Equipe Multidisciplinar: o Que É e Quais os Seus Benefícios em uma Empresa

Uma equipe multidisciplinar é um grupo de profissionais com diferentes habilidades e experiências que se complementam e constituem um núcleo heterogêneo de conhecimento.

Contar com uma equipe multidisciplinar pode trazer benefícios únicos para a empresa. Ao reunir uma grande variedade de profissionais com diferentes habilidades e conhecimentos, é possível ampliar a conversa, resolver problemas e obter resultados mais rápidos e eficientes

No entanto, antes de iniciar qualquer processo, é importante entender o que significa exatamente esse termo e como aplicá-lo na prática, a fim de obter uma transformação na maioria das aplicações organizacionais.

Neste artigo, escrito pela Xerpa, você confere quais as principais diferenças entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar, além de encontrar dicas para formar equipes diversas e flexíveis. Continue a leitura!

O que é uma equipe multidisciplinar?

O que é uma equipe multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar é uma equipe que reúne profissionais com diferentes habilidades, experiências e perfis comportamentais, a fim de criar um time que se complementa. 

Essa variedade é fundamental para garantir que os projetos sejam discutidos de forma ampla, com o objetivo de criar melhores soluções e resultados. 

Além disso, essa pluralidade permite que as empresas promovam uma cultura inclusiva e com diferentes experiências no ambiente de trabalho.

O sistema de equipes multidisciplinares surgiu originalmente no setor de saúde, com profissionais de diferentes disciplinas fornecendo serviços específicos a um único paciente

Cada um coordena seus serviços de forma independente, mas em um trabalho realizado em conjunto para atingir o objetivo comum, no caso, promover a saúde do paciente.

O mesmo princípio pode e deve ser aplicado em qualquer empresa, a fim de criar equipes eficientes que ajudem a alcançar os resultados esperados de forma mais rápida e objetiva.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 Gestão humanizada: o que é e por que aplicar na empresa?
👉 Mapa mental: entenda como esse recurso pode ser aplicado no RH
👉 Prestação de serviços: conheça as melhores práticas na contratação
👉 Banco de talentos: como utilizar no processo seletivo?

Diferenças entre equipe multidisciplinar e equipe interdisciplinar

Para entender melhor sobre o que é equipe multidisciplinar, vale atentar às diferenças entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar.

Em geral, uma equipe multidisciplinar é composta por profissionais distintos que trabalham em partes separadas do mesmo projeto

Nessa estrutura, cada membro atua como parte de uma cadeia de responsabilidades, quase como uma corrida na qual um atleta passa o bastão para o outro.

Na prática, uma equipe multidisciplinar de desenvolvimento de um produto, por exemplo, contará com profissionais de design, engenharia, marketing, operacional, manufatura e gerência, todos atuando em suas funções para fornecer uma solução para a necessidade em questão.

As equipes interdisciplinares, porém, funcionam de forma distinta. Nesses times, espera-se que os profissionais de diferentes áreas contribuam com ideias para o projeto por completo, não apenas para a parte que pertence a sua área de atuação. 

É comum que as equipes interdisciplinares contem com multiprofissionais que compartilham ideias díspares, mas que vão sendo lapidadas em prol de um objetivo comum.

Quais são as características de uma equipe multidisciplinar?

Características de uma equipe multidisciplinar

Como já dito, uma equipe multidisciplinar conduz seu trabalho com base em princípios compartilhados entre todos os profissionais do time

Os membros da equipe terão denominadores comuns, bem como habilidades individuais a serem desenvolvidas de acordo com suas habilidades.

Se, por um lado, a troca entre profissionais de áreas diferentes tende a ser muito grande, por outro, são esses denominadores comuns funcionam como elos que garantem o bom desenvolvimento do projeto.

Sendo assim, é imprescindível que uma equipe multidisciplinar tenha uma comunicação afiada entre todos os profissionais. Afinal, qualquer falha de comunicação pode desequilibrar o andamento dos processos.

Compartilhamento de ideias, colaboração e cocriação também são extremamente importantes para que todos os diferentes conjuntos de habilidades se tornem complementares entre si, e todos os mecanismos funcionem de fato.

Por que uma equipe multidisciplinar é importante dentro de uma empresa?

Apostar em equipes multidisciplinares traz diversos benefícios para qualquer empresa, especialmente pelo compartilhamento de experiências entre todos os profissionais envolvidos. Entre os principais benefícios, destacamos os seguintes.

Diversidade

Quanto mais diversa for uma equipe multidisciplinar, mais diversas também serão as ideias e soluções propostas pelo time. 

Ao contar com especialistas em diferentes áreas, as experiências pessoais e profissionais também são diferentes, o que amplia as visões em relação ao projeto.

A variedade de experiências também é fundamental para diversificar os próprios processos de trabalho, através de profissionais com qualificações eficazes e focados em um ponto comum. 

Quanto mais pessoas almejando o sucesso de um mesmo produto ou atividade, melhor.

No final das contas, quanto mais profissionais com perspectivas diferentes, mais pensamentos “fora da caixa” a empresa terá.

Criatividade e inovação

Se a diversidade é grande em uma equipe multidisciplinar, a criatividade também é. E este é um ponto extremamente rico para qualquer empresa. 

Como as equipes multidisciplinares contam com profissionais de áreas diferentes, as ideias são mais plurais e ricas.

Materiais Tangerino: eBooks, guias, planilhas e ferramentas grátis

O grande número de experiências e visões diferentes possibilita a criação de sugestões e soluções inovadoras que, provavelmente, não seriam pensadas em uma equipe unidisciplinar, com pessoas que apresentam a mesma bagagem profissional.

Criatividade e inovação se potencializam neste tipo de equipe. Especialmente porque cada pessoa da equipe é capaz de contribuir de forma efetiva, aplicando o seu nível de conhecimento em cada assunto. 

E todos esses conhecimentos inspiraram a equipe a ver o quadro geral coletivo, além de seus próprios pontos de vista.

Autonomia

Uma equipe multidisciplinar tende a ser muito mais autônoma. Isso porque os profissionais possuem talentos diferentes e têm liberdade para focar em suas tarefas com mais afinco e dedicação. 

Embora a comunicação possa ser uma parte desafiadora em uma equipe multidisciplinar, o time funcionará melhor quando seus membros praticarem a empatia e ouvirem ativamente ao compartilhar pontos de vista entre os colegas. 

Uma vez que isso aconteça, uma equipe multidisciplinar torna-se uma potência de comunicação e autonomia, com profissionais que podem se comunicar facilmente entre si, por mais diferentes que sejam as suas habilidades.

Produtividade

Com criatividade e autonomia fluindo bem, a produtividade de uma equipe também é beneficiada.

A solução de problemas acontece de forma mais rápida, assim como o proveito de ideias que podem beneficiar os processos.

Toda essa diversidade também é uma válvula motivadora para os próprios membros da equipe. 

E motivação é mais um ingrediente que contribui para o aumento da produtividade como resultado final.

Por contar com especialistas em diferentes áreas, as tomadas de decisões em uma equipe multidisciplinar também tendem a ser mais seguras e acertadas. Afinal, a apuração contou com o embasamento de perspectivas plurais.

Dicas para gerenciar uma equipe multidisciplinar

Dicas para gerenciar uma equipe multidisciplinar

Montar uma equipe multidisciplinar dentro de uma empresa pode ser mais simples do que muitos gestores imaginam

Embora cada equipe deva levar em consideração as características específicas do trabalho e dos profissionais envolvidos, algumas dicas podem ajudar no momento de gerenciar uma equipe multidisciplinar. Confira!

Defina as tarefas de cada um

Mesmo tendo profissionais com habilidades diferentes entre si, é importante que o gestor de uma equipe multidisciplinar defina detalhadamente quais são as funções de cada membro da equipe.

Manter uma organização dos processos é fundamental, especialmente para garantir que nenhuma etapa seja afetada porque um colaborador ainda tem dúvidas sobre a sua função dentro de determinado projeto.

Os gestores também devem mostrar que entendem as necessidades e individualidades de cada colaborador, sem tratá-los como uma massa de funcionários iguais entre si.

Pense no coletivo

Enquanto as funções individuais devem estar bem definidas, é muito importante que o gestor de uma equipe multidisciplinar pense em estratégias que fortaleçam o coletivo da equipe

O gestor deve ressaltar que o time só ganha quando joga em conjunto, e que a colaboração de todos — inclusive para ideias e soluções — é fundamental para o sucesso geral.

Não deixe de conferir também estes materiais:
📚 Conseguindo sucesso na gestão de pequenas empresas
📚 Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover
📚 Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar este mal na sua empresa
📚 A tecnologia transformando a mobilidade no mundo corporativo

Invista na comunicação

Como dissemos anteriormente, uma equipe multidisciplinar precisa ter uma comunicação muito boa  entre todos os seus membros

Ao mesmo tempo que é ótimo contar com profissionais tão diversificados, alinhar uma comunicação que funcione para todos pode ser um desafio, por isso precisa de atenção.

Uma comunicação aberta e direta facilita a conversa entre os profissionais, inclusive garantindo que todos os processos se beneficiem desses diálogos para serem bem realizados.

Neste ponto, os gestores também precisam garantir que também estejam oferecendo um canal aberto de conversas com todos os membros, até mesmo para que todos entendam qual o modelo de comunicação funcional para a equipe toda.

Ofereça feedbacks

Os feedbacks são valiosos dentro de qualquer empresa. Porém, para uma equipe multidisciplinar esse ponto é ainda mais relevante, justamente porque esse feedback vai apontar o que pode ser melhorado dentro da equipe como um todo.

Lembre-se que, para serem eficazes, os feedbacks precisam acontecer com uma certa frequência, e contemplar a avaliação do desempenho do profissional de forma individual e coletiva.

Esse feedback também consegue garantir um maior equilíbrio do desenvolvimento de formas colaborativas de complementar o time e ajustar o que precisa para garantir a multidisciplinaridade do time todo.

Agora que você sabe como funciona e quais são os benefícios de apostar em uma equipe multidisciplinar na sua empresa, comente neste post para sabermos que o conteúdo foi útil para você.

Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam mais sobre esse tema.

teste grátis 14 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[i]
[i]
[...dataArray]
[...dataArray]