O Que É ATS e Como Essa Ferramenta Auxilia no Recrutamento e Seleção

O ATS é uma solução para o recrutamento e seleção que serve como um campo de triagem a fim de encontrar os melhores candidatos para a vaga que está sendo disponibilizada.

Tempo de Leitura: 11 minutos

Última atualização em 8 de julho de 2021

Estando no centro da rotina dos RHs de praticamente todas as empresas, as atividades de recrutamento e seleção são bastante delicadas e têm grande impacto para a empresa.

É claro que uma atividade dessa importância não resistiria aos novos tempos da digitalização, e agora a equipe de seleção conta com o ATS, um software para melhorar o desempenho dessa atividade.

É importante para a sua empresa ter acesso aos profissionais mais qualificados do mercado?

Nós sabemos que sim! Por isso, neste texto, falamos tudo o que você precisa saber sobre o que é ATS e como escolher o melhor sistema para a sua empresa.

Pronto para melhorar o recrutamento e seleção da sua organização? Então, continue lendo este texto e descubra a solução para os seus problemas!

O que é ATS?

O que é ATS

Se você está se perguntando o que é ATS, saiba que o termo vem do inglês Applicant Tracking System e, em bom português, significa “sistema de rastreamento de candidatos”. 

Planilha de controle de ponto

Em suma, é uma ferramenta que te ajuda durante o processo de recrutamento e possui diversas funcionalidades.

Aqui você pode pensar: mas esse não é um sistema que eu já utilizo no processo de recrutamento e seleção? A resposta simples é: não.

Essa é uma ferramenta muito mais completa para auxiliar durante todo o processo, desde a atração até a contratação do novo colaborador.

Além desse ponto que diferencia o ATS de um site de anúncio de vagas tradicional, essa ferramenta se destaca por seus filtros estrategicamente desenhados, permitindo uma busca específica para encontrar o profissional ideal para a vaga anunciada.

Mas não para por aí. Essas plataformas também permitem:

  • criação de formulários;
  • aplicação de testes e perguntas.

Essas facilidades e automações são especialmente indicadas nesse período pandêmico, no qual o home office é o modelo de trabalho predominantemente empregado pelas empresas. 

Por ser uma plataforma digital, ela possibilita atividades de recrutamento online sem comprometer a segurança dos colaboradores.

Como o ATS funciona?

O ATS tem como princípio a automação de processos burocráticos, algo com o qual o RH está bastante familiarizado.

Assim, tarefas antes enfadonhas podem ser digitalizadas e transformadas em processos mais inteligentes e que economizam o tempo dos colaboradores.

Mas para que o processo seletivo funcione de forma automatizada, é necessário que o RH crie testes, formulários e outras atividades relevantes a fim de selecionar os melhores candidatos para a vaga.

O trabalho do ATS é, de forma resumida, pontuar os profissionais de acordo com as respostas que eles fornecem aos testes inseridos no processo seletivo.

Assim, é possível ter uma pré-seleção de candidatos, economizando MUITO tempo dos colaboradores de RH. 

Ademais, algumas das melhores soluções do mercado também disponibilizam um banco de dados com todos os currículos já recebidos e também identificam aqueles que já participaram de outros processos seletivos.

Algumas das funcionalidades que você encontrará nos principais ATS do mercado são:

  • divulgação de vagas de forma eficiente;
  • padronização das etapas, transformando em processos simplificados e objetivos;
  • testes de habilidades automatizados;
  • triagem e acompanhamento dos candidatos em tempo real;
  • ferramenta para gestão de recrutamento;
  • integração com as redes sociais;
  • envio de mensagens personalizadas etc.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 Business intelligence: a importância do uso de dados no RH
👉 CND Trabalhista: entenda o que é a e aprenda a emitir o documento
👉 Gestão de metas: como ter sucesso na implementação da estratégia
👉 Controle de ponto para pequenas empresas: veja 6 motivos para investir

Qual é a importância do ATS?

Burocracia é uma palavra que já carrega consigo um estigma bastante negativo.

As empresas hoje têm a missão de diminuir o peso dessa palavra em sua cultura, transformando processos antes morosos em rápidos e eficientes.

Especialmente em um momento no qual as empresas estão se reinventando a fim de serem cada vez mais competitivas em um mercado ferrenho, ter um RH estratégico é primordial.

O ATS é somente mais uma plataforma que ajuda o RH nessa missão, permitindo que um processo tão delicado quanto a contratação de novos colaboradores seja feito de forma mais simples e rápida.

Dessa forma, o capital humano também pode dedicar-se a outras tarefas mais estratégicas e que não podem ser automatizadas, otimizando, assim, o funcionamento do setor como um todo!

Mas não para por aí! O software de ATS também melhora — e muito — a qualidade das novas contratações, possibilitando menos erros no processo, afinal de contas, o processo é semiautomatizado.

Assim, indivíduos com o perfil comportamental mais adequado têm vantagem durante a seleção, facilitando ainda mais o trabalho do RH. 

A padronização das etapas também é algo bastante interessante e que ajuda os times a melhor se organizarem em um único passo a passo, não importando qual vaga está sendo disponibilizada.

Quais são as principais vantagens de contar com um ATS?

O que é ATS e quais as vantagens

Agora que você já entende como o ATS pode tornar o time de RH mais estratégico dentro da empresa, podemos falar mais profundamente sobre o porquê de investir nessa ferramenta. Veja os motivos abaixo!

1. Melhor gestão do processo seletivo

Com a centralização de todas as informações em uma só ferramenta, fica muito mais fácil realizar a gestão do processo seletivo.

Não somente, o ATS permite a criação de um framework bastante alinhado com o dia a dia da empresa, além da definição de filtros que vão facilitar bastante o trabalho do RH.

Assim, é possível criar um banco de talentos que reúne as informações relevantes de cada candidato, facilitando a triagem e direcionando o tempo dos colaboradores para avaliar aqueles que mais se adéquam à vaga divulgada.

2. Redução de custos com recrutamento

Outro ponto bastante persuasivo para os gestores é a economia gerada ao utilizar um sistema inteligente.

Com a diminuição da burocracia e da complexidade associada ao processo seletivo, o tempo dedicado a ele também diminui, permitindo que esses colaboradores possam focar em outras tarefas.

É sempre importante ter em mente o valor da hora trabalhada durante esse processo. 

Assim, qualquer automatização que melhore o fluxo de trabalho do RH também diminui o custo.

3. Maior rapidez e eficiência no processo seletivo

Não existe nada mais inconveniente para uma empresa e seus colaboradores do que uma vaga aberta. 

Planilha de controle de ponto

Isso implica em sobrecarga de trabalho para o time e algumas funções importantes podem ser deixadas de lado.

Normalmente, todo esse processo acontecia com a contratação de um headhunter com a finalidade de encontrar profissionais com perfis específicos.

Com o auxílio de um ATS é possível ter acesso a relatórios poderosos na hora de tomar decisões.

Isso agiliza não só todo o processo seletivo — também contribuindo para ambos os benefícios acima comentados—, como também ajuda a finalizar a contratação mais rápido. 

4. Comunicação simples e direta com os candidatos

Nada mais frustrante do que uma seleção que não oferece feedbacks aos candidatos, não é mesmo?

Com uma ferramenta inteligente e desenvolvida para processos seletivos é possível inserir uma série de pontos de comunicação de forma completamente automatizada.

Sejam e-mails, vídeos estratégicos explicando cada atividade ou mesmo a marcação da entrevista. Tudo isso pode ser automatizado.

Uma comunicação mais próxima pode trazer facetas dos candidatos que de outra forma jamais apareceriam. Sendo assim, pense com carinho em todo o processo de seleção.

5. Integração com as redes sociais

Não há para onde correr, hoje em dia tudo gira em torno das redes sociais. Basicamente, todo mundo está presente lá e os perfis profissionais estão cada vez mais em alta.

Nesse sentido, anunciar as vagas abertas nas redes sociais se torna primordial para a estratégia de seleção, aumentando o alcance.

Tudo isso seria um trabalho a mais se o ATS não tivesse integrações nativas com as redes sociais. 

Com essa funcionalidade nativa da ferramenta, você consegue facilmente divulgar as vagas nos perfis da empresa em todas as redes sociais cadastradas.

6. Diminuição do turnover e aumento da produtividade

Diminuir a taxa de turnover é um dos principais objetivos de qualquer time de RH, afinal de contas, isso tem impactos financeiros relevantes para as corporações. 

A boa notícia é que, além de todos os benefícios listados anteriormente, o ATS ajuda com isso também!

Como o processo torna-se mais criterioso e muito mais seletivo, o colaborador que chega até a fase final está muito mais alinhado à cultura organizacional da empresa.

Hoje, diversos fatores são levados em consideração na hora de trocar de emprego, o valor do salário já não é mais tão significativo. 

Sendo assim, estar em um local que gere algum tipo de identificação é um fator de peso para tomar essa decisão!

Para compreender melhor sobre como manter o cliente interno (os colaboradores) felizes e engajados, recomendamos a leitura de nosso texto sobre a experiência do colaborador e sua importância.

Como escolher um sistema de recrutamento?

O que é ATS e como escolher

Chegou a hora de aprender como escolher um bom sistema de ATS para a sua empresa.

Há uma série de características que devem ser levadas em consideração, sendo assim, preste bastante atenção nos itens que discutiremos a seguir.

Compreenda o processo de recrutamento e seleção

Antes de começar a pesquisar pelo ATS que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa, é importante compreender a fundo como funciona o processo.

Sendo assim, faça mapas mentais, identifique os testes comportamentais adequados e outros aspectos relevantes.

Além disso, faça descrições claras e objetivas em cada etapa, auxiliando na compreensão de todos os envolvidos.

Vale a pena ter em mente a importância de contar com um fluxo de trabalho muito bem elaborado antes de inserir ferramentas de automação nesse fluxo.

Comece a comparar as soluções de ATS

Como você já deve imaginar, existem inúmeras soluções de ATS no mercado, algo positivo para que você encontre a solução ideal para a sua empresa. No tópico seguinte falamos sobre as principais soluções do mercado, acompanhe.

Tenha em mente que o ATS é mais que uma ferramenta de automação do processo de seleção, ele atua como um verdadeiro parceiro do time de RH.

Algumas perguntas que te ajudarão a ter uma ideia do que procurar são:

  • as vagas disponibilizadas serão divulgadas nas redes sociais?
  • O ATS será o principal software utilizado ou é necessário integrá-lo à solução já contratada pela empresa?
  • Quantos colaboradores precisam ter acesso à ferramenta?
  • Qual o orçamento disponível para esse software?

As respostas para essas respostas são primordiais para compreender o que se está procurando.

As características de um bom ATS

Algumas das características que o RH deve esperar dessa ferramenta são:

  • conexão nativa ou através de API com softwares de RH;
  • comunicação com outras plataformas como jobsites e redes sociais;
  • feedbacks automatizados com diversas possibilidades (e-mail, vídeos etc.);
  • ferramentas de triagem personalizáveis;
  • opções de recrutamento interno;
  • testes comportamentais nativos e/ou configuráveis;
  • utilização de inteligência artificial.

Além disso, sempre pergunte de antemão como funciona o suporte técnico oferecido pelo fornecedor.

Outro ponto que deve ser explorado são os treinamentos ofertados, afinal de contas, de nada adianta contar com a solução mais robusta do mercado se ninguém sabe utilizá-la de forma integral.

Não deixe de baixar nossos materiais ricos sobre o assunto, são todos gratuitos!
📚 Conseguindo sucesso na gestão de pequenas empresas
📚 A tecnologia transformando a mobilidade no mundo corporativo
📚 Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar este mal na sua empresa
📚 Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?

Quais os melhores softwares do mercado?

Está pronto para começar a comparar os principais ATS do mercado? Abaixo você encontrará links diretos para essas soluções.

Conseguiu entender o que é ATS e como essa ferramenta consegue melhorar o processo de recrutamento e seleção nas empresas?

Utilizar a tecnologia para otimizar o tempo do setor de RH é uma realidade cada vez mais concreta e um diferencial competitivo. 

Organizações que não contam com soluções modernas acabam ficando para trás, perdendo em talentos, tempo gasto com processos morosos e em recursos financeiros. 

Pensando nisso, elaboramos um material gratuito para você, em parceria com o Grupo Selpe.

Nele, você vai entender como os algoritmos podem colaborar com o processo de recrutamento e seleção. Acesse e veja como criar um recrutamento inteligente.

Teste

Deixe um comentário