O controle de entrada e saída de funcionários pode ser feito de forma automática por meio de um sistema de registro de ponto, como um aplicativo móvel, que facilita e automatiza a vida do RH e do DP.
O registro de ponto, isto é o controle de entrada e saída dos funcionários, é uma das rotinas mais importantes de uma empresa.
Obrigatório para estabelecimentos com 20 ou mais colaboradores, o “ponto” serve como fonte de informações para a elaboração da folha de pagamento, contabilizando, entre outras coisas, as horas extras.
Vale lembrar que não observar a legislação, como as portarias 1510 e 373 MTE (Ministério do Trabalho) que preveem o registro da jornada do trabalhador, acarreta em penalidades, gerando gastos e manchando a reputação do empregador.
Gestores e trabalhadores devem empenhar-se para manter o controle de ponto atualizado, com informações precisas, para não se correr o risco de pagamentos indevidos e problemas com a lei.
Mas o que parece ser uma tarefa simples, na verdade, pode se transformar em um contratempo para todos. Entenda como evitar problemas sem gastar muito!
O controle de ponto ontem e hoje

Dentre as diversas maneiras de fazer o controle de entrada e saída de funcionários, os sistemas manuais e mais tradicionais, como o livro de ponto e o relógio de ponto, vêm se mostrando ineficientes. Principalmente diante das novas dinâmicas das empresas modernas.
Sistemas tradicionais exigem o deslocamento do trabalhador de seu posto, de duas a quatro vezes por dia, pelo menos, simplesmente para assinar o ponto ou “picar o cartão”.
Em um dia agitado, e com tantas demandas a cuidar, essa ação pode representar um transtorno e perda de tempo para o trabalhador. Além do fato de que o cartão de ponto manual pode ser mais vulnerável a fraudes e falhas humanas.
Por isso, cada vez mais as empresas vêm recorrendo à tecnologia e aderindo a sistemas informatizados para cumprir determinadas tarefas.
Uma opção tecnológica de ponto para funcionários, já bastante popular, é o relógio de ponto biométrico.
Ele permite a identificação do trabalhador por características físicas e intransferíveis, como a leitura facial. Dispensa o uso de senhas ou de qualquer outro meio físico, como uma cartão de ponto.
O ponto biométrico para o controle de entrada e saída de funcionários também oferece uma excelente relação custo-benefício. A empresa reduz custos com manutenção de maquinário e emissão de cartões magnéticos.
Uma solução digital
Além do sistema de ponto biométrico, o mercado hoje conta com uma nova aposta para o controle de entrada e saída de funcionários.
É o sistema de ponto web, ou digital, que além de agregar todas as vantagens da marcação biométrica, proporciona benefícios extras.
Imagine se o trabalhador pudesse marcar seu ponto, de onde estiver, com simples toques na tela de seu smartphone?
Se colaboradores externos, em viagem pela empresa e em regime de home office pudessem marcar seu ponto tal qual o trabalhador que está no recinto da empresa?
Maior praticidade, impossível! E sem custos adicionais! Tudo isso o aplicativo de ponto digital Tangerino proporciona para você!
O aplicativo de controle de ponto digital Tangerino permite monitorar a localização de cada colaborador em tempo real, aumentando a segurança.
Também otimiza as rotinas de RH relacionadas à folha de pagamento, horas-extras e banco de horas. Assim, o departamento pode canalizar tempo e esforços para outras atividades.
Para usar o controle de ponto online, o colaborador precisa somente baixar um aplicativo no celular e cadastrar uma senha de acesso.
O software de controle de ponto envia as notificações sobre a marcação de ponto, evitando que o funcionário esqueça do registro.
Nunca antes o controle de entrada e saída de funcionários foi tão fácil e rápido! Conheça o Tangerino e teste a plataforma grátis por 14 dias!