Veja como QR code facilita o registro da jornada

O QR ponto é uma prática que permite empresas a realizar o controle de jornada através da leitura de QR codes específicos para cada um de seus funcionários.

Talvez você não tenha feito essa analogia, mas os códigos QR são, hoje em dia, o que o código de barras foi em 1970, quando surgiu. O modelo mais antigo consistia em barras unidimensionais para identificar diferentes produtos.

O QR Code, no entanto, é uma tecnologia bidimensional, faz uso de leitura vertical e horizontal de uma imagem e pode ser lido pelas câmeras de praticamente qualquer celular.

Essa é uma tecnologia comumente utilizada para facilitar o pagamento em máquinas de cartão ou por aplicativos bancários. Contudo, conforme o mundo se torna mais e mais digital, esse código passou a ser usado para outras finalidades.

Continue a leitura e veja como o que é QR Code e como ele pode ser usado para facilitar o registro do ponto. Acompanhe!

Primeiro, você sabe o que é um QR Code?

QR ponto: Entenda como facilitar o registro de ponto dos colaboradores

QR Code significa Quick Response Code, ou seja, é um código de resposta rápida. Embora ele tenha se popularizado nos últimos anos, foi criado em 1994, por uma empresa do Grupo Toyota, no Japão.

Essa companhia que o criou, chamada Denso-Wave, tinha um problema bem comum a empresas desse segmento: dificuldade em classificar de maneira fácil e precisa as peças dos carros.

Depois que a empresa implementou essa ferramenta, ficou claro que o QR Code poderia ser usado em muitos outros segmentos. Ele se tornou uma tecnologia fundamental à gestão de pessoas, como veremos ao longo do artigo. 

Inicialmente, ele foi empregado para oferecer aos clientes conteúdos e informações exclusivas, já que possui uma alta capacidade para armazenar dados. Com isso, basta fazer a leitura do código e levar o consumidor aonde se quer que ele vá. E foi essa função que abriu portas para as várias possibilidades que vemos hoje.

O que muda com o QR ponto?

Agora chegamos no momento em que essa tecnologia entra nas empresas. E os times que mais se beneficiaram com isso foram o RH e o DP, uma vez que o QR code, agora, pode ser usado para o controle de ponto.

O QR ponto, através do QR code, dá aos seus colaboradores mais uma opção para realizar seus pontos diários, seja através de um aparelho próprio, como celular ou tablet, ou por um computador ou aparelho fixo disponibilizado pela empresa. Basta apenas que o dispositivo possua uma câmera capaz de reconhecer o código QR.

Como funciona o ponto por QR code?

Essa é uma forma simples e rápida de registrar a jornada de trabalho. Cada colaborador recebe um código — pessoal e intransferível — e, por meio dele, consegue registrar suas entradas e saídas, além dos intervalos.

O código pode ser lido pelo smartphone do colaborador ou por um tablet disponível na entrada da empresa. Para isso, basta apontar o QR code para o leitor e, assim, o sistema registra o dia, a hora e o local onde a jornada está sendo iniciada.

Além disso, o sistema pode, ainda, fazer uma leitura biométrica facial do colaborador e garantir a integridade da informação. Nossa solução mais recente, o Tangerino Totem, faz tudo isso, mas vamos falar sobre ele mais à frente.

Vantagens do QR ponto

Se a sua empresa ainda usa o registro de ponto eletrônico, com a leitura da impressão digital dos colaboradores, é hora de repensar. Estamos enfrentando um período singular na nossa história, com a pandemia do novo coronavírus, e várias empresas precisaram se digitalizar às pressas para acompanhar as mudanças.

Com a maioria das equipes em home office, ficou impossível registrar o ponto presencialmente. É por isso que soluções como o QR ponto são bem-vindas nesse período.

Dentre as vantagens, então, podemos mencionar a possibilidade de acompanhar os horários de todos os colaboradores, mesmo que cada um esteja trabalhando em casa.

Além disso, dificilmente um funcionário não terá um dispositivo móvel, como um smartphone, para fazer os registros. Essa facilidade é outra vantagem da ferramenta.

Contudo, embora pareça a solução para todos os problemas, o QR Ponto tem algumas desvantagens. 

Desvantagens do registro de ponto por QR code

Conforme foi sendo empregado, o sistema de QR ponto apresentou uma lacuna simples, porém crucial para manter a integridade das informações registradas.

Caso um colaborador decida imprimir seu código e passá-lo a outro funcionário, este poderá fazer o registro do ponto no lugar do colega. Ou, ainda, é possível registrar o ponto de outro local, sem que a pessoa esteja necessariamente trabalhando.

Contudo, para solucionar esse impasse, foram pensadas outras formas de garantir a veracidade das informações e, com isso, fazer o devido registro do ponto dos colaboradores, tudo via internet.

Vamos falar sobre essas medidas a seguir. 

Como fazer um controle de jornada sem fraudes?

Em relação ao registro do ponto, o empregador precisa ter a garantia de três informações: o horário dos registros, o local e quem está fazendo esses apontamentos.

Como vimos, embora seja uma solução inteligente, o QR ponto sozinho não consegue atingir todos esses objetivos. Porém, é possível aliá-lo a outras ferramentas para entregar dados ainda mais precisos aos gestores.

Pensando nisso, optamos por aliar a leitura do QR code ao escaneamento facial. E isso funciona de uma maneira bem simples.

No momento de registrar sua jornada, o colaborador posiciona o dispositivo para fazer a leitura de seu código QR normalmente. No entanto, além de ler o código, o software também tira uma foto do funcionário. Dessa forma, as fraudes no registro são facilmente evitadas.

Como a solução do Tangerino pode ajudar?

Toda empresa cliente Tangerino pode se beneficiar do QR ponto, só é preciso habilitar essa opção nas configurações do Gestor Tangerino, possibilitando que cada colaborador utilize seu QR code como seu código PIN na hora de realizar seu ponto.

config QR code

O próprio funcionário também pode tornar essa atividade ainda mais rápida indo às configurações de ponto do aplicativo e ativando a opção para realizar o ponto automaticamente. 

Contudo, como vimos, para que não haja fraudes é necessário contar também com o leitor facial. É uma solução barata, uma vez que qualquer dispositivo com câmera, como um tablet, pode ser usado.

Além disso, é uma forma de garantir a saúde dos colaboradores, principalmente agora, quando muitas empresas estão retomando as atividades presencialmente, mesmo ainda havendo risco de contaminação. 

Quer entender como o Tangerino Totem funciona? Fizemos um vídeo para mostrar a você.

Despertamos o seu interesse quanto ao QR ponto e o Tangerino Totem? Utilize o QR code ao lado e teste gratuitamente nossa solução!

Dúvidas sobre o sistema de controle de ponto Tangerino? Conheça a nossa área de ajuda ao cliente.

teste grátis 14 dias