Como Conseguir uma Promoção no Trabalho? Confira as 8 Principais Dicas!

Para receber uma promoção no trabalho, o colaborador não deve apenas esperar uma iniciativa vinda da empresa, ele deve fazer com que seus esforços sejam reconhecidos pelos líderes.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 19 de agosto de 2021

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Muitas pessoas sonham com o momento em que o RH da empresa soltará aquela notícia bem-vinda de que a promoção no trabalho finalmente chegou!

Por mais que seja algo muito aguardado, não precisa partir somente da própria empresa. Os funcionários também podem ter iniciativa para fazer com que os seus esforços sejam reconhecidos.

Claro, tudo pode variar de acordo com a cultura da empresa. Muitas colocam essas promoções quase que “instantaneamente” no plano de carreira dos seus colaboradores, enquanto outras precisam de provas concretas do desempenho dos funcionários, oferecendo a promoção para aqueles que se destacam mais.

Qual situação mais se encaixa na sua carreira atualmente? De qualquer forma, queremos apresentar, neste artigo, 8 dicas para você finalmente ter uma promoção no trabalho — e poder comemorar! Vamos lá?

O que significa ter uma promoção no trabalho?

Muitas pessoas acreditam que ter uma promoção no trabalho significa apenas ter um aumento no salário. Mas pode ir bem além disso.

Esse upgrade pode significar, por exemplo, uma troca na senioridade (saindo do júnior, para pleno, para sênior) ou até mesmo de posição, saindo de liderado para supervisor ou coordenador.

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Muitas vezes essas promoções podem estar relacionadas ou não ao aumento salarial. Tudo dependerá do acordo firmado entre você e a empresa.

Além disso, tudo deve estar alinhado dentro da sua proposta de plano de carreira e o quanto as oportunidades são vantajosas.

Se você sentir que esse é o melhor momento para solicitar um aumento salarial ou troca de posição, nada pode impedir a sua vontade. 

No entanto, é preciso que toda essa negociação esteja bem embasada e estruturada, assim a empresa não poderá contestar essa promoção.

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Quais são as melhores dicas para solicitar promoção no trabalho?

Provavelmente, você está lendo este artigo para saber como solicitar uma promoção no trabalho, correto?

As dicas abaixo são práticas e podem ser aplicadas para qualquer funcionário, desde aqueles juniores até os mais seniores. Confira abaixo!

1. Saiba quais são os objetivos

Como citado acima, não basta apenas almejar por uma promoção no trabalho (até porque, no fundo, é o que todos queremos), é preciso saber em qual posição você está na sua carreira e onde quer chegar.

Ter esses objetivos traçados tornará o processo mais fácil e claro. Você pode trazer argumentos da sua rotina. 

Por exemplo, se hoje você é júnior, mas acredita que desenvolve funções de funcionários plenos, pode usar essa informação a seu favor.

O mesmo vale se você almeja algum dia ser um líder e sente que esse momento pode estar cada vez mais próximo com as novas posições que surgem na empresa.

Para além de ter esses objetivos, conheça também as possibilidades que a sua empresa oferece.

Há budget para realizar promoções? Existem cadeiras nas quais você quer sentar? Tudo precisa ser avaliado levando em conta as suas necessidades.

2. Saiba ouvir feedbacks

Os feedbacks, quando construtivos, devem ser recebidos de forma positiva. Afinal, com eles nós conseguimos consertar o que não está dando certo e avançar naquilo que já está funcionando.

Por isso, enquanto profissionais, é muito importante que todos nós estejamos abertos para recebê-los, sabendo que podem chegar desde posições acima, como também dos colegas de trabalho. Nesse ponto, o processo de escrita torna-se fundamental.

3. Trabalhe na sua inteligência emocional

A inteligência emocional pode servir como uma verdadeira arma para que as doses de dedicação, esforço e disciplina estejam perfeitamente balanceadas.

Esse conceito psicológico pode ser definido como a capacidade de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.

Quando essa inteligência está desenvolvida, você consegue ter maior controle e postura para buscar uma nova promoção no trabalho. Para somar, você também desenvolve o seu autoconhecimento.

4. Saiba como funciona a empresa internamente

Como pontuado anteriormente, o processo de ganhar uma promoção no trabalho varia de empresa para empresa. Dessa forma, é fundamental você entender como funciona dentro da sua.

Para isso, é possível bater um papo com alguém do time de RH ou até mesmo com o seu chefe direto, esclarecendo todas as dúvidas e percebendo quais são as oportunidades futuras.

Dependendo do resultado da conversa, você pode chegar a perceber que a sua empresa atual não está mais compatível com o seu plano de carreira, iniciando a possibilidade de procurar um novo emprego — mas isso é assunto para um outro post.

5. Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho

Em grande parte, as pessoas que conseguem ter um destaque maior na empresa também possuem um bom relacionamento com seus colegas.

Esse bom relacionamento também se estende com clientes, parceiros e fornecedores. Muitos podem achar isso pouco relevante, mas a verdade é que ter bons relacionamentos é uma das soft skills mais procuradas por recrutadores atualmente.

E é esse diferencial que pode resultar em uma promoção no trabalho. Procure cativar as pessoas e fazer da sua presença algo agradável e positivamente marcante.

6. Prove em números o seu destaque

Quando você estiver decidido a solicitar uma promoção no trabalho, que tal provar em números o quanto o seu cargo está impactando positivamente a empresa? E esses números podem vir em forma de KPIs.

Os indicadores-chave de performance podem ser demonstrados em apresentações formais ou até mesmo por um e-mail bem estruturado. 

O mais importante é apresentá-los com clareza e objetividade, retirando qualquer possibilidade de eles serem entendidos de forma incorreta.

7. Aprimore os seus skills

A empresa já sabe que você é bom no que faz — por isso ela te contratou —, mas ela também espera que você vá além. É aí que surge a necessidade de evoluir as suas habilidades.

E existem diversas formas de promover o desenvolvimento, como aprender a falar inglês fluentemente ou conhecer um novo software do mercado.

Temos alguns materiais interessantes sobre o assunto, veja:
📚 [Planilha] Avaliação de desempenho por competências
📚 [Planilha e checklist] Pesquisa de clima organizacional
📚 [Ebook] Desenvolvimento de lideranças: invista em uma equipe de sucesso!
📚 [Ebook] Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar este mal na sua empresa
📚 [Ebook] Indicadores de RH: dados estratégicos que você precisa acompanhar

8. Tenha iniciativa

Pode ser que sua empresa já esteja preparando a sua promoção, mas os líderes esperam por uma iniciativa sua para esse momento se concretizar.

Obtenha cada vez mais conhecimento sobre a sua empresa e sobre o cargo que está tanto querendo. Assim, a promoção no trabalho passará de uma simples possibilidade para uma realidade.

As dicas acima são perfeitas para quem deseja destacar ainda mais no ambiente corporativo. No entanto, não deixe de entender as possibilidades e também como você pode alcançar os próximos passos sem comprometer a sua saúde física e mental.

Agora que você já conhece as melhores dicas para conseguir uma promoção no trabalho, veja aqui como desenvolver o seu lado profissional e pessoal!

Este artigo foi escrito em parceria com o Blog Aprenda, da Hotmart.

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