Como escolher um curso de coaching online para a área de recursos humanos?

Tempo de leitura: 5 minutos

Profissionais de todas as áreas que estão buscando um curso de coaching online esbarram na mesma dificuldade: identificar os critérios para determinar a melhor escolha para esse investimento.

A diversidade na oferta de formatos e modalidades de cursos de coaching online é grande, o que em um primeiro momento pode ser ótimo, mas também dificulta a escolha do profissional que corre o risco de não receber o conhecimento esperado.  

Se você está com receio em contratar um curso de coaching online porque não sabe se vai receber o mesmo conteúdo e aprendizado que a modalidade presencial oferece, neste post vamos explicar porque essa pode ser uma boa escolha.

Continue a leitura e descubra!

Vale a pena investir em um curso de coaching online?

O investimento em curso de coaching online é menor em relação à modalidade presencial, mas isso também pode deixar os profissionais receosos na hora da contratação. Será que os conteúdos e as condições de aprendizagem serão as mesmas?

O principal ponto é entender qual é o posicionamento da escola em relação a esse formato. Comparar o programa do curso online com o programa do curso presencial, por exemplo, é um bom começo.

Como todo saber dentro da área das Ciências Humanas, a perspectiva adotada vai determinar o resultado a ser obtido. Existem cursos de coaching online de boa qualidade, com profissionais muito bem preparados e éticos, como também existem formações menos éticas e que entraram na moda do coaching, sem profissionais tão qualificados.

O lado positivo de ter opções diferentes à disposição é conseguir encontrar aquela com a qual se tem mais afinidade. Uma opção acertada de curso de coaching online contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional e fornece instrumentos validados e certificados para aplicação em cenários complexos. Neste sentido, profissionais da área de recursos humanos levam vantagem.

Qual é o seu propósito ao realizar um curso de coaching online?

Diante de tantas opções, a melhor estratégia é entender a motivação para a realização do curso de coaching online. Profissionais da área de recursos humanos têm um rico cenário de aplicação prática dos estudos, conseguindo atuar de forma ampla através da cultura da empresa ou focada no acompanhamento da performance individual dos colaboradores.

Na área de gestão de pessoas, os conteúdos aprendidos em um curso de coaching online podem ajudar na implementação do planejamento estratégico, tático e operacional. Objetivos e metas claras e visualmente definidas contribuem para o engajamento da equipe. Entendendo melhor o que a empresa espera, os colaboradores respondem com melhor produtividade.

Também é possível se especializar para apoiar a alta gerência, atuando juntamente com gestores das outras áreas na criação e mapeamento de estratégias, acompanhando processos sucessórios e desenvolvimento de equipes de alta performance.

Quais são os cuidados para escolher um curso de coaching online?

É importante ler os programas, buscar mais informações e depoimentos de quem já participou do curso. Um curso de coaching online reconhecido no mercado tem ampla carga horária e um conteúdo programático alinhado com os principais objetivos na área de coaching.

Em relação aos instrutores do curso, observe a qualificação acadêmica, experiência de liderança, atuação como coach e busque referências de quem já participou de algum evento com eles.

O fato de ser um curso de coaching online dá liberdade ao aluno para estudar quando e onde quiser. Além disso, como as aulas são gravadas, é possível rever o conteúdo mesmo depois de concluir o curso. Por isso, entender alguns aspectos técnicos pode ajudar a definir se o curso se encaixa na sua rotina ou não.

Existem escolas que hospedam o curso de coaching online em plataformas próprias, outras que optam por portais de cursos online. A facilidade do uso dessas ferramentas também é um ponto importante a ser observado.

Se você se sente melhor em um ambiente com interação, é interessante buscar por cursos de coaching online que ofereçam tutoria e que, depois de formado, você possa participar de um grupo que seja estimulado com conteúdos interessantes e atuais sobre o assunto.

Vejas as principais dicas para escolher um curso de coaching online

Estrutura curricular

A estrutura teórica e prática dos cursos são fundamentais para decidir qual é o certo. O coaching se distingue da consultoria, da assessoria técnica e da auditoria porque o profissional que atua na posição de orientador não propõe soluções nem resolve problemas. Ele instrumenta o coachee, quem recebe a orientação para ter maior abertura mental para avaliar as situações e buscar soluções mais adequadas.

Para trabalhar com coaching dentro da área corporativa, portanto, o mais indicado é que você escolha um curso de coaching online que tenha na programação temáticas de alta performance e desenvolvimento de carreira.

Preparação técnica

Verifique se o instrutor tem preparo para lidar com o lado pessoal dos participantes, quais são suas crenças básicas, cultivo pessoal, grau de abertura para uma visão ampliada da realidade, respeito com quem apresenta as diferentes opções pessoais dos participantes do evento etc.

Reputação da certificação

Não existe uma padronização de certificação nacional ou internacional. Mas, a imagem da instituição certificante, assim como a qualificação que é dada pelos participantes, a resultante posterior nas pessoas e instituições que participaram dos eventos promovidos é importantíssima. Por outro lado, uma certificação internacional ajuda, mas não deve ser decisiva para sua opção pelo curso.

A reflexão mais importante a fazer ao escolher um curso de coaching online é sobre o que se deseja desenvolver em si mesmo, e em sua atuação profissional e social.

Fazer um curso de coaching online é uma opção válida para ampliar o alcance da atividade profissional como instrumento de autodescoberta de novos rumos a tomar como realização pessoal ou profissional!

Continue acompanhando o blog do Tangerino para ter acesso a mais conteúdos sobre Gestão de Pessoas, liderança, RH e DP!