Profiler: faça a análise do perfil comportamental do seu colaborador

O profiler é utilizado pelos profissionais de gestão de pessoas para entenderem quais são os perfis comportamentais dos colaboradores, a fim de se informar mais sobre sua equipe e suas motivações.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.

Já imaginou uma ferramenta que pode identificar as habilidades de seus colaboradores, montar equipes de alta performance, desenvolver, melhorar e transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Apresento a você o Profiler, uma ferramenta que traça o perfil comportamental dos seus colaboradores.

O Profiler, utilizado por profissionais de RH e gestores, tem como objetivo o mapeamento de competências e habilidades dos funcionários de uma organização. O mapeamento, com precisão de 97% na identificação de perfis, entrega mais de 50 informações sobre o perfil dos colaboradores e candidatos.

Por meio dessa ferramenta, é possível traçar os perfis comportamentais e identificar qualidades e dificuldades que possam impactar diretamente no clima organizacional e no ambiente de trabalho. Mas de onde surgiu essa ferramenta?

O que é Profiler e qual sua origem? 

Profiler

O Profiler é uma tecnologia baseada na metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais. A ferramenta foi aprovada pela UFMG, USP e FINEP. Como citado anteriormente, o Profiler tem precisão de 97% na identificação de perfis e entrega uma avaliação comportamental com mais de 50 informações em 5 minutos.

Por meio dele, gestores e profissionais de RH, têm em mãos relatórios completos que mostram de índices situacionais até pontos positivos e negativos de cada colaborador. Além de mostrar suas competências.

O principal objetivo do Profiler é transformar a gestão de pessoas de uma empresa, pois com o perfil comportamental, os funcionários terão mais autoconhecimento e os gestores poderão realizar planos de desenvolvimento baseados nas qualidades, dificuldades e competências de cada um.

Com todo esse trabalho realizado pelos gestores e pelo RH, a tendência é que os colaboradores se tornem cada vez mais engajados com a empresa, tornando o ambiente harmônico e proporcionando uma cultura organizacional mais forte. É importante saber como cada colaborador se adapta e como trabalhá-lo, até porque cada um tem um perfil comportamental diferente do outro.

Quais os 4 perfis comportamentais?

Como citado ao longo do texto, cada pessoa é diferente da outra, seja nas características, habilidades e adaptações em situações do dia a dia. O Profiler, entregará informações concretas de como cada perfil reage a diversas situações e como pode desenvolvê-lo. Existem quatro perfis comportamentais, sendo eles: comunicador, executor, planejador e analista. Abaixo, você vai entender um pouco mais sobre cada um:

Comunicador 

O principal valor do perfil comunicador é a conexão. Tende a ser uma pessoa bastante ativa, extrovertida e vaidosa. É uma ótima companhia e bastante comunicativa. Esse perfil gosta de ser visto, reconhecido e marcar a presença onde esteja.

Não gostam de rotinas ou monotomia, preferem trabalhos que tenha muita movimentação e que envolve o contato interpessoal, ou seja, se adaptam muito bem em trabalhos em equipe. Trabalham melhor e são mais ágeis em ambientes harmônicos.

Executor

O perfil executor tem como principal valor a velocidade e o resultado. Se seu desejo for motivar um colaborador com esse perfil, dê desafios a  serem solucionados. São pessoas bastante ativas e dinâmicas, demonstram determinação e disposição para aprender e mostrar o resultado esperado pelos gestores.

Tendem a ser líderes natos, sendo assim, não têm medo de assumir grandes responsabilidades e enfrentar dificuldades. Costumam ser muito competitivos, por isso, nos trabalhos de equipe, esse perfil precisa ter cuidado para não querer se sobressair perante aos colegas.

Planejador 

O perfil planejador tem como valor principal a linearidade. As pessoas com essa característica são calmas e gostam da rotina, necessitam de ambientes harmônicos para trabalharem melhor. Um dos principais motivadores desse perfil é um planejamento bem definido, pois dessa forma, podem seguir conforme as normas e regras estabelecidas.

Gostam de trabalhar cercados por pessoas ativas pois são muito empáticos e relacionais. Se sentem motivados quando são reconhecido pelo seu trabalho e lidam muito bem com situações críticas e de risco.

Analista

Qualidade é o principal valor dos analistas. Este perfil é bastante sensível, o que leva a ser bastante artístico. Tendem a ser rígidos e cobram muito de si mesmos, pois sempre querem entregar o melhor. Isso os leva a serem um pouco pessimistas.

Pessoas com esse perfil observam as oportunidades e apresentam soluções. São bastante comprometidas e leais ao seu trabalho e cumprem com suas entregas. São discretos, calmos, inteligentes e tem facilidade com tarefas mais detalhadas e analíticas.

Quais as vantagens do Profiler? 

Agora que você já entendeu o que é Profiler e os perfis comportamentais, é importante saber como ele ajudará o seu RH a ter uma gestão de pessoas mais eficaz. Além de transformar a gestão de pessoas de sua empresa, o Profiler trará outras vantagens. Veja algumas delas abaixo:

  • otimização das análises por meio da tecnologia;
  • informações e dados precisos dos seus colaboradores;
  • índices situacionais reais; 
  • construção de uma base sólida de informações relevantes sobre as equipes;
  • localização fácil de cada dado;
  • mensuração de dados, acompanhamento e criação de estratégias.

Com o Profiler, será possível também, gerar planos de desenvolvimento de competências dos colaboradores da empresa. Dessa forma, aumentando a produtividade da equipe e os resultados da empresa.

Durante o processo de recrutamento e seleção, o profiler pode ser aplicado para atrair novos talentos para a sua empresa. Ao mapear os colaboradores e os candidatos, o RH poderá entrecruzar as competências de profissionais de alta performance com possíveis candidatos, descobrindo assim, qual o perfil ideal para a vaga.

Decisões mais estratégicas, treinamentos, desenvolvimentos, cultura organizacional mais forte são alguns dos vários benefícios de implementar o Profiler em sua empresa. O RH, por meio dele, sairá do feeling e tomará decisões baseadas em dados concretos e eficazes.

Agora que você já conhece o que é Profiler, como fazer a análise do perfil comportamental do seu colaborador e suas vantagens, que tal descobrir o seu perfil comportamental e conhecer na prática como ele pode mudar a sua gestão de pessoas?

teste grátis 14 dias