Comunicação Interna: como envolver e engajar seus empregados?

A comunicação interna, como o próprio nome indica, é um conjunto de ações de divulgação de conteúdos corporativos aos colaboradores de uma empresa.

Feita de forma on e offline, ela promove a interação entre contratado e contratante e gera, além de outros benefícios, motivação na equipe, melhora no ambiente de trabalho e, consequentemente, aumenta a chance de retenção de talentos.

Investir em comunicação interna é a opção mais acertada para manter a transparência e engajar a equipe. Por isso, listamos algumas ações essenciais para a valorização do funcionário. Vem com a gente!

Jornal interno

Deixar os funcionários informados do que acontece dentro da empresa é uma das formas mais eficazes de aproximá-los da cultura empresarial. Por isso, a criação de um canal de comunicação interna é uma estratégia simples que faz muita diferença no dia a dia.

No formato impresso ou digital – enviado por meio do e-mail corporativo – o jornal pode apresentar informações sobre os regulamentos da empresa, novas regras e lista de aniversário dos colaboradores. Assuntos específicos também são úteis, como dicas de saúde, prazos para declaração de imposto de renda, calendário de eventos na cidade, entre outros.

Você pode dedicar um espaço do jornal a conteúdos produzidos pelos próprios trabalhadores. Dentre eles artigos, crônicas, poemas e ilustrações.

Eventos

Realizar uma confraternização de empresa permite aos funcionários conhecerem seus colegas de trabalho por outra perspectiva, melhorando a comunicação interna. E as reuniões podem ser realizadas no almoço, happy hour ou mesmo em eventos temáticos.

Os gestores podem investir, por exemplo, em encontros pontuais para comemorar conquistas em equipe. Outra opção que fortalece o vínculo é a criação de um calendário fixo de eventos anuais para datas como Páscoa, Nata e férias escolares – com a presença da família do colaborador.

Pesquisas

Manter um canal de comunicação interna aberto para o envio de sugestões e críticas possibilita aos funcionários exercer seu direito de expressão e, com isso, estabelecer uma relação de confiança com a empresa.

Para incentivar o engajamento no trabalho, o setor de RH pode oferecer ferramentas de envio anônimo, seja de forma digital ou por meio de formulários. Com uma curadoria especializada, os profissionais dos Recursos Humanos têm a oportunidade de identificar possíveis problemas, criar soluções e avaliar mudanças.

Concurso

Oferecer a oportunidade do funcionário propor ideias para a empresa é uma eficiente forma de incentivo. Nesse sentido, o gestor de recursos humanos pode viabilizar a criação de um prêmio no qual os trabalhadores enviem projetos ligados à sua área de atuação, promovendo o engajamento de funcionários.

Já o reconhecimento pela contribuição pode ser oferecida da forma mais vantajosa para o funcionário e conveniente para a empresa: bônus financeiro, folgas, brindes, ingressos para shows e eventos, entre outros.

Curso de capacitação

Muitas vezes, os funcionários não dispõem de tempo ou condições financeiras para investir em um curso de capacitação. Nesse sentido, a empresa pode oferecer treinamentos periódicos no próprio local de trabalho.

Com funcionários qualificados a autoestima melhora e, consequentemente, o fluxo de trabalho se torna mais ágil e assertivo.

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