Entenda Como Melhorar o Processo de Recrutamento na Sua Empresa

O processo de recrutamento é responsável pela escolha de novos colaboradores. É importante que as etapas de avaliação proporcionem uma boa experiência ao candidato, inclusive permitindo que ele acompanhe a evolução de cada fase.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 15 de julho de 2021

À medida que avançamos e as empresas continuam em busca de colaboradores, os gestores de de RH precisam analisar o processo de recrutamento para entender se ele é transparente, convidativo e se as promessas estabelecidas nas descrições das vagas estão sendo respeitadas no local de trabalho.

Confira algumas maneiras de garantir que sua estratégia de recrutamento faça com que os novos colaboradores se sintam confortáveis no novo ambiente de trabalho!

Comunique-se regularmente

Processo de recrutamento

Um dos maiores problemas com o processo de recrutamento moderno é a falta de comunicação. 

Quando os candidatos preenchem formulários de aplicação ou enviam e-mails para empresas, eles esperam algum tipo de resposta, seja confirmando o recebimento ou fornecendo uma estimativa aproximada de quando eles podem esperar um retorno da organização.

Mas poucas empresas ou equipes de RH tomam tempo para fazer isso. E o que é pior, muitos nem sequer informam os candidatos que eles não entraram no processo, deixando-os no limbo.

Ainda que alguns candidatos tenham trabalhos temporários é possível que muitos deles estejam desesperados por uma posição em tempo integral e, por isso, merecem saber se sua aplicação foi bem-sucedida.

Modelo de Contrato Home Office

Permitir que os candidatos saibam em que fase do processo de recrutamento eles estão é uma boa maneira de mantê-los informados e demonstra a boa vontade da empresa.

Crie um modelo de fluxograma para os estágios de recrutamento e mostre visualmente aos candidatos onde eles se encontram.

Dessa forma, ficará claro quanto tempo eles precisam esperar por uma resposta final e se devem continuar ou não a sua busca por emprego.

Estabeleça canais de recrutamento

Algumas empresas ainda acreditam que seus anúncios de recrutamento devem ser limitados a sites de busca de emprego, mas essa é apenas uma via possível.

Existem inúmeras maneiras de anunciar vagas — há quem esteja encontrando benefícios no uso de mensagens de texto e software de call center para manter os candidatos informados sobre suas aplicações e quaisquer requisitos pendentes.

O mundo digital está cheio de possibilidades, portanto, não limite seus canais de recrutamento.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 Talent acquisition: entendendo e aplicando no recrutamento
👉 Fit cultural: por que se atentar no momento do recrutamento e seleção
👉 Recrutamento online: o que é e como fazer?
👉 Recrutamento e seleção por competências: como implementar?
👉 Recrutamento externo: entenda as melhores práticas
👉 Recrutamento e seleção: onde o sucesso da sua empresa começa!

Faça recrutamento por meio das redes sociais

Não espere para usar as mídias sociais somente quando estiver tentando vender algo — elas também podem servir para recrutar pessoas.

Criar anúncios no Facebook é um processo bastante simples e não muito caro. Às vezes, o alcance que se pode atingir com um post patrocinado é gigante.

Além disso, nem sempre as empresas precisam pagar para alcançar possíveis candidatos — existem maneiras orgânicas de espalhar a mensagem, como incentivar o compartilhamento orgânico.

Como a maioria dos candidatos já está nas redes sociais, criar postagens para esse ambiente específico garantirá que você os atinja naturalmente, em vez de forçá-los a vir até você.

Trabalhe em prol do reconhecimento de marca

Falando em mídias sociais, as marcas devem ter uma presença na esfera digital que não seja apenas focada no recrutamento. 

Crie um conteúdo atraente que mostre o caráter e a cultura de trabalho da sua empresa — use um criador de cronograma para mostrar o crescimento da sua marca e compartilhe fotos dos bastidores.

Você também pode compartilhar conteúdo sobre o que a empresa está fazendo em termos de sustentabilidade ou criar artigos sobre a indústria de maneira geral.

Use infográficos para criar recursos visuais atraentes que contém uma história — isso dará aos candidatos cujos ideais estão alinhados com a sua marca uma razão para se lembrarem da sua empresa quando decidirem procurar emprego.

Otimize seus anúncios de emprego

Otimize seus anúncios de emprego

Ao criar uma landing page para esse fim, pense sobre as informações que os candidatos precisam saber sobre a empresa e o trabalho.

Embora muitas equipes de RH queiram exaltar as virtudes da organização, os candidatos devem ser informados sobre o que receberão em termos de compensação, tempo de férias e benefícios.

Concentre-se no essencial: o salário, descanso remunerado, plano de saúde e licença médica. Se quiser, inclua outras informações mais adiante.

No formulário de inscrição em si, certifique-se de que os requisitos estejam claros e não exija muitos passos — isso evitará que os candidatos se cansem do processo e desistam no meio do caminho. Crie formulários para desenvolver um processo de inscrição conveniente e fácil de acessar.

Concentre-se na colaboração

Falar sobre o trabalho em equipe e o espírito de colaboração no local de trabalho não deve se limitar apenas aos anúncios de recrutamento: é importante mostrar como a equipe trabalha em conjunto ao longo do ano.

A colaboração é importante para os candidatos — ninguém quer se sentir isolado ou que está encarregado de fazer tudo sozinho.

Deixe claro desde o seu anúncio de vaga que os candidatos sempre podem falar com os outros sobre suas preocupações ou ideias.

Personalize o processo de integração

A integração é um passo importante no processo de recrutamento, portanto, mantê-lo impessoal não é a melhor maneira de trazer um novo funcionário para a equipe.

Saiba mais sobre os colaboradores recém-chegados e adapte seu manual de integração — com seu nome e interesses — para que eles se sintam bem-vindos.

Explique as estratégias da empresa e a trajetória esperada para o novo colaborador. Isso fará com que ele ou ela se sinta parte da equipe.

Use a tecnologia certa

A automação tornou-se uma parte importante da vida empresarial, inclusive para o RH.

Mas ainda que os softwares de rastreamento de candidatos e leitores de currículo sejam amplamente utilizados, eles podem não ser a melhor opção para a sua realidade.

Muitos leitores de currículo não são capazes de analisar um modelo de currículo infográfico, o que coloca os candidatos que optam por esse caminho em desvantagem.

Mesmo após as fases iniciais do recrutamento, é importante que os novos colaboradores saibam que terão acesso às ferramentas de projeto certas para que possam ser eficazes em suas posições.

Encontrar a tecnologia certa para o seu processo de recrutamento deve ser uma prioridade.

Crie ambientes inclusivos

Crie ambientes inclusivos

A inclusão é extremamente importante — embora muitas empresas tenham aumentado o número de candidatos que representam a diversidade, pouco está sendo feito para que eles se sintam confortáveis em suas novas funções.

A equipe existente deve ser treinada para saber examinar o seu privilégio e ser culturalmente sensível aos outros.

Isso levará tempo, e vale a pena incentivar as pessoas com brindes por participar de mais sessões de treinamento.

Criar um ambiente inclusivo não só atrairá candidatos diversos, mas os manterá na empresa.

Coloque o bem-estar dos funcionários em primeiro lugar

O bem-estar dos funcionários deve ser uma prioridade para melhorar a motivação e o engajamento com as necessidades da empresa.

Para incentivá-lo desde o início do processo de recrutamento, invista na transparência como estratégia de atração e retenção de talentos. 

Com isso em mente, adapte seu processo de recrutamento e compartilhe todas as informações relevantes para os profissionais que desejam entrar na sua empresa. Assim, você certamente conseguirá atrair os melhores candidatos.

Este guest post foi produzido pela equipe da Venngage.

Teste

1 comentário em “Entenda Como Melhorar o Processo de Recrutamento na Sua Empresa”

Deixe um comentário