Mindfulness: bem-estar no trabalho e foco em resultados

O Mindfullness é uma habilidade que pode ser desenvolvido para auxiliar no foco, produtividade e qualidade de vida profissional, capaz de impactar diretamente no desenvolvimento da empresa.

A qualidade de vida no trabalho tem sido, cada vez mais, alvo de programas corporativos que visam à valorização profissional e o bem-estar no ambiente empresarial. Entre as ações adotadas para melhorar a produtividade e o foco em resultados, está o mindfulness, conceito que nasceu no budismo e vem se espalhando por todo o mundo.

Que tal saber mais sobre o assunto? Basta continuar lendo esse texto, falaremos a fundo como implementar diversas práticas de mindfulness em sua empresa.

Afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness

Mindfulness é a capacidade que todos nós temos de vivenciar experiências sem pré-julgamentos, o que possibilita uma análise mais imparcial de cada situação. Quando nos despimos daquilo que acreditamos, conseguimos desenvolver mais empatia por nossos colegas de trabalho, entrar em sinergia com nossa equipe e elevar a produtividade no trabalho sem o estresse do dia a dia.

De forma mais simplificada, é uma espécie de controle pleno dos próprios pensamentos. Não importa quem, é comum ter pensamentos automáticos derivados de conflitos internos ou estímulos do ambiente. Tais pensamentos são perfeitamente naturais, contudo, é possível treinar para que eles não mais atrapalhem o foco e a produtividade.

Este é um assunto que tem cativado cada vez mais pessoas, uma vez que estamos entrando em uma era em que o cuidado pessoal é uma prioridade para todos. Mesmo empresas têm acordado para os benefícios de implementar práticas que estimulem o mindfulness.

Uma das práticas mais benéficas, e que é adotada por grandes corporações, é a meditação mindfulness, que consiste em parar todas as suas atividades por dois ou três minutos e se concentrar somente naquele momento, deixando de lado a pressão por prazos, os telefonemas e o trabalho acumulado.

Um exemplo desse tipo de investimento é o programa de mindfulness do Google, chamado de Search Inside Yourself, ou busque em si mesmo em português. A empresa utiliza os preceitos budista para estimular a busca pelo mindfulness através de um curso oferecido desde 2007.

Como alcançar Mindfulness

Mindfulness é mais uma prática que um estado de espírito. Mesmo que se alcance a atenção plena proposta pelos budistas, é necessário colocar esse hábito sempre em prática.

Como alcançar Mindfulness

Não se deixar ser levado por pensamentos automáticos é algo que se consegue com o tempo. E não precisa ser uma tarefa árdua, sempre que o indivíduo devanear pensando no futuro, por exemplo, é possível perceber o que aconteceu e, então gentilmente, voltar para o presente.

Não é indicado estimular sentimentos de culpa porque não foi capaz de manter o foco por todo o período que se havia proposto. Esta deve ser uma prática leve e que deve ser incluída de forma ativa na agenda, afinal de contas, sem a prática, é impossível alcançar os resultados desejados.

A meditação e exercícios de respiração talvez sejam as melhores formas de desenvolver o Mindfulness.

Como implementar exercícios de Mindfulness durante o expediente

Para aplicar o Mindfulness com sucesso em uma estrutura empresarial, ela precisa estar embutida na cultura organizacional da mesma. Ou seja, é um projeto que começa na cabeça e desce para os membros. Mas, afinal, como implementar?

A fórmula mais eficiente é justamente a Search Inside Yourself. Assim como a Google fez, é possível criar uma série de classes e eventos sobre o tema a fim de educar todos os colaboradores que têm interesse de desenvolver esta habilidade.

As aulas de meditação, por exemplo, devem ser realizadas durante as horas de trabalho e pode ser dividida em diversas turmas. Dessa forma, a empresa não fica “abandonada”.

Exercícios de 3 minutos já são o suficiente para trazer um número gigantesco de benefícios para os funcionários e, consequentemente, para a empresa.

Abaixo, o canal de YouTube EuVejo fala sobre um exercício prático de Mindfulness que pode ser implementado no ambiente de trabalho.

Com esse guia de como implementar mindfulness na empresa revela que este é um programa muito barato e que não precisa de investimento inicial algum para começar. 

Materiais Tangerino: eBooks, guias, planilhas e ferramentas grátis

Passo a passo simples para criar um programa de mindfulness

  1. Apresentar o conceito de mindfulness e os seus benefícios;
  2. Demonstrar que esta trata-se de uma prática de bem-estar mental e que não é ligada a princípios religiosos;
  3. Crie aulas e workshops sobre meditação e outros assuntos ligados a mindfulness;
  4. Incentivar que o colaborador realize os exercícios em outros ambientes.

O incentivo pode vir através de uma newsletter interna com dicas sobre exercícios de mindfulness e como realizá-los em casa.

Já outras ações também podem explicar em maiores detalhes como a prática traz melhores resultados, uma ideia é associar a algumas dicas de produtividade, veja abaixo um material que publicamos em nosso Instagram sobre isto:

Os benefícios do Mindfulness para o ambiente de trabalho

Uma mente bem treinada e em paz é capaz de alcançar inúmeros objetivos dentro e fora do ambiente empresarial. Alguns dos benefícios para as empresas que instalaram programas de mindfulness são:

  • Aumento na criatividade para soluções de problemas;
  • Aumento da produtividade e habilidade de concentração;
  • Adição positiva ao clima organizacional;
  • Melhora a gestão de conflitos;
  • Maior desempenho cerebral;
  • Aumento do bem-estar, qualidade de vida e motivação;
  • Proporciona um ambiente de trabalho mais agradável;
  • Previne doenças mentais graves (falaremos mais a seguir);
  • Maior capacidade de discernimento;
  • Melhora do relacionamento interpessoal e aumenta engajamento;
  • Mente mais calma frente a situações de estresse.

Impacto positivo em diversos âmbitos

Estresse, ansiedade, depressão. Essas doenças são as maiores causadoras de afastamentos no trabalho e já atingem mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Entre os agentes causadores, estão o mau relacionamento com colegas de trabalho, excesso de horas de trabalho, pressão por resultados e clima organizacional ruim.

Uma das formas de combater todos esses malefícios é implementar a prática de mindfulness no trabalho, estimulando a meditação, o equilíbrio emocional e a relação interpessoal na empresa.

A meditação mindfulness também é excelente para lidar com momentos de tensão, como um debate acalorado entre a equipe ou a perda de um cliente importante, por exemplo.

Convém ressaltar, porém, que é preciso tomar medidas para que os agentes causadores dessas doenças sejam eliminados, caso contrário, os efeitos do mindfulness no ambiente de trabalho não serão tão satisfatórios.

Sendo assim, a autoavaliação também deve ser feita pelos cargos de grande influência. Desta forma, gerando um ambiente muito mais benéfico para todos.

Mindfulness e o foco em resultados

Já está mais que provado que um dos efeitos positivos do mindfulness no ambiente corporativo é justamente o aumento da concentração, que resulta em maior produtividade e eficiência da sua equipe.

Um estudo realizado em Harvard aponta que o ser humano somente consegue focar ininterruptamente em uma tarefa por 40 minutos, chegando a desperdiçar até 47% do tempo útil em distrações. Contudo, isso pode aumentar consideravelmente com práticas de mindfulness, como falamos acima.

A redução da ansiedade diminui a dispersão e a preocupação, consequentemente, há um maior equilíbrio físico e emocional. Mais tranquilo, o trabalhador tem maior disposição para executar suas tarefas, melhora o relacionamento interpessoal e gera mais resultados para a organização, tanto individual quanto coletivamente.

Você já conhecia o conceito de mindfulness e os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa? Um deles é a retenção de talentos!

teste grátis 14 dias