Por Que Usar o Ponto Eletrônico Para Empresas? Veja os 9 Principais Motivos

O uso do ponto eletrônico para empresas é capaz de eliminar sistemas ultrapassados e vulneráveis a erros, criando informações seguras e verídicas sobre as jornadas realizadas pelos funcionários.

Tempo de Leitura: 6 minutos

Última atualização em 20 de março de 2021

O controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 ou mais funcionários, segundo determinação da CLT. 

Para ajudar no cumprimento da lei, soluções de ponto eletrônico para empresas foram criadas como alternativa aos sistemas manual e mecânico.

O crescente interesse de empresas em seguir essa mudança levou à sua regulamentação, em 2009, pela Portaria 1510 do MTE

Desde então, mais gestores avaliam a possibilidade de também contar com essa solução tecnológica.

Se esse é o seu caso, siga em frente com a leitura. Neste post, apresentamos bons motivos pelos quais apostar no ponto eletrônico para empresas!

ponto eletrônico para empresas

1. Segurança para a empresa e os colaboradores

A marcação de ponto manual está sujeita a erros e até a situações que geram desconfiança entre a empresa e seus colaboradores. 

Um sistema de ponto eletrônico para empresas faz os registros de forma automática, gerando relatórios livres de dúvidas e incoerências.

Dessa forma, as partes envolvidas contam com a precisão da tecnologia para assegurar o cumprimento ou não das horas de trabalho. 

O que acontece porque o sistema de ponto eletrônico permite checar horários de chegada e saída, horas extras e ausências.

Talvez estes conteúdos também despertem o seu interesse. Confira!
👉 Tudo sobre o controle de ponto digital
👉 Teletrabalho e home office: quais são as principais diferenças?
👉 Case Sólides: como o Tangerino ajudou a otimizar a rotina da empresa
👉 Flexibilidade no trabalho: veja como adaptar sua empresa e melhore os resultados

2. Controle e facilidade de acompanhamento

O uso de um ponto eletrônico para empresas simplifica a rotina de marcação, bem como a sua supervisão. 

Em ambas as situações, a necessidade de intervenção humana é reduzida, minimizando também a ocorrência de falhas que são comuns ao controle de ponto manual.

Além disso, caso a empresa opte por uma solução eletrônica e digital, o gestor passa a ter acesso à informações quanto à movimentação dos colaboradores em tempo real.

3. Monitoramento do banco de horas

Fazer o controle das horas trabalhadas de cada trabalhador pode ser bastante desafiador quando não há um sistema de ponto eletrônico na empresa.

Por meio dele é possível saber, diariamente, quantas horas excedentes cada colaborador realizou e qual será o montante a pagar no final do mês a título de horas extras.

Além disso, com o acesso simplificado a essas informações, a ferramenta ainda traz a possibilidade de mapear os custos extras com pessoal, como os impostos sobre folha de pagamento, que podem ser reduzidos.

4. Menos tempo desperdiçado para o RH

Um sistema manual demanda um processo trabalhoso de transformar horas em minutos para somá-los e, depois, novamente transformá-los em horas para contabilizar a jornada de cada colaborador.

Enquanto um sistema mecânico demanda que os dados dos cartões de ponto sejam transferidos para uma planilha ou sistema de ponto. Um processo que pode ser igualmente moroso e sujeito a falhas.

Trabalho remoto

Uma solução de ponto eletrônico para empresas resolve essa situação com a geração de relatórios de registros executados, facilitando essa etapa do trabalho do RH.

5. Facilidade em organizar as escalas de trabalho

O ponto eletrônico permite uma adaptação ao segmento do seu negócio. Se a sua empresa trabalha com jornada de trabalho flexível, é possível criar, modificar e fazer novas escalas com mais rapidez e simplicidade.

Uma simples atualização como essa pode representar uma grande otimização de tempo das pessoas e, portanto, aumento da produtividade do seu negócio.

6. Apoio para decisões estratégicas

Os já mencionados relatórios que são gerados pelo sistema de controle de ponto permitem que o gestor tenha uma visão mais clara da produtividade de seus colaboradores.

Assim, pode usar os dados disponibilizados para a aplicação de indicadores de desempenho que orientem decisões estratégicas em prol de melhores resultados para a empresa.

7. Simplicidade e usabilidade

A interface do sistema de ponto para empresas é intuitiva e simples para o usuário. A solução pode ser utilizada em computadores, tablets e smartphones e acessada em poucos cliques, tanto pelo gestor quanto pelo colaborador.

O registro da entrada e saída de funcionários é feito em tempo real e você já pode começar a monitorar a jornada de trabalho dos seus colaboradores online, sem a necessidade de outros equipamentos ou softwares de gestão.

8. Controle de funcionários externos

Se o seu negócio realiza atividades externas, o controle de ponto eletrônico certamente ajudará.

Por meio da ferramenta, é possível fazer checklists de tarefas, ordens de serviço eletrônicas, cálculos de quilometragem e controle de reembolsos. Dessa forma, sua gestão financeira fica muito mais organizada!

Um sistema de ponto eletrônico para empresas de logística, por exemplo, é peça fundamental para quem quer se manter competitivo no mercado sem perder de vista o desempenho da equipe. 

Temos alguns materiais que podem ser úteis para a sua empresa, veja:
📚 Ponto eletrônico:aprenda a escolher o ideal para a sua empresa
📚 Gestão de presença em tempo real: aumente a produtividade no trabalho
📚 Gestão de equipes externas: como otimizar os processos do RH e DP
📚 A importância da tecnologia no controle do absenteísmo e presenteísmo

9. Melhor custo-benefício

O registro de ponto eletrônico tradicional demanda o uso de bobinas de papel térmico, o que pode aumentar as despesas, sobretudo para empresas maiores. 

Em contrapartida, para evitar processos trabalhistas, é preciso manter os registros de marcação de ponto por cinco anos e a solução eletrônica torna essa tarefa mais simples e segura.

Assim, é preciso considerar o que pesa mais para a empresa com base nas características da tecnologia escolhida. 

Caso você opte por um controle de ponto digital, vai pagar somente pelo que usar, de acordo com o número de funcionários registrados, o que torna a tecnologia do ponto eletrônico para empresas ainda mais atraente.

Caso tenha ficado alguma dúvida, veja como funciona o ponto eletrônico na prática:

Este post ajudou você a entender por que vale a pena apostar no ponto eletrônico para empresas? Conheça o Tangerino e aproveite todas as facilidades do controle de ponto 4.0!

Faça um teste Grátis