Controle de ponto online grátis vale a pena?

O controle de ponto online grátis pode ser a saída para empresas que desejam economizar no processo, mas devem ser analisados para saber se realmente cumprem o que prometem.

Abra seu navegador de internet e digite “controle de ponto online grátis”. Rapidamente aparecerão dezenas de opções para quem não deseja investir dinheiro no controle de jornada dos funcionários. Entretanto, você já ouviu aquela frase “o barato pode sair caro”?

Pois é, o uso de um ponto online grátis pode representar um risco à sua empresa, e é por esse motivo que resolvemos escrever este post.

Será que o controle de ponto online grátis vale a pena?

Acompanhe a leitura pelos tópicos abaixo:

A facilidade da marcação de ponto online

A facilidade da marcação de ponto online

Todos querem aproveitar as facilidades que a internet e as tecnologias da informação trazem, inclusive na marcação de ponto online

Só o fato de poder controlar as entradas e saídas de funcionários externos sem que eles precisem se deslocar até a empresa já é um ganho imenso, de combustível e de produtividade.

O ponto móvel permite, ainda, que você implemente políticas de home office e fique por dentro de tudo o que os colaboradores que vivem viajando estão fazendo: hora que entram, hora que saem, se fizeram horas extras ou ficaram devendo alguns minutos para o banco de horas.

Finalmente, ter um relógio de ponto online facilita a consolidação dos registros, a geração de relatórios e a importação dos dados para a folha de pagamento, conferindo mais agilidade aos processos do departamento pessoal.

Não deixe de conferir também estes conteúdos:
👉 Modelo de trabalho híbrido: sua empresa está preparada para o futuro?
👉 Controle de ponto de funcionários: para que serve essa rotina?
👉 Empresa de sucesso com ponto eletrônico digital biométrico
👉 Reintegração de funcionário: como lidar com essa situação?
👉 Meu controle de ponto não funciona. E agora?

Como funciona a marcação de ponto virtual

Como você pode imaginar, um controle de ponto online é uma solução para marcação de ponto por meio da rede. 

Essa alternativa não só substituiu os tradicionais sistemas manual e mecânico, como também representa uma evolução do controle de ponto eletrônico.

Isso porque essa solução apresenta vantagens que vão além das do ponto eletrônico, como a redução de falhas e fraudes e a maior facilidade para conferência no banco de horas. 

O ponto online Inclui também a possibilidade de realizar o registro da jornada mesmo fora da empresa, para equipes externas ou em home office.

Além disso, a adoção de uma solução de controle de ponto online é financeiramente mais viável. 

Outros tipos de sistemas de marcação têm custo inicial mais alto e demandam manutenções frequentes.

Por sua vez, um controle de ponto pela internet pode ser contratado como Software as a Service (SaaS)

Isso quer dizer que o empregador só paga o que usar, de acordo com a quantidade de colaboradores. Por isso, essa é uma solução totalmente escalável.

Vantagens do controle de ponto online

Vantagens do controle de ponto online

Já mencionamos algumas das principais vantagens do controle de ponto online, mas queremos evidenciar algumas informações em relação que o controle de ponto pela internet.

Justamente por estar conectada à internet, essa solução permite fácil cadastro dos colaboradores. 

Mais do que isso, faz com que a marcação de ponto aconteça automaticamente, facilitando a gestão do banco de horas e até a organização de escalas de trabalho.

Com isso, o controle de ponto pela internet também otimiza o processo na hora de calcular a folha de ponto. O que faz dessa tecnologia uma aliada à rotina da empresa, do dia a dia dos colaboradores ao cumprimento das tarefas de gestão e obrigações do empregador.

Confira outras vantagens do ponto online para a sua empresa!

1. Agilidade no fechamento da folha de pagamento

Sistemas de controle de ponto online normalmente são desenvolvido de modo a serem integrados ao software de gestão de folha de pagamento usado pela empresa.

Isso otimiza o processo de transferência de dados para o fechamento e o cálculo da folha de pagamento dos colaboradores.

Dessa forma, falhas manuais são evitadas e ainda ganha-se tempo em um dos processos mais importantes: remunerar os profissionais que se dedicam ao sucesso da sua organização, sempre em conformidade com a lei.

2. Transparência no ambiente de trabalho

Empresas que adotam o controle de ponto online como parte da rotina administrativa precisam esclarecer os motivos da mudança para os colaboradores.

Isso inclui comunicar toda a equipe sobre a mudança e elencar os pontos positivos da ferramenta para os profissionais. Afinal, serão eles os maiores usuários do sistema.

Além disso, é necessário mostrar que o aplicativo de controle de ponto é seguro, que as informações pessoais estarão protegidas e são invioláveis.

Dessa forma, você está tornando a comunicação mais transparente e fomentando a confiança entre empregador e empregados.

3. Mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa permite que funcionários possam realizar tarefas externas sem abrir mão do registro de jornada.

Isso quer dizer que, independentemente do lugar onde estiver, principalmente levando em conta funcionários externos, o ponto pode ser registrado normalmente pelo sistema online.

O controle de ponto permite monitorar as horas dos colaboradores que se encontram fora da empresa, como o controle de ponto home office e de equipes externas.

Por meio do aplicativo, os funcionários podem registrar sua jornada de trabalho a partir de qualquer lugar.

Vale lembrar que a Reforma Trabalhista determina que o regime de teletrabalho (ou home office) tenha o limite de 44 horas semanais e 220 horas por mês e que o controle de horas pode ser estabelecido em acordos individuais ou coletivos.

4. Controle sobre a jornada de trabalho

A jornada de trabalho conta com muitas especificidades que devem ser atendidas pelas empresas para evitar processos trabalhistas. 

Horas extras, intervalo intrajornada e jornada de trabalho flexível são apenas algumas delas.

Uma das principais vantagens de contar com o controle de ponto online é ter uma melhor gestão das jornadas de trabalho

Dessa forma, a empresa pode garantir que as normas estão sendo cumpridas e, eventualmente, utilizar os registros para comprovar isso perante a justiça em caso de processos.

5. Baixo custo de aquisição e manutenção 

Afinal, estamos falando sobre controle de ponto online grátis, correto? Olhando sob esse ângulo, o custo de adoção é zero.

O ponto online é uma solução bastante flexível quando se trata da contratação. No caso dos demais sistemas, você paga por funcionário cadastrado. 

Dessa forma, quanto mais colaboradores registrados no app de controle de ponto, mais barato fica

Isso significa que seu investimento cresce junto com a empresa, acompanhando sua evolução financeira.

A contratação do sistema pelo número de trabalhadores não compromete seu fluxo de caixa todo de uma vez, liberando seu orçamento para outros investimentos igualmente importantes.

Problemas do controle de ponto online grátis

Problemas do controle de ponto online grátis

Tudo muito simples, ágil e fácil, certo? Mas você já pensou se esse sistema de controle de ponto online grátis é descontinuado? E se ele não é homologado pelo Ministério do Trabalho? E se ele apresenta falhas no armazenamento de dados?

Esses são apenas alguns dos riscos que um ponto online grátis pode oferecer à sua empresa. Saiba mais sobre eles logo a seguir!

A descontinuidade do ponto online grátis

Oferecer uma solução gratuita de marcação de ponto online é uma ótima maneira de atrair potenciais clientes, certo? 

Mas é um negócio que não se sustenta ao longo do tempo. Afinal, toda empresa precisa gerar lucro para sobreviver.

Aos poucos, o controle de ponto online grátis pode ser deixado de lado pela empresa fornecedora e, sem as devidas atualizações, tornar-se obsoleto.

Por fim, isso acaba prejudicando a performance da sua organização, a segurança da informação e também sua reputação junto ao Ministério do Trabalho, em decorrência de processos trabalhistas. E por falar em MTE…

A homologação do ponto móvel junto ao Ministério do Trabalho

Todo sistema de controle de ponto, seja grátis ou não, deve estar em conformidade com a Portaria 1510 e com a Portaria 373, ambas do MTE. 

Caso seu ponto eletrônico online grátis não esteja alinhado com nenhuma dessas Portarias, em uma possível fiscalização do MTE, sua empresa pode ser multada.

As falhas no armazenamento de dados

A marcação de ponto online tem como objetivo facilitar a vida tanto dos colaboradores quanto do setor de RH, como já mencionamos. 

Mas é imprescindível que os dados coletados e armazenados sejam 100% confiáveis, o que é garantido pelo processo de homologação do MTE.

Qualquer falha de registro, falta ou excesso de marcações de ponto, inconsistência nos dados da empresa ou dos colaboradores, pode gerar passivos trabalhistas

Em outras palavras, sua empresa pode ser questionada judicialmente pela negligência em contratar um sistema de controle de ponto realmente eficaz. 

Tanto é que a maioria dos processos que tramitam na justiça trabalhista está relacionada ao pagamento de horas extras.

Viu como o barato pode sair caro? Inicialmente, pode parecer que o controle de ponto online grátis vale a pena. No entanto, os riscos a que sua empresa fica submetida são muito maiores do que o investimento em uma solução com credibilidade no mercado.

Por que contratar uma empresa especialista em controle de ponto online

Por que contratar uma empresa especialista em controle de ponto online

Se você está em busca de um ponto móvel homologado pelo MTE e pensado diariamente para facilitar o seu dia a dia, este é o momento de considerar as funcionalidades do Tangerino.

O aplicativo de controle de ponto online do Tangerino apresenta uma série de benefícios que, além de evoluir sua estratégia atual, ajuda no controle de fraudes e ao automatizar muitos processo da sua empresa.

Confira alguns dos motivos pelos quais você deve considerar o nosso app para o controle de jornada dos colaboradores da sua empresa.

Segurança da informação

O Tangerino garante a acurácia das informações registradas. Isso significa que você e os colaboradores têm 100% de certeza de que os dados estão corretos.

Como não há forma de adulterar as informações originais, sua empresa se resguarda de possíveis fraudes e ainda tem o histórico de qualquer mudança feita, como a atualização dos dados cadastrais de um funcionário ou a justificativa de uma falta.

Conformidade com as leis trabalhistas

O aplicativo de ponto Tangerino está em conformidade com a Portaria 373 do Ministério do Trabalho, a lei que regulamenta os métodos de controle de ponto alternativos. 

Isso traz maior segurança para a empresa, pois ela tem certeza de que está respaldada legalmente.

Eficiência para o setor de RH

Já que o sistema de ponto online atualiza a folha de ponto automaticamente, é possível monitorar a jornada de trabalho de funcionários internos e externos de forma simples, sem intervenção humana a todo momento.

Dessa forma, sua equipe de RH se torna mais estratégica, tendo mais tempo para se dedicar a processos internos da organização, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e plano de carreira.

Funcionalidades inovadoras

Funcionalidades inovadoras

Por fim, mas não menos importante, o aplicativo do Tangerino oferece um controle de jornada online eficiente para todos os colaboradores, independentemente de onde eles estiverem.

Para equipes externas

No caso de equipes externas, é possível acompanhar o tempo de atuação de cada colaborador, o início e término da jornada de trabalho, além das horas extras realizadas pela equipe.

Ainda é possível monitorar o deslocamento de todos os colaboradores por meio da funcionalidade de geolocalização que o app oferece. 

As equipes externas também conseguem emitir ordens de serviço de maneira totalmente digital. Isso facilita no armazenamento e na confiabilidade dos dados inseridos no documento.

Para equipes em home office

Quem está trabalhando de casa ou em espaços de coworking também consegue fazer o registro da jornada. 

Basta que o colaborador tenha o aplicativo do Tangerino instalado em seu smartphone e inicie e finalize a jornada tirando uma selfie. 

O sistema de biometria facial do app registra os dados do colaborador e armazena a informação de maneira totalmente segura.

Além disso, o ponto é registrado com a localização do profissional, facilitando a gestão por parte dos líderes e o monitoramento da equipe. 

Para equipes na sede

O controle de ponto online também pode ser realizado na sede das empresas, uma vez que o sistema do Tangerino é facilmente integrado ao relógio de ponto digital eletrônico.

Com o Tangerino Totem, o ponto é batido de forma segura, por meio do reconhecimento facial. Veja como esse sistema é simples:

Além dessas vantagens, o app ainda otimiza a rotina do RH, faz o cálculo automático das horas trabalhadas e permite a assinatura eletrônica da folha de ponto.

Percebeu como o Tangerino tem tudo que sua empresa precisa para fazer o controle de ponto online de forma eficiente? Faça o teste da ferramenta por 14 dias grátis!

teste grátis 14 dias