Employee Voice: o Que é, Objetivo e Como Aplicar

Tempo de Leitura: 9 minutos

Última atualização em 25 de novembro de 2021

Você já parou para pensar que seus colaboradores podem ter ideias e soluções bastante úteis para a melhoria e o desenvolvimento do negócio? 

Dar espaço e abertura para que os funcionários participem da tomada de decisões é uma estratégia que vem ganhando cada dia mais força nas organizações. 

Estamos falando sobre o conceito de employee voice, uma mudança que traz diversos benefícios e torna os colaboradores mais engajados. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura. 

Nesse artigo, você lerá:

O que é employee voice?

Employee Voice

Employee voice é um termo em inglês que, traduzido, significa “voz dos colaboradores”. 

Planilha de controle de ponto

O conceito se refere a escutar e valorizar as opiniões dos profissionais internos em relação a diversos elementos de gestão da organização.

Dessa forma, uma empresa que utiliza a estratégia mantém um canal de comunicação aberto entre lideranças e liderados, escutando reclamações e ideias de melhorias, além de acolher opiniões mais diversas.

Mais do que apenas escutar, uma organização comprometida com a employee voice também age de acordo com o que é levantado pelos profissionais, buscando sempre melhorar processos, preencher lacunas e aproveitar novas oportunidades.

Quais os objetivos da employee voice?

Em resumo, podemos dizer que a employee voice é um meio de influência, representação e diálogo entre os colaboradores e a empresa. 

Nesse sentido, propõe um canal de representação coletiva e permite a participação dos colaboradores na solução de problemas da empresa.

O que garante um sentimento de pertencimento e a liberdade de expressar pontos de vista aos líderes.

Em um momento em que o capital humano é visto como um dos principais ativos de uma organização, dar voz aos profissionais é fundamental para garantir resultados mais expressivos e uma maior competitividade no mercado.

Assim, a política de employee voice pode trazer à organização diversos benefícios à gestão, como:

  • aumento do engajamento, fazendo com que os colaboradores vistam a camisa da empresa e deem seu melhor no alcance de resultados;
  • aumento da motivação, provocado pela sensação de valorização e pertencimento;
  • melhoria na produtividade, como consequência do aumento de motivação e engajamento;
  • aumento da inovação, com a possibilidade de absorção de novas ideias e sugestões que podem otimizar a rotina da equipe;
  • melhoria no clima organizacional e fortalecimento do relacionamento do grupo;
  • potencialização dos resultados, um reflexo direto dos demais benefícios, uma vez que com aumento da motivação, do engajamento e da produtividade, a tendência é um maior comprometimento no alcance de metas.

Como estimular a employee voice na sua empresa?

Apesar de ser uma tendência que é amplamente discutida, nem sempre é fácil implementar a employee voice e mudar as relações da equipe. 

Na verdade, é preciso muito preparo e dedicação dos gestores para estimular a nova abordagem e trazer confiança aos colaboradores.

O primeiro passo pode ser colocar em prática ferramentas de comunicação mais abertas, como uma caixinha de sugestões ou algo interno. 

Além disso, é importante treinar os líderes para a implementação de pesquisas de satisfação e reuniões de feedback bottom-up.

Se você ainda não sabe bem como colocar tudo em prática e mudar o mindset da companhia, vale a pena conferir as dicas que listaremos a seguir.

Mude a perspectiva da liderança

Não adianta tentar implementar o conceito se a escuta não for uma prioridade para a liderança. 

Isso porque, quando os líderes não enxergam os colaboradores como parte da solução, tendem a não dar a devida atenção às opiniões e sugestões, o que gera apenas um sentimento de frustração na equipe.

Além disso, líderes despreparados para ouvir podem ter receio de perder a autoridade ao aceitar sugestões, o que também impacta negativamente na estratégia.

Dessa forma, o primeiro passo é adotar uma cultura cooperativa e colaborativa na empresa.

Isso é feito mostrando ao líder que ele pode e deve envolver sua equipe na solução de problemas e que esse envolvimento pode gerar ideias inovadoras, que farão a diferença nos resultados.

Treine e valorize a escuta ativa

Além de incentivar as mudanças de perspectiva, é possível implementar treinamentos, capacitações e workshops focados em escuta ativa, abertura, empatia e participação.

Dessa forma, a empresa consegue treinar líderes e abrir espaço para que os colaboradores sugiram alternativas e soluções, agindo de forma mais ativa no dia a dia. 

Para incentivar as mudanças, vale até mesmo recompensar aqueles que se mostram mais participativos.

Trabalhe com sessões de brainstorming

Para começar a aplicar a employee voice na empresa, é possível optar por ferramentas já conhecidas e bastante utilizadas, como o brainstorming

Com o modelo, a organização pode estabelecer um ponto de partida e realizar uma experiência mais colaborativa sem precisar, necessariamente, mudar toda a estrutura.

Além disso, com a ferramenta é possível estimular a inovação, melhorar o relacionamento entre os times e assegurar uma tomada de decisões mais ágil. 

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Então, para garantir bons resultados, determine sessões de brainstorming objetivas e que realmente tragam impacto para a companhia. 

Melhore a comunicação interna

Outro ponto que precisa ser olhado com atenção é a comunicação interna. 

Para tanto, é essencial que a empresa invista na área, informando aos colaboradores tudo o que se passa com o máximo de transparência possível.

Assim, é preciso comunicar, de forma objetiva e clara, as decisões importantes e os caminhos que o negócio está tomando, abrindo espaço para que os colaboradores opinem e contribuam.

Nos momentos de crise, a comunicação também deve ser honesta e transparente para aumentar a confiança dos colaboradores e estimulá-los a contribuírem com ideias. 

Evite suposições

A ideia por trás da employee voice é justamente escutar o que os colaboradores têm a dizer. Assim, não tente fazer suposições, interpretar comportamentos e ficar na tentativa e erro.

A forma mais simples de colocar a estratégia em prática é perguntando o que a equipe acha sobre as decisões tomadas e os pontos de melhoria.

Essa informação pode até parecer óbvia, mas é onde a maioria das empresas fracassa. 

Isso porque, muitas acabam realizando pesquisas apenas esporadicamente, como única ferramenta de employee voice, e ficam sem embasamento para ações durante o resto do ano. 

Desenvolva uma hierarquia versátil

Uma dica que pode ser implementada para melhorar a estratégia é reduzir as barreiras na comunicação e tornar as relações hierárquicas mais flexíveis

Isso não quer dizer que a tomada de decisões deve mudar de mãos, mas sim que os gestores podem ser influenciados por opiniões diversas.

Empresas com níveis hierárquicos muito rígidos acabam desencorajando a participação dos colaboradores. 

Assim, abrir o diálogo entre superiores e subordinados, tornando as relações mais horizontais, pode ser uma excelente forma de promover a employee voice em todos os níveis.

Aposte na tecnologia

Existe um universo de possibilidades para empresas que desejam estimular a employee voice e, para auxiliar na tarefa, é possível contar com diferentes tecnologias.

Nesse sentido, plataformas colaborativas, grupos de discussão, pesquisas de clima e satisfação, caixas de sugestões abertas e enquetes em que os colaboradores podem votar nas melhores propostas são algumas das opções que podem ser utilizadas.

Para garantir uma boa gestão, a dica é não se apegar em uma única ferramenta e testar diferentes propostas para cercar a estratégia da melhor forma.

Cases de employee voice

Quer adotar a employee voice, mas ainda tem receio? A seguir, listaremos dois cases reais de sucesso para você se inspirar.

Kordsa Brasil

Eleita a empresa do ano em 2019 no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar do Guia VOCÊ S/A, a fabricante de fibras e filamentos sintéticos tem a estratégia de employee voice como base da gestão.

Após um período de crise financeira e baixo engajamento, a empresa realizou uma mudança radical na política de gestão de pessoas, conseguindo reverter o quadro com o apoio dos próprios colaboradores.

Com um canal de comunicação aberto, a organização passou a escutar o que os profissionais tinham a dizer e a consultá-los antes de quaisquer mudanças.

Envolvendo e ouvindo os feedbacks dos colaboradores, a companhia conseguiu implementar uma liderança humanizada, melhorar seus processos internos e criar um novo programa de recrutamento e seleção.

Bridgestone

A fabricante de pneus Bridgestone também apostou na estratégia para aumentar o nível de engajamento dos colaboradores. 

Em 2012, após notar uma queda de motivação das equipes, a organização resolveu dar voz aos colaboradores e criou um comitê de clima organizacional.

O grupo passou a representar os demais colaboradores e realizar reuniões mensais para discutir as demandas e possíveis melhorias. O foco foi garantir mais saúde e qualidade de vida. 

Assim, surgiu um programa de bem-estar sob medida, que adotou ações como o acompanhamento quinzenal de empregados com doenças crônicas, a implementação de espaços de acupuntura e quiropraxia para alívio de dores musculares e programas de coaching de saúde, para incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

A estratégia também estendeu os cuidados às famílias dos colaboradores, alcançando um índice de 73% de engajamento e uma economia de mais de R$ 612 mil com planos de saúde.

Como vimos, employee voice é um conceito que vem ganhando força, que valoriza e considera a opinião dos colaboradores em diversos aspectos da gestão. 

Trata-se de uma importante estratégia para melhorar o engajamento e a motivação dos profissionais, além de trazer novas ideias e soluções.

Agora que você já sabe como aplicar o conceito em sua organização, acesse o RH portal e confira outros artigos interessantes para melhorar ainda mais a sua gestão de pessoas. 

*Este artigo foi produzido pela equipe do RH Portal.

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