A gestão de equipes externas pode se tornar um problema para as empresas que não possuem um plano de ação que envolve tecnologia no controle de jornada e boas práticas.
As áreas comerciais contam com uma série de ferramentas de informação e comunicação que ajudam empresários e gestores a coordenarem as rotinas de trabalho.
Assim, o uso das tecnologias digitais viabilizam a mobilidade corporativa, facilitando o controle de operações e transações feitas interna e externamente.
Se você lida com a gestão de equipes externas, pode se perguntar: com tanta tecnologia disponível, qual delas oferece mais eficiência para o meu negócio?
Neste artigo, apresentamos cinco dicas que podem ajudá-lo a utilizar a tecnologia a favor da agilidade e produtividade no trabalho, principalmente dos colaboradores que atuam do lado de fora da sua empresa. Confira!
1. Acompanhe a jornada de trabalho
Quando falamos de gestão de equipes externas, o acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários é um grande desafio.
Além disso, o controle de ponto e a administração das escalas demandam muito tempo e atenção.
Uma solução é a substituição do ponto manual pelo ponto digital. Essa tecnologia garante a precisão dos registros de entrada e saída, sendo possível computar rapidamente informações como atrasos, faltas e horas extras, mesmo a distância.
2. Monitore o deslocamento
Você sabia que os aplicativos de localização podem auxiliar na gestão de equipes externas? O Tangerino, por exemplo, oferece o controle de ponto com GPS, que permite acompanhar a localização em tempo real de pessoas, equipes e entregas.
No caso das equipes vendas externas, os dados registrados oferecem informações sobre itinerários, imprevisibilidades do trânsito e o cumprimento dos horários de atendimentos e/ou entregas.
3. Mantenha bons canais de comunicação
Temos à disposição uma diversidade de canais de comunicação, que funcionam conectados ou não à internet.
Na palma da mão, os aplicativos nos smartphones permitem o contato direto com as equipes de vendas externas.
É importante incentivar o uso dos canais de comunicação, mantendo-os ativos e atualizados. Assim, é possível ganhar tempo no repasse de orientações, no retorno a dúvidas e na atualização de conteúdo corporativo.
4. Incentive o desenvolvimento da equipe
Uma das tarefas da gestão de equipes externas é acompanhar e avaliar o desempenho individual e da média geral do grupo.
O gestor deve estar sempre preparado para identificar oportunidade de se alcançar melhores resultados de seu time comercial.
Uma dica é avaliar investimentos no desenvolvimento da própria equipe de vendas externas. Pense sobre cursos de capacitação sobre estratégias de vendas e atividades de reciclagem sobre o produto ou serviço negociado.
Os treinamentos, inclusive, podem ser via internet, atingindo até aqueles que estão “espalhados” geograficamente.
5. Fique atento à legislação vigente
Ao seguir os quatro pontos anteriores (acompanhamento da jornada de trabalho, monitoramento do deslocamento, manutenção de bons canais de comunicação e o incentivo ao desenvolvimento da equipe) você vai obter dados que vão ajudá-lo a se defender em possíveis processos trabalhistas.
Estará tudo registrado e totalmente dentro da lei!
Como você viu, são muitas as vantagens de se usar as tecnologias para a gestão de equipes externas. Pronto para gerenciar seu time com mais precisão?
Faça o teste gratuito do Tangerino e comprove as facilidades do aplicativo de controle de ponto número um do mercado!