LMS: o Que É um Sistema de Aprendizado?

O LMS é um sistema de educação que visa facilitar e escalar os treinamentos dos colaboradores. Trata-se de uma plataforma virtual de ensino a distância que otimiza a rotina do RH e o aprendizado da equipe.

Tempo de Leitura: 10 minutos

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisaram inovar na forma que realizam o treinamento dos seus colaboradores. 

Hoje, até mesmo plataformas online estão sendo utilizadas, a exemplo dos sistemas LMS.

Esses sistemas onlines são amplamente utilizados por reunir diversas funcionalidades e serem acessíveis de qualquer lugar, além, claro, da versatilidade de aplicações que isso implica.

Mas antes de sair implementando sistemas de treinamento a distância, é importante compreender o que é o LMS, como ele funciona e suas vantagens.

Curioso para saber como esse sistema pode melhorar o programa de treinamento da sua empresa? Então, continue lendo.

O que é um sistema LMS?

O que é LMS

Para quem estava se perguntando o que significa LMS, a sigla vem do inglês Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português. 

Também é conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e trata-se de um software de gerenciamento de frameworks digitais e bancos de dados com objetivos educacionais.

Trabalho remoto

Essa é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que se preocupa com a educação continuada de seus colaboradores, empoderando o RH a atuar estrategicamente através desse tipo de software.

Através dessa ferramenta, o RH consegue atuar na criação dos cursos, inscrição de colaboradores e gestão de resultados. Tudo em um só lugar.

Recomendamos a leitura complementar destes artigos:
👉 Competências socioemocionais: o que são?
👉 O que o treinamento de equipe ensinou ao Tangerino?
👉 Educação continuada: o que é e qual a sua importância
👉 RH estratégico: tudo que você precisa saber sobre o assunto
👉 POP: o que é e como elaborar um procedimento operacional padrão

Quando um LMS pode ser utilizado

Pela sua versatilidade, os LMS podem ser implementados em diversos processos, desde que apresente um bom custo benefício. 

Afinal de contas, trata-se de um investimento e é importante garantir que que um sistema para gerenciar treinamento é realmente necessário.

Normalmente, o sistema é utilizado em médias e grandes empresas onde a rotatividade de funcionários é alta e novos projetos são frequentes. Veja abaixo:

  • treinamento de funcionários;
  • integração entre funcionários e clientes;
  • treinamento de clientes;
  • treinamento corporativo de parceiros e revendedores;
  • treinamento de conformidade (políticas da empresa);
  • treinamento de franqueados.

Vale salientar que diversos nichos de mercados utilizam o LMS como forma de treinar seus colaboradores mais eficientemente; tais como o setor da saúde, hoteleiro, jurídico, indústria etc.

Quais as vantagens do LMS e por que tem sido uma verdadeira tendência

Por essa breve introdução, você já deve ter percebido o quanto o LMS pode ser versátil dentro da empresa, levando a uma quantidade massiva de colaboradores conteúdo importante para a sua atuação e crescimento profissional.

Confira alguns dos benefícios de contar com um sistema LMS.

1. Diminuir custos com treinamentos

Por tratar-se de um sistema completamente online é que diversos custos relacionados com os treinamentos presenciais são eliminados. 

A exemplo da utilização de um local para alocar diversas pessoas, o deslocamento dos colaboradores e professores além de diversos outros como o coffee break para melhorar a experiência do funcionário.

Ademais, o mesmo curso pode ser utilizado recorrentemente sem precisar de novos investimentos, com exceção para algumas atualizações quando necessário.

2. Garantir a conformidade

Algo importante dentro das empresas é o fortalecimento do posicionamento estratégico da marca. 

A cultura organizacional deve ser constantemente reforçada para que a empresa consiga completar a sua missão com sucesso.

Ao contar com o LMS, é possível segmentar quais cursos cada colaborador necessita fazer de acordo com o seu perfil comportamental, assim, sendo possível sistematizar os treinamentos de forma bem mais prática.

3. Melhorar o engajamento

De modo geral, colaboradores que são treinados pela corporação tendem a ser mais engajados com seu trabalho. 

Primeiro porque eles sentem-se mais seguros ao desempenhar suas tarefas; um outro motivo é que há uma maior compreensão a respeito dos processos internos, abrindo espaço para melhorias e inovação.

4. Ganhar agilidade nos treinamentos

Por serem uma sala de aula completa e totalmente digital, é possível deixar disponibilizado uma série de materiais como ebooks, vídeos, PDFs etc. 

Assim, novas turmas já terão acesso imediato a todo o conhecimento que precisam para desempenhar suas funções corretamente. E essa característica nos leva ao próximo benefício.

5. Escalar os treinamentos

Ao contar com um sistema de educação, é possível abrir quantas turmas de treinamento forem necessárias. 

A demanda da empresa se torna o principal indicador para contratações já que a capacitação dos colaboradores não é mais um gargalo.

Claro, é necessário garantir que o conteúdo seja realmente rico e esteja constantemente atualizado para garantir a qualidade do treinamento, contudo, esse é um processo natural e que já aconteceria presencialmente.

Tipos de LMS

Agora que você já está familiarizado com o conceito de LMS e o motivo pelos quais as empresas de todo o mundo estão adotando esse sistema, nos aprofundaremos agora nos tipos de sistemas que podem ser utilizados.

As plataformas LMS podem ser divididas em duas categorias, aquelas destinadas ao ramo educacional e as com fins corporativos.

A primeira é destinada a instituições de ensino que conseguem gerenciar com facilidade um grande volume de estudantes EAD ou mesmo utilizar como suporte para cursos presenciais.

Já em empresas, é implementado na estratégia de educação corporativa, capacitando colaboradores, clientes e parceiros, sendo instrumental para alcançar os resultados almejados pela corporação.

Para a equipe de RH responsável pela implementação de um LMS na empresa, é importante se atentar na diferença entre esses sistemas, uma vez que podem apresentar funcionalidades bem diferentes que não permeiam os dois mundos.

Por falar em funcionalidade, veja no próximo tópico o que esperar de um LMS.

Funcionalidades de um sistema LMS

Entender como funciona uma plataforma LMS é importante para compreender como ela pode otimizar o processo de treinamento na sua empresa.

Guia Prático sobre Comunicação Interna

Veja abaixo as principais funcionalidades encontradas nesses sistemas.

Personalização

A possibilidade de personalização dessa ferramenta de ensino é importante para deixar com a cara da empresa. 

Pode parecer um capricho, mas é importantíssimo para colaboradores e clientes estarem em um ambiente que realmente parece ter sido criado pela empresa.

A identidade visual de uma corporação faz parte do seu posicionamento do mercado e isso não pode ser subestimado.

Hospedagem de conteúdos diversos

Como dissemos, o LMS deve funcionar como uma sala de aula remota, sendo assim, deve suportar uma gama de formatos, como vídeos, imagens, áudios, ebooks etc.

Não somente, enfatizamos o uso dos vídeos como uma mídia que gera grande engajamento dos colaboradores, facilitando o ensino a distância. 

Sendo assim, caso o LMS não suporte vídeo, já sabe que ele é uma péssima escolha.

Acompanhamento através de indicadores

A solução de treinamento online deve permitir que gestores acompanhem quais colaboradores realizaram os treinamentos e quando.

Esse tipo de organização permite que os líderes possam acompanhar de perto o desenvolvimento do seu time.

Testes e pesquisas

Testes ainda são uma das melhores formas de mensurar o aprendizado, assim, uma grande facilidade é aplicá-los em diversos formatos como: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, questões subjetivas etc.

Fóruns e chats

A discussão de temas ajudam bastante na sedimentação de conhecimento além de estimular a interação entre os colaboradores. 

Assim, os fóruns também são uma funcionalidade bastante interessante para se procurar em um LMS.

Os chats também facilitam bastante na hora de trocar informações entre os alunos e também com os gestores dos treinamentos, além de oferecer um espaço para feedback a respeito do conteúdo fornecido ou tema proposto.

Emissão de certificados automáticos

Emitir a certificação do treinamento ou curso de forma automática é uma forma muito prática de automatizar o processo e permitir que o RH possa dedicar esse tempo para melhorar o conteúdo disponibilizado.

Gamificação

A gamificação das atividades é uma metodologia interessante para capturar a atenção dos colaboradores em um treinamento.

É possível atribuir pontos ou mesmo badges para as conquistas durante os estudos: como notas acima da média, contribuição com materiais para a plataforma e muito mais.

Como o LMS auxilia o trabalho do RH

A integração com os sistemas de RH facilita na hora de contar com dados para tomar decisões.

Ele permite a criação de uma série de cursos para que os colaboradores desenvolvam as competências desejadas para os seus cargos.

Além, claro, de diminuir os custos práticos de treinamentos realizados in loco, tais como deslocamento, infraestrutura, contratação de pessoal especializado, etc. 

Ademais, por ser online, a intervenção de um tutor é mínima, contudo, é importante que essa opção exista para sanar possíveis dúvidas.

Não somente, é possível escalar a quantidade de alunos sem precisar aumentar o número de profissionais de RH ligados a esse processo.

Assim, o foco desse setor fica em gerar inteligência através dos dados gerados da LMS e das ferramentas do RH digital.

Não deixe de conferir nossos materiais ricos:
📚 [Planilha] Avaliação de desempenho por competências
📚 [Planilha e checklist] Pesquisa de clima organizacional
📚 [Ebook] Indicadores de RH: dados estratégicos que você precisa acompanhar
📚 [Ebook] Desenvolvimento de lideranças: invista em uma equipe de sucesso!

Implementando o LMS na sua empresa

Você já entende como o LMS pode ser um sistema estratégico para o treinamento de colaboradores, chegou a hora de aprender a implementá-lo na prática.

Para te ajudar com essa empreitada, preparamos um passo a passo intuitivo que você pode conferir abaixo.

Passo 1: tenha a experiência em mente

Garantir uma boa experiência de aprendizado, muitas vezes, é mais importante do que o material em si, afinal de contas, não adianta nada ter o conteúdo mais rico se ele não consegue prender a atenção dos colaboradores.

Assim, mirar em uma experiência interessante e que engaja deve ser uma prioridade. Algumas formas de fazer é:

  • criar apresentações dinâmicas;
  • incentivar a contribuição por parte da equipe;
  • garantir um espaço seguro para feedbacks.

Passo 2: avaliar os gaps de competências

Diferentes cargos exigem diferentes competências, sendo assim, é importante compreender exatamente quais são os requisitos de cada um deles a fim de elaborar um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).

É através das informações e dados levantados nessa etapa de planejamento que se determinará quais são os treinamentos prioritários e começar a produção e estruturação do curso.

Alguns treinamentos comuns à todas as áreas são:

Passo 3: escolher o LMS ideal

Existem diversas plataformas de LMS disponíveis no mercado, por isso, é importante encontrar aquela que oferece as melhores funcionalidades para o conteúdo que se planejou ensinar.

Vale a pena conversar sobre as suas expectativas com a equipe de vendas das soluções escolhidas para triagem e também realizar benchmarking com outras empresas que já contaram com o serviço.

Passo 4: divulgue amplamente na empresa

Crie uma comunicação impactante para divulgar para todos os colaboradores, utilizando todos os canais de comunicação empresarial disponíveis.

Após isso, basta disponibilizar o acesso para as pessoas corretas e começar a monitorar e otimizar os cursos e treinamentos disponibilizados para os colaboradores.

Está pronto para trazer um sistema de ensino online para a sua empresa? Além de um sistema LMS para disponibilizar o conteúdo para os colaboradores, a etapa de planejamento do programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas é primordial! Então, não pare sua leitura por aqui.

Teste

Deixe um comentário