Tudo o que não te contaram sobre admissão de funcionários

Identificação da necessidade, descrição do cargo, divulgação da vaga, análise de currículos, entrevistas, seleção, coleta dos documentos para admissão de funcionários, formalização. As equipes de recursos humanos empregam muito tempo e energia nas diferentes etapas que compõem o processo de contratação de funcionários.

Mas, muito além disso, essas atividades são de extrema importância para as empresas. A admissão de funcionários é uma ação estratégica para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de porte ou área de atuação.

Se sua empresa ainda não se preocupa com isso, pode ter grandes chances de não estar aproveitando oportunidades para se destacar dos concorrentes e crescer.

Quer saber como uma contratação bem feita pode afetar o seu negócio? Então leia os tópicos a seguir e descubra!

Satisfação dos funcionários e dos gestores

Um processo de admissão de funcionários bem feito deve resultar do alinhamento entre os interesses da empresa e as demandas do candidato. Isso significa que a contratação deve atender não somente às necessidades da organização, mas também aos anseios do profissional que deseja ocupar a vaga.

Dessa forma, uma contratação de sucesso resulta na satisfação dos funcionários, que têm suas necessidades e desejos atendidos, tornando-os mais motivados, e dos gestores, que além de contar com os profissionais que precisam, ainda têm liderados engajados com o trabalho.

Aumento da produtividade e dos resultados

Em consequência à satisfação dos funcionários e ao atendimento das necessidades da empresa, uma boa admissão de funcionários resulta em aumento na produtividade no trabalho e na qualidade e nos resultados entregues.

Profissionais desmotivados ou inadequados para a função que desempenham, seja por questões de conhecimento técnico ou por habilidades comportamentais, levam mais tempo para realizar suas atividades e podem fazer uma entrega de baixo valor para a organização. Bons processos seletivos evitam esse tipo de problema.

Redução do turnover

Um bom processo de admissão de funcionários deve captar profissionais que permaneçam por um período considerável de tempo na empresa. Dessa forma, pode-se garantir que há maior retorno sobre o investimento na contratação.

Afinal, cada novo funcionário gera custos com capacitação e treinamentos, sem falar no tempo gasto com as seleções. De acordo com o Sebrae, alguns dos principais causadores do turnover são a inadequação do colaborador ao perfil da vaga e a insatisfação com o trabalho.

Por isso, antes de preencher a ficha de registro de funcionário, é preciso ter algum nível de certeza de que aquela pessoa é a mais adequada para realizar a função. Assim, as chances de que ela permaneça no cargo são maiores e o turnover da empresa será reduzido.

A admissão de funcionários nas empresas envolve diferentes etapas, desde o surgimento da necessidade de uma nova contratação até a formalização da mesma.

Organizações de diferentes portes e setores de atuação devem estar atentas ao perfil estratégico que a admissão de funcionários apresenta e aos resultados que uma boa contratação pode gerar. Satisfação, aumento da produtividade, da qualidade e dos resultados são apenas alguns deles.

Agora que você conhece a importância do processo de contratação de funcionários, descubra como criar uma política de admissão e demissão para sua empresa!

teste grátis 14 dias