Dinâmica de vendas: qual a importância?

Tempo de leitura: 6 minutos

Dinâmica de vendas é o conjunto de interações entre os membro da sua equipe de vendas, o qual potencializa ou prejudica os resultados da organização. Melhorar a dinâmica entre essa equipe é fundamental para aproveitar todo o potencial dos profissionais contratados e, com isso, gerar mais negócios para a empresa.

Mas como fazer com que esse time trabalhe com sinergia? É o que vamos explorar neste artigo. Acompanhe!

Por que se preocupar com a dinâmica para equipe de vendas?

Uma dinâmica de vendas positiva melhora o desempenho da equipe, favorecendo a produtividade e os resultados.

Sempre que o time de vendas trabalha de forma coordenada e alinhada, é possível perceber um clima organizacional mais propício à geração de valor e satisfação do cliente.

Quando as lideranças organizacionais estão atentas à dinâmica de vendas, é possível antecipar-se a conflitos que afetam a performance da equipe e promover ações, como treinamentos, para equilibrar conhecimentos, habilidades e atitudes.

Dessa forma, constrói-se uma equipe de vendas mais coesa e colaborativa, capaz de se unir para potencializar a capacidade de gerar novos contratos para a organização.

Dinâmicas motivacionais são a solução?

Há quem pense que promover dinâmicas motivacionais resolva todos os conflitos internos entre uma equipe de vendas. No entanto, é preciso ir além. Esse tipo de recurso serve muito bem para motivar (como bem diz o nome) e construir um senso de coletividade.

Porém, nem sempre é disso que o time de vendas precisa para melhorar a sua dinâmica interna. Uma liderança forte, sentido de pertencimento à organização e capacidade de comunicação interpessoal são algumas das questões a serem trabalhadas a fim de melhorar a dinâmica do trabalho em equipe.

Confira a seguir dicas importantes para melhorar a dinâmica de vendas na sua empresa!

Identifique o que impede sua equipe de crescer

Apesar de nos referirmos à “equipe de vendas” todo o tempo, é necessário ter consciência de que cada indivíduo é único. Significa que cada pessoa age, pensa e sente de forma exclusiva.

Nesse sentido, é essencial conhecer bem seu time e realizar avaliações de desempenho periódicas, visando identificar gaps de competência e saná-los por meio de treinamentos personalizados.

Dica: saiba por que investir em treinamento e desenvolvimento

Defina papéis e expectativas

Para que a dinâmica de vendas não seja afetada por conflitos de ordem pessoal, deixe claro qual é o papel de cada um dentro da empresa. Se o seu time está distribuído em regiões geográficas ou por tipo de contas (pequenas, médias e grandes empresas, por exemplo), deixe isso claro.

Ter a pessoa certa na função certa também contribui para alinhar expectativas. Nesse sentido, reforce as orientações no momento de criar o perfil das vagas e aposte no recrutamento e seleção por competências.

Caso alguém não esteja cumprindo com seu papel, saiba dar o feedback de forma assertiva. Chame o profissional para uma conversa particular e explore os pontos a serem melhorados. Esteja aberto, também, para receber feedback da equipe de vendas.

Faça a comunicação fluir

Para que a dinâmica de vendas seja positiva, além da comunicação interpessoal, a comunicação interna também tem que fluir.

A colaboração entre equipes nasce de uma comunicação clara e transparente, sem rodeios. Portanto, compartilhe experiências e incentive que os membros do time de vendas façam o mesmo. Uma situação dificultosa pode ser resolvida facilmente com mais pessoas pensando a respeito.

Socializar informações estratégicas, como metas atingidas e adoção de novas ferramentas de trabalho, por exemplo, contribui para construir confiança entre a equipe e a empresa.

Fortaleça o relacionamento

Uma boa dinâmica para equipe de vendas é o senso coletivo de time. Em um time esportivo, cada profissional exerce um papel importante no todo. A falta de uma pessoa prejudica a performance do time e pode levá-lo ao fracasso. Por outro lado, as jogadas coordenadas, com todos participando, levam o time ao sucesso.

Dentro desta perspectiva, procure sempre fortalecer o relacionamento entre os profissionais de vendas que atuam na sua empresa. Promova eventos, reuniões e atividades fora do trabalho que ajudem a construir uma conexão emocional entre os membros da sua equipe.

Dinâmicas motivacionais, como gincanas, desafios e atividades ao ar livre, como arvorismo, costumam unir as pessoas em momentos de descontração e fomentar o espírito de cooperativismo.

Atividades com gamification estimulam a superação de barreiras e o uso de táticas “fora da caixa”, colocando a criatividade e a inovação da equipe para trabalhar em prol dos resultados da organização.

Antecipe-se na resolução de problemas

É comum pensarmos que, por ser um grupo de profissionais estabelecidos e com experiência de mercado, o time de vendas não terá conflitos e problemas internos. O que é um engano.

Todo ser humano está sujeito a passar por situações em que é necessária a intervenção de alguém de fora para ajudar a lidar com o problema. E esse “alguém de fora” deve ser um líder, um profissional respeitado por todos na organização.

Nesse sentido, não deixe que as picuinhas internas se transformem em crises e afetem a dinâmica de vendas. Antecipe-se na resolução de problemas e atue como mediador nas relações interpessoais da sua equipe.

Ter uma mentalidade de coach, nesses momentos, é essencial para, além de eliminar os conflitos, orientar a melhor forma de resolver as questões que comprometem a performance da equipe.

Leia também: como escolher um curso de coaching online

Desenvolva lideranças

Se você almeja desenvolver uma equipe de alta performance, deve investir no treinamento de líderes. Profissionais que exercem sua liderança de forma positiva são capazes de influenciar outras pessoas e conduzi-las rumo a objetivos em comum.

Embora nem todos queiram despontar como referência em suas atividades, a dinâmica de vendas exige que cada um lidere sua própria carreira e resultados. Portanto, é necessário ter uma boa dose de proatividade, negociação, comunicação e persuasão, características que todo líder deve possuir.

Lideranças fortes favorecem a dinâmica de vendas promovendo o alinhamento entre os membros da equipe e desenvolvendo a confiança necessária para que todos trabalhem juntos. O resultado, você já pode imaginar: mais negócios para a sua empresa.

Uma boa dinâmica de vendas começa com as contratações certas. Portanto, não deixe de ler o post Venda externa: da contratação da equipe aos resultados!