A importância do planejamento e controle de produtividade empresarial

Toda empresa que deseja crescer precisa ter metas e objetivos bem traçados. Dessa forma, é possível fazer um planejamento coerente, criar estratégias funcionais e identificar os mecanismos para alcançar os resultados almejados. Planejamento é tudo. É basicamente a arma – não tão secreta assim – que você deve utilizar para impulsionar sua organização.

E para fazer com que esse planejamento seja realista, você precisa ter tudo organizado para saber como aumentar a produtividade de toda a sua equipe.

Quer saber mais sobre isso? Então fique atento às informações que vamos te dar agora!

O que é produtividade?

Você já deve ter percebido que alguns colaboradores tendem a produzir mais que outros e cada um tem seu próprio tempo para realizar a produção ou concluir o serviço com sucesso. A relação entre o que se produz, o tempo e os recursos gastos, é conhecida como produtividade.

A partir do momento que você tem o controle de produtividade da sua equipe, você é capaz de identificar gargalos a serem resolvidos e pontos positivos que podem ser estimulados.

Faz parte do papel dos líderes descobrir como fazer com que a eficácia aumente no ambiente corporativo. Para isso eles devem mensurar os indicadores de desempenho e indicativos de produtividade para ter controle de produtividade da equipe.

Mas, o que são esses indicadores?

Conheça alguns indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade estão relacionados ao diagnóstico do trabalho dos funcionários. São considerados dados como o tempo que um colaborador gastou para executar um serviço ou qual foi a qualidade da entrega do profissional, assim como as metas e objetivos traçados e alcançados.

Veja os principais tipos de indicadores que permitem ter o controle de produtividade:

  • Indicadores de qualidade: medem se o objetivo traçado foi alcançado. Por exemplo, se a meta era vender 70% dos produtos no estoque e ela foi batida, os recursos estão sendo bem aplicados e você pode se concentrar em estratégias para vender os outros 30%.
  • Indicadores de capacidade: quanto tempo foi necessário para que seus funcionários cumprissem a meta? É esse dado que o indicador de capacidade oferece. Você consegue identificar se pode exigir mais da sua equipe ou se a meta foi acima da capacidade.
  • Indicadores estratégicos: é o cruzamento de dados entre o que foi estabelecido na estratégia e os resultados obtidos. Assim você avalia se a estratégia é bem-sucedida, precisa ser alterada, ou quais recursos devem ser acrescentados.

Há algum tempo isso podia ser subjetivo, mas, hoje é possível contar com ferramentas que permitem fazer essa avaliação.

Aproveite ferramentas que ajudam a mensurar a produtividade

controle de produtividade empresarialVocê sabia que com um controle de ponto digital você é capaz de monitorar indicadores e fazer o controle de produtividade dos seus funcionários?

Essa é uma das ferramentas tecnológicas que, além de facilitar o acompanhamento da jornada de trabalho, gera dados e indicadores que permitem fazer essa análise.  

Todos os dias seus colaboradores realizam digitalmente a marcação de ponto. Ao mesmo tempo, você sabe o que ele produziu, deixou de produzir, ou quais serviços foram executados.

A partir desses dados de horas trabalhadas e produção, os gestores são capazes de verificar quem produziu mais, em quanto tempo e de descobrir os motivos pelos quais a produção pode estar estagnada.

Quer saber o que mais um controle de ponto digital pode fazer pela sua empresa? Conheça o Tangerino!