Recrutamento e seleção: onde o sucesso da sua empresa começa!

Contratar a pessoa certa para o cargo certo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. Isso porque, quando essa ação é bem executada, o negócio colhe diversos benefícios, como aumento de produtividade no trabalho e redução do turnover.

Por isso, recrutamento e seleção podem ser processos delicados, que envolvem encontrar um profissional que tenha os conhecimentos e habilidades adequados para a função e que também esteja alinhado com os valores da empresa e com os colegas com os quais irá trabalhar.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com informações que você precisa saber sobre essa atividade. Descubra a diferença entre recrutamento e seleção, quais são seus benefícios e os tipos de recrutamento existentes. Não perca!

O que é recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção são ações essenciais para a contratação de funcionários para as empresas. De acordo com Idalberto Chiavenato, um dos principais autores da área de administração e recursos humanos do país, o recrutamento envolve diversas técnicas e procedimentos que têm como objetivo atrair candidatos capazes de ocupar cargos em uma empresa.

Na fase de recrutamento, é muito importante que os profissionais de recursos humanos saibam como fazer a divulgação da vaga tendo em mente as características da empresa e do cargo que precisa ser preenchido. Dessa forma, podem atrair os candidatos mais adequados para a função.

Ainda de acordo com Chiavenato, a seleção, por outro lado, representa a “escolha do homem certo para o lugar certo”. Ou seja, trata-se do ato de escolher profissionais para contratar entre os candidatos recrutados inicialmente. Recrutamento e seleção, portanto, são ações interdependentes e que se complementam.

Na etapa de seleção é preciso analisar a necessidade da empresa, a quantidade de etapas que o processo seletivo terá, como elas irão funcionar e quais instrumentos serão utilizados, entre outros. Como exemplo, podem ser realizadas entrevistas, provas e testes individuais ou em grupo nessa fase.

Quais os benefícios de um processo de recrutamento e seleção eficaz?

Agora que você já sabe qual a diferença e qual a relação entre as atividades de recrutamento e seleção, saiba que quando esses processos são eficazes, muitos benefícios podem ser gerados para as empresas. Confira alguns deles a seguir.

Maior produtividade e qualidade

Para manter a qualidade das atividades realizadas e o nível de competitividade do negócio diante dos concorrentes, é fundamental formar boas equipes de trabalho.

Um bom processo de recrutamento e seleção, portanto, possibilita que a produtividade e a qualidade nos processos aumentem, visto que existirão pessoas desempenhando atividades para as quais possuem os conhecimentos e as habilidades necessários.

Maior alinhamento do profissional com a cultura da empresa

Ter funcionários de todos os cargos hierárquicos alinhados com os valores, a visão e a missão da empresa também é uma ação estratégica de sucesso empresarial que depende de um bom processo de seleção de trabalhadores.

Esse alinhamento é necessário para que a cultura organizacional possa ser fortalecida e o clima no ambiente de trabalho tenha uma boa qualidade. Ambos são fundamentais para manter os funcionários motivados e com bom desempenho nas atividades.

Redução do turnover

Um processo de recrutamento e seleção eficaz também é essencial para a redução do turnover nas organizações.

A rotatividade de trabalhadores nas empresas pode ser resultado de diferentes motivos, sendo alguns deles a baixa remuneração e a desmotivação, que podem ser causados se não houver um alinhamento entre as expectativas do funcionário e o que a empresa pode oferecer.

O turnover pode gerar prejuízos para a organização, os quais vão desde aspectos financeiros até aqueles ligados à produtividade.

De acordo com levantamento da consultoria Lens & Minarelli em parceria com a Fundação Dom Cabral, realizar uma nova contratação é 15% mais caro que investir em um funcionário da empresa.

Quais os tipos de recrutamento existentes?

Depois de compreendermos a importância das ações de recrutamento e seleção, é importante conhecer os tipos de recrutamento existentes e quais suas vantagens e desvantagens. Descubra a seguir.

Recrutamento interno

O recrutamento interno é aquele que acontece dentro da empresa. Isso significa que ele se restringe aos funcionários já contratados pela organização, podendo promovê-los em uma área ou realocá-los em novas oportunidades.

Entre as vantagens desse tipo de recrutamento, estão o conhecimento do perfil do funcionário, que reduz tempo e custo para os profissionais de RH. Além disso, os colaboradores se sentem mais valorizados, o que é importante para a motivação. Uma desvantagem é que o cargo ocupado anteriormente pelo funcionário selecionado fica vago.

Recrutamento externo

Esse tipo de recrutamento atrai profissionais que estão em busca de recolocação ou que são funcionários de outras empresas. Nesse caso, é possível anunciar a vaga publicamente e contar com consultorias de talentos, o chamado headhunting, e com parceiros estratégicos, como instituições de ensino.

No recrutamento externo, pode-se obter um grande número de candidatos, o que pode ser algo bom ou ruim, a depender dos objetivos em questão. Ele também possibilita que a empresa possa contar com profissionais que trazem novas ideias e práticas para a organização. Por outro lado, esse tipo de recrutamento envolve mais riscos de dar certo que o recrutamento interno.

Recrutamento misto

A combinação entre o recrutamento externo e interno compõe o recrutamento misto. Dessa forma, a empresa pode valorizar os talentos que já possui, enquanto também seleciona novos profissionais.

Esse tipo de recrutamento pode acontecer concomitantemente ou primeiro contar com uma etapa interna e, posteriormente, com uma externa e vice-versa.

Recrutamento online

A tecnologia pode ajudar a tornar os processos de recursos humanos mais eficientes. No caso das ações de recrutamento e seleção, as empresas podem utilizá-la para realizar os processos, sejam externos ou internos.

Existem ferramentas no mercado que automatizam algumas das etapas de recrutamento e permitem que apenas os candidatos mais adequados avancem no processo seletivo. Dessa forma, as empresas economizam tempo e custos e permitem que a seleção possa acontecer entre profissionais mais adequados à necessidade.

Recrutamento e seleção são duas atividades essenciais para os profissionais de recursos humanos e também ferramentas estratégicas para o sucesso de qualquer negócio.

Um processo eficiente de seleção de funcionários pode aumentar a produtividade, reduzir o turnover e melhorar o clima organizacional, entre outros benefícios para as empresas.

Quer melhorar ainda mais a eficiência dos seus processos de RH? Faça download do e-book Automação de processos e uso da tecnologia na gestão de pessoas!

teste grátis 14 dias