Confira Dicas de Ergonomia e Cuide da Saúde Durante o Home Office

O home office, apesar de ser mais cômodo para alguns, apresenta um ambiente diferente e nem sempre preparado para o trabalho e, por isso, é preciso estar atento a coisas simples — porém importantes — como a ergonomia.

Por causa da pandemia da covid-19, muitas empresas tiveram que mudar a rotina e aderir ao home office.

Apesar de ser uma modalidade comum, o trabalho remoto não faz parte do dia a dia de muitos negócios.

Adotar o home office nesse momento é uma prática de sobrevivência. A economia está sofrendo os impactos causados pelo novo coronavírus e as empresas precisam se reinventar, rever processos e se adaptar ao momento.

Mas, não pense que trabalhar deitado na cama com um notebook vai trazer benefícios. Além de muito foco e disciplina, também é necessário pensar na sua saúde.

Você pode ter problemas sérios na coluna, por exemplo, se estiver sentado da maneira incorreta. 

Para lhe ajudar a ter um home office mais saudável e com uma boa qualidade de vida, neste artigo oferecido pela SimbioX você vai entender o que é ergonomia e ver como essa prática traz benefícios para os colaboradores da sua empresa. Acompanhe!

O que é ergonomia?

Ergonomia no trabalho

Ergonomia é um conceito estabelecido por meio da norma regulamentadora NR-17, que tem como objetivo garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho

Sendo assim, é obrigação do empregador realizar a análise ergonômica no ambiente de trabalho e na empresa.

A NR-17 é obrigatória para todas as empresas e, caso não seja cumprida, pode trazer problemas para o empregador e aos colaboradores.

O objetivo principal da ergonomia é adaptar o ambiente de trabalho para gerar bem-estar ao colaborador e contribuir com a sua produtividade, visto que as doenças mais comuns no trabalho acontecem por conta das pessoas estarem sujeitas aos riscos ergonômicos, como: 

  • esforço repetitivo; 
  • má postura; 
  • trabalhar em pé durante muito tempo; 
  • carregar peso, entre outros. 

Fatores como esses afetam a saúde física e mental do trabalhador, muitas vezes resultando na insatisfação, infelicidade e baixa produtividade. 

Por isso, para que a empresa mantenha os seus funcionários saudáveis, motivados e desempenhando bem suas funções, um bom líder deve se preocupar e cuidar da ergonomia de seus colaboradores.

Assim, é possível evitar problemas de saúde futuros e prejuízos para seu negócio.

Não são todas as empresas que adotam práticas ergonômicas, muitas vezes, por falta de conhecimento e por não saber por onde começar.

Então, veja algumas medidas que podem lhe ajudar a implementar medidas ergonômicas: 

  • formar um comitê com líderes da empresa, gerentes e representantes dos funcionários para debater sobre as decisões referentes à ergonomia no trabalho; 
  • elabore ações que colaborem para a conscientização dos funcionários, como: e-mails, infográficos e avisos na intranet
  • ofereça treinamentos e cursos sobre segurança para os seus funcionários; 
  • desenvolva atividades como a ginástica laboral a fim de prevenir problemas de postura e lesões por esforço repetitivo.

Já que está por aqui, que tal conferir estes conteúdos?
👉 Home office: ferramentas para manter a produtividade
👉 A gestão de pessoas durante o isolamento social
👉 Home office: como controlar a jornada de trabalho?
👉 Flexibilidade no trabalho: veja como adaptar sua empresa e melhore os resultados

Aplicando a ergonomia no trabalho remoto 

Nesse momento em que muitas empresas aderiram ao home office por conta do novo coronavírus, os empregadores precisam ter a preocupação em conscientizar e incentivar os seus colaboradores a adotarem práticas de ergonomia no trabalho remoto.

A fim de proporcionar uma boa postura durante jornada em casa e, tendo em vista que ainda não sabemos por quanto tempo o isolamento social vai durar, algumas empresas estão disponibilizando as cadeiras do escritório para garantir o conforto do colaborador no trabalho remoto, pois a ergonomia é muito importante para o desenvolvimento de qualquer atividade, inclusive em home office. 

Aplicando a ergonomia no trabalho remoto

Sabemos que para manter a produtividade e efetividade trabalhando em casa é importante adotar algumas práticas. 

Pelo fato de estar trabalhando em casa, a comodidade afeta muitas pessoas que acabam trabalhando em qualquer lugar da casa, como na cama, sofá, se adaptam na mesa da sala ou da cozinha que podem ser baixas ou altas demais.

Dessa forma, a postura incorreta pode ocasionar dores nas costas ou pior, problemas de coluna. 

Então, o que fazer?

Para manter uma relação saudável com o próprio corpo e evitar problemas de saúde é muito importante definir pausas, adequar os mobiliários, alternar a postura e criar um ambiente harmônico, organizado, agradável e ergonômico. 

Vale destacar que não há a necessidade de gastar muito dinheiro com mobiliário, por exemplo, uma cadeira especial.

Mesmo em casa é possível se adequar ao ambiente de trabalho para manter a postura correta e evitar lesões. Confira as dicas! 

Dicas de ergonomia para garantir conforto e qualidade no home office

Ergonomia no trabalho

1. Mantenha a tela do computador na altura dos olhos

Se possível, posicione a tela do computador em uma altura que não force o seu pescoço para baixo ou que te deixe na posição corcunda. 

Se você não tiver um suporte ergonômico para notebook ou se a tela do seu computador não estiver na altura certa, utilize livros para deixar a tela na altura adequada. 

2. Preste atenção na sua postura

Utilize uma cadeira que permita que você encoste os pés no chão, em uma posição confortável para suas pernas e coluna.

Mantenha os seus ombros e quadris alinhados e evite trabalhar na cama ou sofá. 

3. Evite posicionar o computador próxima a janela

O reflexo da luz faz mal para os olhos, além de forçar a visão. Utilize também um apoio para teclado e mouse, a fim de que fiquem posicionados corretamente. 

4. Faça exercícios de alongamento

É muito importante programar algumas pausas para se alongar. Alongue os braços e pernas com exercícios simples para ativar a circulação.

De acordo com especialistas, o ideal é se alongar por cinco minutos a hora de trabalho.

Quer uma dica? Movimentos repetitivos podem ocasionar dores musculares ou até mesmo desencadear uma tendinite.

Gire os pulsos para fora, abra e feche os dedos para ajudar a relaxar as mãos. 

5. Mantenha-se hidratado

É muito importante que você lembre de beber água durante o expediente. Se preciso, ative o alarme do celular para lembrar. 

Se o seu corpo não estiver hidratado, a sua capacidade cognitiva é afetada. Então, mantenha um copo ou garrafa d’água próximo de você para incentivar o consumo de água durante o dia. 

Conclusão

Adotar práticas ergonômicas no ambiente de trabalho, seja na empresa ou em home office é muito importante.

Além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar, a prática traz muitos benefícios para a empresa pela percepção do empenho em proporcionar uma boa condição de trabalho.

Se a sua empresa também está com dificuldades para encontrar ferramentas e soluções que a auxiliem nas tarefas em home office, por exemplo, realizar reuniões online com os seus colaboradores é só procurar a SimbioX.

teste grátis 14 dias