Como Melhorar Seus Treinamentos com uma Plataforma LMS

A plataforma LMS é uma solução digital para gerenciamento, disponibilização e acompanhamento de cursos virtuais ou online. No entanto, ela também pode viabilizar a gestão de treinamentos presenciais.

Colocar a ideia de um treinamento em prática exige muitos cuidados. Além de preparar o conteúdo, é preciso pensar em como o material será disponibilizado e garantir que os participantes tenham a estrutura necessária para um aprendizado eficaz

Diante dessa tarefa, uma plataforma LMS pode ser a solução ideal para você criar e gerenciar o seu curso.

Em um treinamento corporativo, manter o colaborador focado e engajado nas aulas é fundamental para o sucesso da capacitação.

Porém, para conseguir isso, o mais recomendado é oferecer aulas atrativas, que despertem maior interesse e ofereça opções mais acessíveis para o consumo do conteúdo. 

A verdade é que o envolvimento e o nível de retenção do conteúdo por parte dos participantes estão diretamente ligados ao sucesso do treinamento. 

Como sabemos que para garantir isso é preciso contar com as ferramentas certas, neste guest post produzido pela iZap Softworks você vai conhecer os benefícios e vantagens de uma plataforma LMS para treinamentos.

Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:

O que é uma plataforma LMS?

O que é uma plataforma LMS

LMS é a abreviação de Learning Management System, que traduzido é Sistema de Gestão de Aprendizagem. 

Indo direto ao ponto, uma plataforma LMS é uma solução digital para o gerenciamento, disponibilização e acompanhamento de cursos virtuais ou online, sendo que alguns desses softwares também viabilizam a gestão de treinamentos presenciais.

Em uma plataforma LMS, é possível encontrar funcionalidades para otimizar todos os processos envolvidos em um treinamento. 

Por exemplo, é possível criar avaliações, disponibilizar materiais e documentos, acompanhar o desenvolvimento de cada aluno ou colaborador, proporcionar interação e engajamento entre participantes e muito mais.

Antes de continuar, salve estes conteúdos para conferir em seguida:
👉 Capacitação interna: investindo em sua equipe
👉 Qual a importância da comunicação clara para as empresas?
👉 Gestão de desempenho: como estruturar um sistema eficiente
👉 Entenda o que é avaliação de desempenho, seus conceitos e benefícios

Por que usar uma plataforma LMS no seu treinamento?

Por que usar uma plataforma LMS no seu treinamento

Ao criar um treinamento para a empresa ou algum curso online, é preciso pensar além da criação de sites e vídeos. Afinal, para gerir o conteúdo e desenvolver uma estratégia eficiente de EAD, você precisará de funcionalidades e recursos específicos.

Com uma plataforma LMS integrada ao projeto do seu treinamento, você poderá gerir todas as informações, conteúdos e usuários de maneira prática e ágil. Além de se beneficiar de vantagens como:

  • maior facilidade na adaptação dos conteúdos;
  • autonomia para gerenciar de maneira independente;
  • redução de despesas como aluguel, materiais gráficos, locomoção de equipes, entre outros;
  • agilidade no que diz respeito à flexibilização diante dos desafios;
  • profissionalismo, ao criar uma plataforma que carregue a imagem da sua empresa;
  • otimização dos processos de aprendizagem;
  • consistência na aprendizagem;
  • relatórios e monitoramento de dados e informações;
  • criação de aulas mais atraentes;
  • aumento no engajamento dos colaboradores;
  • fácil distribuição; entre outros.

Essas funcionalidades são fundamentais para que os colaboradores participantes do seu treinamento se mantenham atualizados e consigam absorver o conteúdo de maneira agradável. 

Isso garante que o treinamento seja de fato eficaz e prepare os alunos da melhor maneira possível. Dessa forma, ficará mais fácil atingir os objetivos do seu negócio.

Mais acessibilidade e agilidade para o seu treinamento

Outro motivo que tem feito muitas empresas adotarem um LMS para o gerenciamento de treinamentos é a experiência que esse tipo de solução consegue oferecer para o usuário. 

Atualmente, é possível utilizar uma solução customizada, que se encaixa nas características da empresa e responde de forma eficiente às necessidades específicas do seu projeto de treinamento.

Uma plataforma LMS é desenvolvida para ser bastante intuitiva, com controles acessíveis e permissão para o uso de vídeos, PDFs, apresentações, planilhas, trilhas de conhecimento e gamificação. Isso torna a experiência de aprendizagem rica e dinâmica ao mesmo tempo.

Essa praticidade é acentuada ainda mais por conta da facilidade de acesso que essa solução tecnológica permite. 

Por ser acessado de maneira online, o aluno/colaborador pode assistir aulas e realizar testes em qualquer lugar que estiver e em qualquer hora. 

Para os alunos essa flexibilidade é muito interessante, porque dessa forma eles mesmos podem organizar a rotina de estudo.

eBook: Guia Prático sobre Comunicação Interna

Como melhorar sua gestão de aprendizagem com um LMS

Como melhorar sua gestão de aprendizagem com um LMS

Além de oferecer um treinamento rico e atrativo aos colaboradores, uma plataforma LMS pode transformar completamente a experiência dos usuários

Com todo o potencial do software em mãos, o gestor poderá explorar novas possibilidades na hora de entregar conteúdos e acompanhar a evolução dos participantes.

Gamificação

Recursos como a gamificação podem agregar muito valor aos cursos e aumentar ainda mais o interesse e o engajamento dos usuários. 

Explorando essa metodologia através de um LMS é possível usar a experiência dos jogos (sistema de pontuação, desafios, recompensas etc.) em benefício do treinamento. Isso com certeza fará com que os alunos fiquem mais satisfeitos dentro dos processos de aprendizagem.

Vale lembrar que para usar a gamificação é importante recompensar os esforços do “jogador” dentro das estratégias do treinamento. 

Além disso, é essencial usar uma comunicação clara e fazer desafios que estejam de acordo com o nível de conhecimento de cada participante.

Monitoramento, avaliação e relatórios

Com uma plataforma LMS, o gestor tem opções mais precisas e atualizadas para monitorar dados e informações sobre o treinamento

Isso permite que as principais dificuldades e os desafios na estratégia de ensino sejam identificadas e resolvidas. Além disso, relatórios e avaliações podem ser realizados de maneira automatizada, ganhando tempo e eficiência no processo.

Trilhas de aprendizagem

Com esse tipo de solução digital, você terá mais recursos e alternativas para organizar os processos de aprendizagem do treinamento em uma sequência de atividades mais dinâmica. 

Usar recursos da plataforma LMS para definir trilhas de aprendizagem será fundamental para construir processos mais ricos e prazerosos de serem executados.

Interesse de desenvolvimento de talentos

O suporte tecnológico que um LMS oferece a um treinamento também permite desenvolver uma cultura corporativa de aprendizagem. 

O colaborador entenderá que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional e se sentirá motivado a buscar constantemente o upskilling, ou seja, o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Além disso, uma cultura de aprendizagem digital consegue transmitir para recém-chegados e clientes o sentimento de fazer parte de algo inovador e moderno

O que pode ser uma excelente oportunidade para atrair o interesse de novos talentos, fortalecendo o seu Employer Branding.

Melhora na performance das equipes

Uma plataforma LMS também permite que equipes de trabalho se envolvam e aprendam de maneira integrada. Afinal, existem muitos recursos que facilitam a interação e a colaboração entre funcionários na realização de atividades ou na execução prática de alguma tarefa. 

Todo esse engajamento por parte dos participantes fortalece ainda mais a união das equipes, colaborando para melhorias na comunicação e na performance dos setores envolvidos. 

Além disso, com uma rotina constante de aprendizado, eles estarão mais preparados para superar desafios e trazer ganhos de eficiência e produtividade para a empresa.

Conclusão

Enfim, a tendência é que uma a plataforma LMS continue ganhando cada vez mais espaço para o mercado. 

A solução se tornou essencial não só para o treinamento de colaboradores, mas também para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem e capacitação dentro das empresas.

Setores como RH, Marketing ou Comercial podem explorar as funcionalidades dessa tecnologia para consolidarem suas estratégias de maneira eficaz, alinhando e preparando as equipes de trabalho.

Vale lembrar que para garantir o sucesso do seu treinamento ou curso online, é importante se manter atualizado e buscar o apoio de um parceiro tecnológico para desenvolver a solução ideal para sua estratégia.

teste grátis 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.