5 motivos para investir em um software para controle de horas

Um software para controle de horas consegue automatizar alguns dos processos envolvidos no registro de jornada de seus funcionários com segurança e rapidez.

No mercado já existem diversas ferramentas de auxílio para gestão da jornada de trabalho de uma equipe. O software para controle de horas é uma delas.

Ele facilita a tarefa de calcular a folha de ponto, permite o controle de presença com ou sem acesso à internet, entre outras funcionalidades.

Mas, se você ainda tem dúvida se essa é uma boa solução para seu dia a dia, não se preocupe. Neste post, apresentamos cinco motivos para investir em um aplicativo de controle de ponto para seu negócio!

1. Otimização de recursos

O primeiro recurso otimizado com a instalação de um aplicativo de controle de ponto é o tempo.

Automatizar, por exemplo, o processo para o fechamento da folha, reduz significativamente o trabalho manual do departamento de RH. Dessa forma, os colaboradores deste setor estarão livres para desempenhar outras funções mais estratégicas para seu negócio.

O software para controle de horas acaba influenciando, também, na otimização da estrutura de recursos humanos. Isso, a longo prazo,  significa mais produtividade no trabalho.

2. Facilidade no uso

Atualizar processos é vantajoso somente se a nova solução for acessível para todos os colaboradores. Esse é o caso de uma ferramenta de relógio de ponto digital.

A interface é simples e intuitiva para o usuário. O acesso pode ser feito por meio de computador, tablet e smartphone. Com ou sem acesso à internet.

Sem dúvidas, a solução facilita o registro da jornada de trabalho tanto para os funcionários quanto para acompanhamento dos gestores.

3. Redução de ações trabalhistas

Para ser efetivo, o software de controle de horas trabalhadas deve atender às exigências do Ministério do Trabalho apresentadas pelas Portarias 1510 e 373 do MTE (Ministério do Trabalho). Isso vai garantir que sua empresa não seja autuada por inconsistências no controle de ponto — que facilmente podem acontecer se feito manualmente, não é mesmo?

Outra vantagem é a redução do risco de a empresa ser alvo de ações trabalhistas pelo questionamento sobre como calcular hora extra. Inclusive, esse é um dos maiores motivadores para o trabalhador requerer direitos na justiça. No entanto, com um software de controle de horas, você mantém a precisão de todas as informações para controle.

4. Controle de produtividade

O gestor de recursos humanos aproveita melhor o seu tempo com a instalação de um ponto eletrônico via celular. Na palma da mão, é possível visualizar o banco de horas de cada colaborador, a média de atrasos e faltas, bem como acompanhar o saldo de horas extras para pagamento.

Dessa maneira, há um maior controle de produtividade da empresa, o que embasa e facilita possíveis tomada de decisões. Além disso, os melhores apps do mercado permitem que o gestor decida se os colaboradores têm ou não acesso aos dados, o que pode contribuir para a transparência da relação empresa x empregado.

5. Integração com folha de pagamento

Sem dúvidas, investir em um software para controle de horas é otimizar a rotina de quem trabalha no RH. Isso porque um dos passos para fechar a folha de pagamento é também calcular a  folha de ponto do período referenciado.

E, claro, o aplicativo de ponto eletrônico permite a integração com a folha de pagamento. Assim, horas extras e descontos por faltas e atrasos são computados automaticamente e enviados para o faturamento de forma segura e rápida.

Investir em um software para controle de horas significa liberar funcionários para desempenhar atividades mais estratégicas e, ainda assim, ter nas mãos indicadores de produtividade.  Ou seja, é a possibilidade de usar a tecnologia a favor do seu negócio.

Faça um teste grátis agora e entenda como o Tangerino pode ajudar a sua empresa a melhorar o controle de jornada!

teste grátis 14 dias