Veja 10 Competências Profissionais mais Requisitadas pelas Empresas

As competências profissionais englobam tanto as capacidades técnicas quanto as habilidades comportamentais dos colaboradores, por isso é importante definir qual elemento é mais importante para determinado cargo e empresa.

Tempo de Leitura: 7 minutos

Última atualização em 20 de agosto de 2021

top of mind de rh

Ao se candidatar para uma vaga de emprego, muitas pessoas tendem a realçar suas capacidades técnicas, que normalmente podem ser medidas de maneira objetiva. 

Entretanto, para garantir que você é a pessoa ideal para o cargo, é preciso mostrar também as suas habilidades comportamentais.

Essas capacidades são mais complicadas de medir e definir, mas são elas que auxiliam o candidato a interagir com outros profissionais no ambiente de trabalho e obter sucesso em sua função.

Neste artigo, o Compleo – Software de Recrutamento e Seleção explica quais são as competências profissionais mais requisitadas pelas empresas atualmente.

O que são competências profissionais

Competências profissionais

As competências profissionais são muito importantes dentro de qualquer campo de trabalho. 

Por ser bastante abrangente no campo profissional, esse termo pode ser um pouco complicado de definir.

Flexibilização do trabalho

Entretanto, de acordo com a obra escrita por Eric Roland René Heneault e Philippe Zarifian, chamada “O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas”, a competência profissional é:

  • tomada de responsabilidade e iniciativa do profissional em frente às circunstâncias que se confronta;
  • o compartilhamento de desafios e a habilidade de associação;
  • uma intelectualidade prática baseada nos conhecimentos conquistados.

 Dentro dessas especificações, a competência profissional se ajusta com a individualidade de cada colaborador. 

Portanto, uma corporação pode possuir funcionários competentes, mas com características distintas.

Essa distinção é bastante benéfica para a empresa, já que uma equipe com diferentes competências é a chave para serviços de lucratividade, qualidade, solidez e inovação frente à concorrência.

Levando isso em consideração, listamos 10 competências profissionais mais requisitadas pelas empresas atualmente. Confira-as a seguir!

1. Flexibilidade

O funcionário flexível é requisitado nas empresas justamente pela sua capacidade de adaptação às mudanças que acontecem constantemente.

A característica de desenvolver novas opiniões, tendo tolerância a ideias que não batem com as suas, sem dúvidas é uma habilidade essencial nas empresas que desejam alcançar o sucesso.

Além disso, essa é uma qualidade profissional que consegue ser adquirida por muitos funcionários, mesmo que ela não faça parte do seu cotidiano.

Aproveite que está por aqui e confira também:
👉 Home office: ferramentas para manter a produtividade
👉 Como usar a tecnologia para promover o aumento da produtividade?
👉 Planejamento e produtividade: entenda como eles andam lado a lado
👉 A importância do planejamento e controle de produtividade empresarial

2. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é essencial para unir os funcionários que, desta maneira, irão trabalhar em um só objetivo. 

Além disso, com essas atitudes, nenhum profissional vai se sobrecarregar e todos irão entender sua função individual para que, juntos, alcancem suas metas.

Além disso, isso também irá auxiliar no clima organizacional da corporação, diminuindo os conflitos e trazendo melhores resultados.

3. Criatividade

Devido às mudanças constantes dentro do mercado mundial, as empresas devem sempre estar adeptas à inovação e à adaptação dentro do estabelecimento. 

Sendo assim, os profissionais também precisam desenvolver a criatividade para caminhar junto com a corporação.

Essa característica é uma das habilidades profissionais mais buscadas pelas entidades nos dias de hoje, afinal, os profissionais que conseguem desenvolvê-la têm uma mente aberta e conseguem enfrentar as mudanças constantes do mundo.

4. Comunicação

A comunicação é uma qualidade profissional bastante requisitada pela maioria das empresas. Além disso, ela é uma habilidade utilizada na maior parte das funções profissionais.

As corporações procuram essa competência porque os funcionários devem estar alinhados para que haja desenvolvimento e crescimento. Nesse caso, é de extrema importância existir uma diálogo entre todos os colaboradores.

5. Liderança

A capacidade de liderança é outro exemplo de competência profissional bastante requisitada nos dias de hoje.

Saber liderar não é uma habilidade restrita aos cargos gerenciais, é importante que ela seja trabalhada em todas as funções da empresa.

A boa liderança é aquela capaz de compreender e emergir o melhor de todo o grupo, motivando as equipes a trabalharem de maneira eficaz e produtiva, além de elevar as habilidades individuais dos funcionários.

Desenvolvimento de lideranças

6. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma qualidade que possibilita que o indivíduo reconheça seus próprios sentimentos e dos outros ao seu redor, a fim de administrar as emoções tanto no ambiente interno quanto no externo.

As corporações admiram e buscam essa competência em seus funcionários porque ela necessita de uma boa troca entre os indivíduos e tem conexão com a compreensão humana.

7. Proatividade

A proatividade é uma competência que permite que os profissionais coloquem bons conceitos em prática e trabalhem sem esperar ordens de outros. 

Em suma, é estar junto ao ritmo do mercado e desenvolver boas recomendações para conquistar os objetivos, que estão em constante mudança dentro da corporação.

8. Organização

Quando falamos de competências profissionais, a organização é uma característica fundamental dentro do campo de trabalho. 

Sendo assim, é de suma importância que o indivíduo seja capaz de organizar e planejar sua carga profissional, especialmente nos departamentos que estabelecem prazos.

Além disso, essa qualidade individual pode revelar muito sobre o funcionário. Isso porque, para desenvolver um projeto com eficiência e qualidade, é preciso trabalhar bem com o tempo estipulado.

9. Autoconfiança

As pessoas que possuem autoconfiança sabem dos seus valores pessoais e reconhecem suas habilidades. 

Essa qualidade profissional pode inspirar outros colaboradores da empresa. Além disso, esses indivíduos conseguem confiar e respeitar a si mesmos.

Essa competência também se refere a trazer novas concepções e encarar desafios no campo de trabalho, o que pode oferecer muitas vantagens para a empresa.

10. Relacionamento interpessoal

Essa habilidade profissional permite que os funcionários desenvolvam um ótimo clima organizacional dentro da corporação. 

Isso porque, com essa qualidade, conseguimos lidar com os outros colaboradores, estabelecendo uma convivência pacífica e agradável.

Levando isso em consideração, essa qualidade é essencial dentro da empresa, pois o seu sucesso só será atingido com a união dos funcionários. 

Portanto, selecionar profissionais que conseguem desenvolver um bom relacionamento interpessoal é de extrema importância nos dias de hoje.

Como o RH reconhece essas competências?

O departamento de Recursos Humanos deve realizar uma vistoria cuidadosa e completa para verificar as habilidades profissionais dos seus funcionários, já que elas podem ser artificiais ou, simplesmente, não serem visíveis.

 Pensando nisso, reunimos algumas dicas para auxiliar nesse processo. Veja-as a seguir.

Futuros profissionais

Em um processo de seleção, a equipe de recrutamento pode utilizar uma circunstância hipotética que acontece com frequência na corporação para testar as habilidades dos candidatos.

Pode ser uma reclamação da clientela ou a resolução de um problema associado a um projeto interno. 

Outro método é realizar questionamentos sobre desafios dentro de uma corporação. Por exemplo: qual estratégia você usaria para aumentar as vendas de uma mercadoria? Como você procederia se fosse líder de um grupo cheio de divergências entre os seus integrantes?

Funcionários

No caso dos funcionários que já fazem parte da empresa, o departamento de Recursos Humanos pode usar aplicações virtuais para desenvolver um mapeamento de competências profissionais.

Essas ferramentas tecnológicas serão colocadas em testes de comportamento, aprendizagem profissional e programas de treinamento.

Com base nas informações geradas pelo sistema operacional, a equipe entende qual é o melhor cargo para um certo profissional. 

Além disso, caso seja analisada uma habilidade de liderança, o funcionário pode fazer parte do programa de desenvolvimento de líderes.

Os colaboradores do RH também podem desenvolver atividades para testar seus funcionários, podendo simular diferentes situações que podem ocorrer dentro da empresa com a constante mudança no mercado.

Competências profissionais: por que são importantes?

As competências profissionais podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, dentro da corporação, e fazem total diferença no momento da contratação, bem como na carreira profissional. 

Além disso, elas podem trazer inúmeras vantagens para a empresa, como auxiliar no crescimento lucrativo e qualitativo!

Teste

Deixe um comentário