Como ter mais resultados com a metodologia OKR

Existem inúmeras ferramentas que contribuem para a execução das ações de uma empresa e a melhora da performance do negócio. Entretanto, a mais moderna e utilizada por grandes organizações é a metodologia OKR – Objectives and Key Results.

Entre as mais conhecidas também estão o Balanced Scorecard, Gestão pelas Diretrizes (GPD), Gestão Baseada em Valor, entre outros. 

Sobretudo, empresas como Google, Twitter, LinkedIn, Nubank, Adobe e Amazon utilizaram o método OKR para atingirem os objetivos com a gestão estratégica.

Descubra a seguir como a metodologia ajudou grandes organizações a alcançarem melhores resultados.

O que é OKR

Com as organizações cada vez maiores, o planejamento estratégico acaba ficando cada dia mais complexo e perde o sentido para os colaboradores. Aliás, chega até a desmotivar as equipes, o que impacta na produtividade. Certamente, o OKR veio para facilitar essa gestão e gerar engajamento entre os colaboradores na execução das ações.

A metodologia Objectives and Key Results (OKR), ou Objetivos e Resultados-Chave, é uma ferramenta de gestão de foco na colaboração e acompanhamento dos resultados. Essa metodologia se difundiu rapidamente entre as empresas depois que o Google começou a usá-la em seus negócios, em 1999.

Além de ser um método de baixo custo de implantação, ele é dinâmico e engloba desde os cargos mais altos até os mais baixos. Certamente, isso resultará em melhores resultados, alcance dos objetivos da empresa e bem-estar dos colaboradores. 

Objetivos e resultados-chave

Em síntese, os objetivos costumam ser as entregas desejadas que você quer alcançar e os resultados-chave são as maneiras de medir se você está no caminho certo para atingir suas metas.

Por exemplo, se o objetivo da empresa é “Acelerar o crescimento da receita recorrente”, os resultados-chave podem ser: aumentar a receita mensal por assinante, contratar vendedores, entregar valor X em receitas de assinatura, por exemplo.

O OKR é uma metodologia que se adapta a qualquer empresa, é muito eficaz e traz resultados surpreendentes. Por causa da transparência do método, os objetivos e resultados-chave ficam expostos, para que todos possam acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Como ter mais resultados com a OKR

A ferramenta é uma das mais utilizadas no mundo inteiro. Aliás, são inúmeros os benefícios que o OKR traz para o negócio, pois está diretamente ligada ao sucesso e aumento de melhores resultados da equipe. Além disso, estimula os colaboradores deixando-os mais engajados. Confira os principais:

Simplicidade nas ações

A metodologia é simples e facilita o cumprimento de metas. A ferramenta se adapta facilmente às peculiaridades de cada empresa, garantindo ótimos resultados.

Foco no que realmente importa

Os objetivos e metas a serem alcançadas são poucos. Portanto, a equipe consegue manter o foco no que realmente importa, conseguindo trabalhar muito melhor em cada objetivo.

Envolvimento de toda a equipe

O OKR estimula a participação de todos no processo para definir os objetivos e resultados-chave. Em consequência, a equipe se sente parte do planejamento e se mantém engajada.

Mensuração prática dos resultados

Os objetivos ficam claros e consequentemente, fica muito mais fácil de mensurar os resultados. Aliás, todos sabem quando estão conseguindo chegar próximo ao que foi planejado.

Aumento da produtividade e bem-estar

Com metas menores, os envolvidos se dedicam mais. Portanto, há um maior envolvimento, sem sobrecarregar o colaborador, fazendo com que a produtividade e os resultados sejam maiores e melhores.

Ciclo de aprendizado

A cada objetivo não alcançado, a justificativa pode servir de lição para todos os envolvidos. Além disso, poderá influenciar na criação de novos objetivos, aumentando também o conhecimento da empresa sobre o mercado.

Em resumo, a metodologia OKR pode fazer uma enorme diferença para o sucesso do negócio. Pois, facilita a criação de processos estruturados para alcançar objetivos audaciosos, além de ganhar escalabilidade da empresa.

Portanto, os processos tornam-se mais simples e eficazes, facilitando o cumprimento das metas e o engajamento dos colaboradores. Além disso, o método pode ser entendido como um modelo de gestão com foco total em objetivos e resultados.

Aliás, a ferramenta exige transparência, colaboração e responsabilidade de todos os envolvidos. Sobretudo, qualquer organização pode utilizar o OKR, independente do porte ou ramo de atuação.

Em suma, o método faz com que as pessoas comecem a repensar a maneira como trabalham para que consigam cumprir os objetivos, buscando a performance máxima, sem sobrecarregar a equipe.Este artigo foi desenvolvido pelo Scopi: o software para criar e executar o seu planejamento estratégico, uma empresa de tecnologia B2B cuja solução reúne canvas de modelo de negócios, diagnósticos, definição de objetivos, gestão de indicadores, projetos, processos e outras funcionalidades em um só lugar.

teste grátis 14 dias