Como melhorar a comunicação interna da minha empresa?

Para desempenhar um bom trabalho, os funcionários precisam estar por dentro de tudo o que acontece na empresa: missão, valores, propósito e planos para o futuro. Por isso, é fundamental saber como melhorar a comunicação interna na empresa, a fim de manter a equipe sempre bem informada.

O RH, em conjunto com os líderes, têm um papel essencial na elaboração da estratégia de comunicação interna. Esse planejamento serve para estruturar as interações da organização com os colaboradores, mantendo a equipe sempre a par das informações mais importantes do negócio.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como melhorar a comunicação interna na sua empresa. Se interessou? Continue conosco!

Como a comunicação interna influencia nos resultados?

A comunicação interna tem o objetivo de facilitar a troca de informações entre a organização e seus colaboradores. Quando ela é transparente e ágil, os funcionários se sentem valorizados pela empresa e se tornam mais engajados, comprometidos e produtivos.

Hoje, as prioridades dos profissionais no mercado de trabalho são muito diferentes de alguns anos atrás. Para muitos é mais importante ter um bom ambiente no trabalho do que alcançar altos cargos e receber incontáveis benefícios.

Essa sensação de bem-estar passa muito pela qualidade da comunicação interna, que passa a ser cada vez mais essencial e valorizada.

Em uma pesquisa da Deloitte, entre 78% e 80% dos entrevistados disseram ser mal informados sobre o que acontece nas empresas onde trabalham. Enquanto isso, 60% se disseram insatisfeitos com a remuneração. Ou seja, o trabalhador brasileiro está mais descontente com falhas de comunicação do que com o salário.

Por isso, sempre comunique os colaboradores sobre o que acontece na empresa, nos bons e nos maus momentos. Divulgue metas, resultados, novos projetos e seja transparente em momentos de crise, para evitar boatos e confusões.

Essa atitude ajuda a promover sinergia para alcançar os resultados desejados, auxilia a integração entre os colaboradores e fortalece a cultura organizacional.

Como melhorar a comunicação interna na empresa?

Implementar uma comunicação interna eficiente vai muito além de enviar informativos por e-mail para os funcionários. É preciso muito planejamento e estratégia para que o impacto desejado realmente seja alcançado.

A seguir, confira as principais dicas de como melhorar a comunicação interna na sua empresa.

1. Conheça bem os colaboradores

O membros do RH e os líderes das equipes devem procurar conhecer bem todos os colaboradores, tanto em linhas gerais quanto detalhes individuais de cada funcionário.

Isso leva tempo, pois requer muita observação e conversa, mas o esforço compensa. Afinal, quanto mais informação você tiver sobre o time, mais fácil será definir o tom de voz das mensagens e os canais de comunicação que serão utilizados.

Dessa forma, as mensagens se tornam mais relevantes e são entregues de maneira efetiva, pois a empresa sabe exatamente o que o público interno precisa ouvir e como conversar com ele.

2. Defina os canais de comunicação

Contar com apenas um canal para divulgação das informações não é suficiente para ter uma boa comunicação interna. É preciso incluir no planejamento diversas ferramentas como e-mails, newsletters, TV corporativa, chats corporativos e jornal mural, entre outras mídias disponíveis.

A empresa não precisa ter todos, mas deve avaliar as opções de acordo com o perfil do negócio e do grupo de colaboradores. O importante é ter periodicidade e ser relevante. Assim, os funcionários começarão a criar o hábito de acompanhar as comunicações e estarão sempre bem informados sobre a organização.

3. Produza conteúdos interativos

Conteúdos interativos tornam a comunicação mais atrativa, pois estimulam a discussão de ideias e alinhamento de objetivos. Além disso, são a melhor forma de avaliar se as mensagens estão realmente sendo compreendidas entre os funcionários.

Mas como melhorar a comunicação interna nesse sentido? Uma boa dica é sempre incluir no final dos conteúdos um convite para que os colaboradores comentem, opinem e dêem sugestões. Pedir para que participem com vídeos e áudios também é um excelente caminho.

Dependendo do contexto, você pode até promover games com pontuações e premiações, de modo a estimular o lado lúdico e a competição saudável na equipe.

4. Torne as informações acessíveis

Em algumas empresas, dependendo do planejamento de comunicação e das políticas internas, nem sempre as informações chegam a todos com clareza. Muitas vezes as mensagens são encaminhadas de forma indireta por meio de vários níveis hierárquicos, o que gera ruídos e até atrasos na divulgação das informações.

Outra falha comum é que notícias importantes cheguem aos ouvidos da equipe por meio da imprensa, antes de qualquer comunicado oficial da companhia. Quando isso acontece, pode gerar um mal-estar entre os colaboradores, reduzindo a credibilidade dos gestores e da empresa como um todo.

Por isso, uma das partes fundamentais de como melhorar a comunicação interna é cuidar para que essas falhas não aconteçam, tornando as informações acessíveis para todos de maneira direta, clara e ágil.

5. Ouça os colaboradores

Comunicação interna é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que são porta-vozes da empresa, os gestores e o RH também devem estar preparados para ouvir os colaboradores.

Por isso, abra espaço para que os funcionários façam perguntas, expressem seus pensamentos e se posicionem diante de fatos importantes. Conversas olho no olho são indispensáveis para aproximar os líderes de seus times, incentivando e dando o apoio de que precisam no dia a dia.

Outra forma efetiva de ouvir os colaboradores é realizar pesquisas de satisfação para saber quais assuntos devem ser tratados nas peças de comunicação. Com as respostas, você terá um material útil para descobrir as reais necessidades dos funcionários.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação interna na sua empresa, que tal colocar o que aprendeu em prática? Primeiro, faça um bom planejamento, definindo o perfil do seu público interno e os canais de comunicação mais relevantes. Depois, basta implementar as medidas definidas e colher os resultados positivos.

Este conteúdo foi produzido pela Xerpa, uma empresa de soluções tecnológicas que qualificam a gestão de RH no mercado. Acesse o blog deles e confira quais são os principais problemas de comunicação nas empresas!

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