6 Benefícios que uma Plataforma de Gestão de Equipes Pode Trazer para seu Negócio

Uma plataforma de gestão de equipes oferece armazenamento de informações em ambiente virtual, segurança dos dados, atualização em tempo real e acesso remoto de qualquer local, mediante autorização. Isso facilita a rotina dos líderes e promove um crescimento rápido e saudável das empresas.

Tempo de Leitura: 8 minutos

Última atualização em 22 de março de 2021

Uma tarefa fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso em seu ramo de atuação é uma gestão de equipes eficiente. 

Proporcionar aos funcionários o respaldo que precisam, estar aberto a tirar dúvidas e orientar é essencial para o bom clima organizacional. 

E a melhor forma de realizar essa gestão nos dias de hoje é através de uma plataforma de gestão de equipes.

Do mesmo modo como sua empresa valoriza o uso de outras ferramentas e softwares que facilitam o dia a dia, uma plataforma de gestão de equipes também é essencial para otimizar seus processos.

Algumas pessoas podem não saber exatamente quais os benefícios que uma plataforma de gestão de equipes pode trazer para seu negócio, diferentemente de, por exemplo, o que é e para que serve um CRM

Ambas as ferramentas têm funcionalidades essenciais, mas apenas uma delas é considerada indispensável.

Planilha de controle de ponto

As plataformas para gestão de equipes se originaram na necessidade de inovar e otimizar o processo de monitoramento do desempenho dos colaboradores, auxiliando nos planos de desenvolvimento individual, entre outras funções que cabem ao gestor de pessoas.

A atuação das lideranças fica mais eficaz quando se usa uma plataforma de gestão de equipes, pois há a possibilidade de armazenar informações em um ambiente virtual, que oferece mais segurança aos dados, a possibilidade de atualizações em tempo real e o acesso remoto de qualquer local, mediante autorização. 

Por isso, vamos elencar aqui alguns dos benefícios de investir em uma boa plataforma para a gestão de equipes.

Plataforma de gestão de equipes

1. Padronização de objetivos e controle de demandas

Utilizando uma ferramenta de gestão no seu dia a dia, você pode gerenciar o andamento das demandas de cada setor, a etapa de desenvolvimento de cada tarefa, compartilhar os deadlines e informações essenciais e aferir a qualidade das entregas e o desempenho de cada membro do time.

Com uma visão global das atividades, é possível estabelecer objetivos claros, que fiquem explícitos para todos os envolvidos e facilitem o cumprimento das metas estabelecidas. 

Além disso, você acompanha os pontos sensíveis e deficiências nos processos, garantindo uma gestão de pessoas mais estratégica e que age nos momentos adequados.

2. Controle rigoroso de prazos e melhora na gestão do tempo

Pode parecer um jargão antiquado, mas quando falamos de empresas, tempo é dinheiro! E deve ser gerenciado com sabedoria. 

Uma plataforma de gestão de equipes te proporciona inúmeras facilidades para acompanhar o andamento de tarefas, como calendários, checklists ou layouts customizados de visualização de todas as atividades organizacionais, seja do seu time ou de forma individual.

É possível até mesmo programar alertas e visualizar a data de entrega, prazos e atrasos de cada demanda, para que não haja prejuízos ao processo da empresa. 

Várias áreas possuem obrigações com datas predefinidas e que precisam ser seguidas à risca, como o departamento financeiro e fiscal. 

Utilizar uma plataforma para gerir a equipe traz mais economia de tempo, maior produtividade e automatiza certos processos, permitindo uma valorização do aspecto humano de cada colaborador.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 KPI: a importância dos indicadores de desempenho
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👉 Educação corporativa: entenda o que é e aprenda a aplicar o conceito
👉 Flexibilidade no trabalho: veja como adaptar sua empresa e melhore os resultados

3. Identificar, reconhecer e reter talentos

Pare para pensar em todas as vezes que sua empresa precisou substituir um colaborador. Pense na perda financeira, no investimento que foi feito no processo de seleção daquele funcionário, e que precisará ser repetido. 

Nos treinamentos que a empresa ofereceu, na expertise que aquele colaborador adquiriu e que não pode ser substituída, no estresse da equipe pela alteração na rotina, já que alguém precisará suprir as demandas deixadas por aquele cargo vago.

Certamente você ficou com uma dor de cabeça só de imaginar esse cenário, não é mesmo? Então, o que sua empresa está fazendo para identificar os talentos e impedir que deixem seus cargos por melhores oportunidades?  Você sabe quais são os talentos que merecem atenção?

Se estas perguntas te pegaram desprevenido, saiba que uma plataforma de gestão de equipes também pode ser a solução. 

Com todas as demandas organizadas, a possibilidade de obter relatórios de desempenho e identificar os funcionários por suas competências e performance se torna quase automática.  Isso facilita seu processo de avaliação de plano de carreira ou planejamento para sucessão. 

Flexibilização do trabalho

Além de mostrar aos colaboradores que há uma atenção especial para aqueles que se destacam, incentivando a melhora na produtividade, a satisfação e consequentemente a retenção de talentos.

4. Ofertar treinamentos e investir no desenvolvimento pessoal de cada membro

Assim como um bom plano de carreira é fator decisivo para retenção de talentos, a oferta de treinamentos e cursos para desenvolvimento pessoal pode ser um recurso excelente para melhorar a performance e ajudar com a manutenção da relação patrão-empregado.

Se você acompanha atentamente as tarefas e demandas de cada indivíduo da sua equipe, sabe onde estão as falhas, deficiências ou dificuldades de cada um. 

Sabendo onde atuar, é possível incentivar o desenvolvimento de habilidades que sejam complementares às tarefas ou mesmo investir em uma reciclagem do conhecimento.

Por exemplo, se você monitora sua equipe comercial e identifica que alguns membros não estão conseguindo fechar vendas com um perfil específico de cliente. 

Sua plataforma de gestão de equipes, integrada ao CRM, fornece os dados das etapas de atendimento, características dos clientes e quais vendedores vem apresentando essa dificuldade. 

Com estas informações é possível mapear o processo e sugerir, talvez, um curso voltado para argumentação e persuasão aos vendedores, para que adquiram as ferramentas necessárias para transpor essa barreira. 

Em contrapartida, alguns pontos pessoais de cada membro da equipe podem ser igualmente valorizados, por exemplo: se você nota que um colaborador tem facilidade para lidar com os relatórios, auxilia nas estratégias para promoção dos seus produtos e está atento aos concorrentes, talvez seja interessante investir em uma capacitação na área de marketing para ele. 

Avaliar quais talentos podem ser melhor aproveitados em quais áreas também é papel do gestor e pode ser facilitado através da plataforma de gestão de equipes.

5. Mais segurança e organização dos dados

O trabalho remoto se tornou uma realidade em muitas empresas no ano de 2020. Algumas corporações descobriram até mesmo que não precisam mais de sedes físicas para desenvolver seus negócios, lançando mão do trabalho remoto

Pensando em acessibilidade, uma plataforma de gestão de equipes se torna essencial para organizar as informações fundamentais, evitando que a questão do distanciamento físico se torne um empecilho. 

Com o grande volume de dados que precisa ser compartilhado diariamente, os arquivos que precisam ser armazenados ou atualizados estarão sempre à disposição com apenas alguns cliques.

Os dados armazenados nas plataformas estão seguros e criptografados, para que a privacidade das suas informações não seja violada. 

É possível, inclusive, manter um histórico de acesso para arquivos ou mesmo impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a certos conteúdos da empresa.

Temos alguns materiais para complementar a sua leitura, confira:
📚 Vença os desafios de gestão com tecnologia!
📚 Kit de tendências e estratégias para a gestão de pessoas
📚 Automação de processos e uso da tecnologia na gestão de pessoas
📚 Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!

6. Manter a satisfação e engajar os colaboradores

Nosso último ― e não menos importante ― benefício está em promover um ambiente saudável e organizado que mantenha a satisfação e engaje seus colaboradores com os ideais e objetivos da empresa.

Pode parecer estranho envolver uma plataforma de gestão de equipes na motivação dos funcionários, mas pense em como o trabalho se torna mais organizado, eficiente, com menos erros, menos dores de cabeça, facilitando o dia a dia de todos dentro da organização. 

Transtornos decorrentes de estresse são a terceira maior causa de afastamento nas empresas, e um funcionário doente dificilmente se apresentará motivado ou será uma companhia de trabalho agradável. 

Considere também os custos financeiros e imateriais de se ter uma equipe estressada, desmotivada e insatisfeita com o ambiente de trabalho. 

Investir na qualidade e bem-estar do capital humano na sua empresa pode ser a diferença que falta para dar um salto na sua produtividade.

Agora que você já conhece os benefícios de adquirir uma plataforma de gestão de equipes para obter os melhores resultados do seu time, que tal conhecer uma forma de gerir melhor a jornada de trabalho dos seus colaboradores? 

Com o Tangerino, você pode analisar o aproveitamento do tempo do seu time, carga horária, e muito mais! Com esses dados, é possível realizar a razão entre o tempo gasto em cada tarefa e identificar profissionais e setores sobrecarregados ou com baixa produtividade.

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