. 

É transmitir informações necessárias para que o outro também entenda o que se pretende. Quando a comunicação atinge esses objetivos, com o mínimo de ruído, pode-se dizer que ela é boa. 

A competência da comunicação é fundamental para que as pessoas estabeleçam diálogos eficientes.

Esse vídeo do Tangerino Talks traz um assunto relacionado a esse. Confira:

Estilos de comunicação interpessoal no trabalho

O autor de best-sellers e CEO da empresa de pesquisa Leaderships IQ, Mark Murphy, descobriu em suas pesquisas que existem 4 estilos de comunicadores

Os tipos se diferenciam com as preferências de cada pessoa na hora de se expressar e determinam o nível de compreensão de uma mensagem.

Esse entendimento se faz importante para conseguir fazer ajustes na comunicação para melhorar a eficiência do entendimento da mensagem transmitida. Veja quais são os 4 estilos.

Pessoal

É o perfil das pessoas que valorizam a linguagem emocional, buscando sempre entender como as outras se sentem sobre determinados assuntos e não apenas como elas pensam. 

Analítica

Perfil relacionado às pessoas que gostam de lidar com dados e números. Têm aversão à ambiguidade e não se identifica com palavras emocionais. 

Intuitiva

As pessoas com perfil intuitivo valorizam a visualização ampla das situações e não se prendem muito aos detalhes. Elas preferem ir direto ao ponto, preferindo uma comunicação rápida e direta. 

Funcional

São pessoas com mais facilidade com processos, detalhes, cronogramas e planejamentos. Têm muita atenção aos detalhes.

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Se a comunicação não é boa, acredite: ela pode melhorar. Por isso separamos algumas dicas.

Perceba seus próprios problemas de comunicação

Todos temos algo que precisamos melhorar na nossa comunicação e é importante percebermos isso. 

Preste atenção em pessoas que você considera que falam bem ou que têm dificuldade e identifique o que exatamente te faz ter essa percepção.

Você pode fazer isso em seu ambiente de trabalho, em uma palestra ou até mesmo assistindo a um vídeo no YouTube.

Compare como você se comunica e veja o que pode ser melhorado. Aproveite também para identificar o seu estilo de comunicação.

Module a mensagem a ser transmitida de acordo com o estilo do outro

O próximo passo é sempre identificar o tipo de comunicação das pessoas com quem você precisa se comunicar.

Sempre que você precisar se fazer entender, busque adaptar a sua mensagem ao tipo de comunicação da pessoa, para facilitar a compreensão dela. 

Não é para você mudar seu estilo, mas fazer pequenas alterações que ajudem o outro a compreender. 

Lembre-se de que não existe certo nem errado e que o objetivo da comunicação eficiente é se fazer entender.

Sempre dê atenção ao interlocutor

Para ter uma comunicação eficaz é fundamental estar aberto e dar atenção ao outro. Pode ser fazendo contato visual, ouvindo verdadeiramente, fazendo perguntas que ajudem a esclarecer, ou mesmo tendo linguagem corporal positiva. 

Essas atitudes também favorecem a construção de um relacionamento mais significativo com a outra pessoa.

Perceba a linguagem não verbal

Muitas vezes o que a pessoa fala, com palavras, não é o mais importante na comunicação. 

O tom de voz, as expressões faciais e a linguagem corporal são grandes complementos da comunicação, muitas vezes demonstrando o contrário do que foi dito. 

Então, tenha atenção à postura, aos movimentos das mãos e ao que diz o rosto da pessoa. 

Limite a incompreensão

Erros de compreensão sempre podem acontecer, e muitas vezes, isso só é compreendido tarde demais. 

Guia Prático sobre Comunicação Interna

Para evitar, sempre faça um resumo do que foi combinado, deixando espaço para que o interlocutor também possa fazer ponderações. 

Qual a diferença entre comunicação interpessoal e relacionamento interpessoal?

Comunicação interpessoal e relacionamento interpessoal são conceitos diferentes.

Enquanto a comunicação envolve, basicamente, transmitir e receber mensagens e informações de maneira eficiente, o relacionamento envolve também outras formas de interação com as pessoas, como amigos, familiares, colegas de trabalho e parceiros amorosos.

Porém, a comunicação complementa o relacionamento, tornando-os mais fortes e verdadeiros. 

O que é comunicação interpessoal nas empresas?

A comunicação interpessoal nas empresas é a forma como as pessoas se comunicam entre si, nas organizações. 

Em uma empresa, todas as pessoas são importantes e o trabalho em equipe é primordial para alcançar o sucesso e os resultados desejados. 

Entretanto, os relacionamentos profissionais costumam ser os mais complicados, pois não somos nós que escolhemos nossos colegas de trabalho, nossos chefes e nem mesmo nossos clientes. Muitas vezes, as diversidades geracional e cultural podem gerar conflitos.

A falta de conexão profissional pode causar sérios danos ao clima organizacional, à motivação dos funcionários e ainda prejudicar o resultado do negócio. 

Sendo assim, é fundamental que os profissionais desenvolvam habilidades de comunicação eficientes, sempre buscando maneiras de melhorar a compreensão de suas mensagens transmitidas.

Como estimular a comunicação interpessoal dos colaboradores?

A comunicação interpessoal sempre pode ser melhorada, mas é fundamental que os envolvidos se empenhem e pratiquem diariamente os aprendizados. 

Algumas práticas podem ser desenvolvidas pela empresa para favorecer o desenvolvimento dessa habilidade. Confira alguns exemplos.

Promova a interação entre os colaboradores

Cada pessoa tem uma personalidade diferente e isso é perfeitamente normal em uma empresa, mas isso não pode ser um problema para a comunicação.

A empresa pode promover ações que aumentem a interação entre as pessoas e ajudem elas a se conhecerem melhor.

Criar um espaço próprio para a interação, como uma sala de jogos ou de descanso ajuda essa socialização. Além disso, ter uma política de relacionamento horizontal contribui para a socialização.

Organize treinamentos em equipe para melhorar a comunicação interpessoal

Além de capacitar os colaboradores, muitas vezes as atividades práticas também aumentam a integração entre as pessoas.

Uma boa ideia é oferecer cursos especialmente voltados para o desenvolvimento da comunicação interpessoal. 

Invista na gamificação

O formato de jogo, na maioria das vezes, favorece o entendimento e permite que várias pessoas realizem uma mesma tarefa, ou missão.

A gamificação também ajuda na integração entre pessoas envolvidas, já que todas dependem uns dos outros para terminar as atividades. 

Faça reuniões frequentes

As reuniões são ótimos momentos para que as pessoas exponham suas ideias, deem feedbacks e exponham seus pensamentos, mas para isso é preciso que elas se sintam à vontade. 

Incentive a troca de conhecimentos

A troca de conhecimentos é essencial para que a comunicação interpessoal seja eficiente. A empresa deve demonstrar a importância disso, incentivando o compartilhamento de ideias. 

Uma solução para isso pode ser promover dias específicos em que um tema deverá ser abordado em reuniões, quando todos podem se candidatar para expor o que pensam a respeito abertamente e sem julgamentos. 

Promova eventos internos e melhore a comunicação interpessoal

Os eventos internos são muito importantes para o engajamento e envolvimento das equipes, favorecendo a comunicação interpessoal. Podem ser happy hours, festas de aniversariantes do mês, palestras, dinâmicas em equipe, festas temáticas, etc.

Impacto da comunicação interpessoal dentro das empresas

A comunicação interpessoal não gera impactos apenas nas pessoas, mas sim na empresa como um todo. Veja como ela pode afetar determinadas áreas.

Gestão executiva 

Os gestores devem possuir a habilidade de comunicação interpessoal muito bem desenvolvida, já que sua função é lidar com pessoas e liderar equipes.

Essa competência também favorece o estabelecimento da confiança e a cooperação entre as pessoas. 

Vendas

A comunicação interpessoal é ainda mais importante no setor de vendas, afinal são profissionais que lidam diretamente com os clientes.

Quando o vendedor não consegue se comunicar de maneira eficaz, o processo de venda tende a não ser produtivo.

Marketing

O marketing exerce uma função estratégica na aquisição de novos clientes e precisa desempenhar uma comunicação interpessoal eficiente para transmitir o que deseja e obter os resultados esperados.

Atendimento

É a porta de entrada dos clientes em uma empresa, o elo entre a empresa e eles. A comunicação interpessoal nesse setor é fundamental para garantir que o cliente se sentirá importante e bem atendido.

Recursos humanos

A comunicação interpessoal é essencial para reduzir conflitos internos e favorecer a construção de um clima organizacional de harmonia. 

Quando os profissionais conseguem se expressar com clareza e compreender o que o outro diz, é possível evitar atritos, retrabalho e muitos outros problemas

É função dos profissionais desse setor o desenvolvimento da comunicação interpessoal eficiente em todos os colaboradores da empresa, promovendo as relações internas positivas.  

Exercícios de comunicação interpessoal

Cada pessoa deve buscar o desenvolvimento da comunicação interpessoal eficiente, entretanto, a empresa deve estimular isso e fortalecer essa iniciativa com políticas de comunicação interna.

Veja como fazer em alguns exemplos:

Empatia

A empatia pode ser estimulada para que as diferenças comportamentais deixem de ser um ponto de atrito entre as pessoas, favorecendo a adaptação e compreensão de todos os envolvidos.

Honestidade

A honestidade é a base dos relacionamentos saudáveis, e é a partir dela que são desenvolvidos o respeito, a segurança e a confiança entre as partes. Quanto mais honestos forem os colaboradores, melhor será a comunicação e os resultados obtidos.

Proatividade

É fundamental estimular as pessoas a desenvolverem a habilidade da comunicação e outros gaps de competências que possam existir. 

Incentive essas pessoas a participarem mais das reuniões e dos planejamentos.

Como a comunicação interpessoal favorece o clima organizacional?

A comunicação eficiente é fundamental para o clima organizacional das empresas. No caso dos líderes e gestores, essa habilidade tem ainda maior importância, já que eles inspiram e motivam os colaboradores. 

Além disso, parte deles o direcionamento sobre as responsabilidades de cada um.

A comunicação interpessoal eficiente evita conflitos gerados pela má interpretação do que foi falado, o que pode gerar problemas de integração e nos resultados. 

Como manter a comunicação interpessoal no home office?

A pandemia da Covid-19 modificou as relações de trabalho e o home office tornou-se uma realidade em muitas empresas, mesmo naquelas que não estavam preparadas para isso.

Nesse contexto, as relações interpessoais foram abaladas, já que o convívio diário foi perdido em muitos casos. 

Mas, após meses nessa realidade, é preciso lidar com a situação e encontrar novas formas de melhorar a comunicação, mesmo estando longe fisicamente. E existem algumas dicas para isso:

  • a empresa deve prezar pela comunicação clara e sem ruídos com todos os colaboradores, que pode ser feito por ferramentas determinadas pelo RH;
  • deve ser incentivada a comunicação entre as equipes;
  • os feedbacks devem ser mais frequentes;
  • podem ser promovidos eventos online, como rodas de bate-papo, happy hours e até jogos para favorecer a integração das equipes, etc.

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:
📚 Admissão à demissão de colaboradores: como otimizar processos e evitar erros
📚 Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!
📚 Gestão de Pessoas 2021: tendências e estratégias para 2021!
📚 Recrutamento Inteligente: como os algoritmos podem colaborar com o seu processo seletivo?

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre comunicação interpessoal e sobre a sua importância nas empresas.

As pessoas são as grandes responsáveis pelo atingimento de metas e resultados nas empresa e é fundamental favorecer o desenvolvimento dessa habilidade para que elas se compreendam, se motivem e se relacionem de maneira produtiva e saudável. 

Todos se beneficiam com o desenvolvimento da comunicação interpessoal, tanto nas relações pessoais como profissionais, principalmente em tempo complexos como os que estamos vivendo. 

Se você gostou desse conteúdo e quer ainda mais dicas para incentivar a comunicação interna na sua empresa, leia também 4 ideias para adaptar a comunicação interna na volta ao trabalho presencial.

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