Afinal, qual é o custo de um funcionário?

O salário está longe de ser o único gasto que o empregador tem com o empregado. A depender do porte da empresa, o custo de um funcionário pode ser até 70% maior do que, de fato, consta no contracheque.

O motivo é simples: encargos trabalhistas. Eles podem ser previstos, como o FGTS e o 13º salário, mas existem ainda aqueles que aparecem de vez em quando, como os gastos com admissão e demissão.

Vamos fazer a conta de quanto custa tudo isso juntos? Acompanhe!

O custo básico de um funcionário

Para saber o custo de um funcionário, consideramos aqui um empregado cuja remuneração seja de R$ 998,00. Para esse caso, teremos duas situações:

Empresa optante pelo Simples Nacional

O regime de tributação diferenciada Simples Nacional pode ser optado por empresas com receita bruta de até R$ 4.800.000,00 ao ano. Nesse caso, há a redução da porcentagem paga em alguns dos impostos e a não contribuição de outros.

Assim, teremos:

  • FGTS: 8%
  • Fração de férias: 11,11%
  • Fração do Décimo Terceiro: 8,33%
  • FGTS (Provisão mensal de multa para rescisão): 4%
  • Previdenciário (férias, FGTS e Descanso Semanal Remunerado): 7,93%

Tem-se, então, um acréscimo de 39,4% nos gastos com o funcionário, totalizando R$ 1.341,31 de custo de um funcionário.

Empresa não optante pelo Simples Nacional

Aqui, ao cálculo do custo de um funcionário são acrescentados outros encargos trabalhistas, como o Salário Educação:

  • FGTS: 8%
  • Fração de férias: 11,11%
  • Fração do Décimo Terceiro: 8,33%
  • FGTS (Provisão mensal de multa para rescisão): 4%
  • Previdenciário (férias, FGTS e Descanso Semanal Remunerado: 7,93%
  • INSS: 20%
  • Seguro Acidente de Trabalho: 3%
  • Salário Educação: 2,5%
  • Alíquota de terceiros:3,3%

No total, o gasto com funcionário de uma empresa não optante pelo Simples Nacional tem um acréscimo de 68,2% ao valor da remuneração. No nosso exemplo, o custo de um funcionário é de R$ 1.678,64.

Fique atento a estes outros gastos!

Apresentamos logo acima os encargos sociais e trabalhistas envolvidos no custo de um funcionário. No entanto, não se esqueça de que o cálculo pode envolver, ainda, outros gastos, tais quais:

  • uniforme;
  • refeição no local de trabalho ou auxílio refeição;
  • treinamento;
  • assistência médico-hospitalar;
  • auxílio transporte.

Esse último é de concessão obrigatória, caso o empregado utilize transporte para trabalhar. Assim, soma-se ao custo de um funcionário o valor da tarifa de ônibus municipal utilizada mensalmente, descontado de 6% do salário do trabalhador (o valor do desconto é limitado ao valor de auxílio concedido).

Fazendo uma conta aproximada — já que os valores acima dependem do porte da empresa, investimento em capacitação e até localização geográfica —  podemos acrescentar 10% sobre a remuneração. Prepare-se, então, para desembolsar valores de R$ 1.441,00 a 1.778,44 para manter um trabalhador que ganhe, aproximadamente, um salário mínimo.

Os custos de um funcionário ficam ainda maiores quando a rotatividade é alta. Quer mudar isso? Invista em retenção de talentos!

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